Do GG ao pp

terça-feira, 28 de julho de 2009

Coma à vontade e pareça mais magra


Você sabe o que alimentos como morango, abóbora, beterraba, escarola e cenoura têm em comum? Eles ajudam a acabar com a retenção de líquido e a sensação de que você está acima do peso. De acordo com a nutricionista da equipe Dieta e Saúde, Lucinete Souza, os alimentos diuréticos "apresentam alto teor de água em sua composição e por isso ajudam na eliminação dos excessos de líquidos".

Melancia, melão, limão, abacaxi, maracujá, agrião, alface, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, alcachofra, pepino, erva-doce, coentro, berinjela e hortelã estão entre os vegetais que têm forte ação diurética, segundo Erica Lopes, também nutricionista da equipe Dieta e Saúde.

Por conterem fibras em sua composição, alguns deles também ajudam no funcionamento da flora intestinal, somando mais um ponto positivo na batalha contra os quilinhos extras. Por isso, é comum encontrar esses alimentos nos cardápios de quem deseja emagrecer.

Alguns itens da lista chegam até mesmo a serem manipulados e prescritos como medicamentos. "Transformados em pílulas, esses alimentos podem perder alguma de suas propriedades nutricionais, além de perderem um atrativo essencial: o sabor delicioso que apresentam", afirma a endocrinologista da equipe Dieta e Saúde, Márcia Jablonka Kelman.

Apesar de todos estes fatores positivos, os diuréticos não são alimentos milagrosos. "O consumo isolado deles não garante o emagrecimento. É necessário aliar uma alimentação balanceada em nutrientes, vitaminas e sais minerais à prática de atividade física", completa a nutricionista.

As especialistas fazem outro alerta: exagerar na dose, sem orientação adequada, pode ser prejudicial. "O abuso de alimentos diuréticos pode ter efeito laxativo", ressalta Lucinete. Antes de começar uma dieta, clique aqui e faça nossa avaliação nutricional.

Dieta à base de cerveja

Alimentos diuréticos ajudam a emagrecer. A cerveja é diurética. Logo, a cerveja ajuda a emagrecer. Certo? Nem pensar! A bebida é diurética, sim. Porém, apesar da sua composição ser 90% de água, o que causa esse efeito é o alcoól etílico. Ressaltando que, como qualquer outro aperitivo alcoólico, contém calorias em abundância.

Além disso, por ser fermentada, a cerveja pode levar à formação de gases e à distensão abdominal, sendo responsável pela aparência inchada dos apreciadores mais fervorosos de um happy hour. Resumo da história: passe longe dos copos espumosos caso queira manter o corpo em foma.