Nutricionista ensina a montar o prato em meio a variedade do restaurante
Para lutar contra a falta de tempo sem apelar para a facilidade das fast food, entupindo o estômago de lanches, os restaurantes self service dão uma mãozinha. Conhecidos como restaurantes por quilo, eles conquistam uma freguesia de peso nos centros comerciais. O motivo é simples: aliam a variedade no menu à rapidez que você procura.
Mas uma das vantagens pode esconder um grande problema: como montar um prato que obedeça às necessidades nutricionais e não extrapole as calorias da dieta, diante de tantas opções? Cara-a-cara com tantas bandejas apetitosas no buffet, que costuma ir de saladas até macarrão ao molho branco,
Seguir a ordem em que os alimentos estão dispostos na bancada é um dos conselhos de Roberta Stella, responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, para fugir dos riscos à dieta balanceada. Porém, só isso não garante o passe livre de quilos
Outra pegadinha comum é sair catando um bocadinho de cada uma das delícias oferecidas. No final das contas, o que seria um tira-gosto ganha um sabor bem amargo na hora de pesar o prato.
Encha o prato
Se você tiver uns minutinhos a mais, divida sua refeição em entrada e prato principal. Segundo Roberta, montar a salada antes de partir para o prato quente faz com que a sensação de fome seja amenizada com alimentos de baixo valor calórico e alto teor nutricional, como as verduras e os legumes. É uma ótima alternativa para quem quer ver o ponteiro da balança despencar.
Para dar um gostinho à salada, sem somar muitas calorias ao prato, fuja dos molhos à base de maionese, como o rosê (clique aqui para saber como incrementar as folhas).
"É recomendável usar o azeite, que contém gorduras boas. Mas isso não significa que ele não seja calórico", alerta a nutri para os excessos (saiba mais sobre os tipos de gordura). Outras boas opções de tempero são o vinagre balsâmico, o suco do limão e o vinagrete.
Passar reto pelas tortas salgadas, farofa, bifes à milanesa ou a parmegiana, lingüiça e torresmo, que são acompanhados de muita gordura, também é uma decisão esperta.
E, para não enjoar do cardápio, a palavra é variar. "Esse tipo de restaurante oferece a vantagem da grande diversidade de alimentos. Com isso, as pessoas têm a opção de experimentar sabores e texturas diferentes, que contam pontos a favor da boa alimentação", ensina a nutricionista (acerte montando um prato mais colorido).
De olho nos acompanhantes
Além do prato, vale ficar atento ao copo. O suco de frutas natural, por exemplo, pode substituir a fruta da sobremesa. "Mas não impede que ela entre no cardápio novamente, em forma de salada de frutas", exemplifica a especialista do Minha Vida.
Roberta explica que, se a intenção é ingerir algum tipo de bebida e uma sobremesa, o suco de frutas ainda é o mais indicado. Nada de apelar para o refrigerante ou para a água com gás. "O refrigerante contém calorias vazias. Ou seja, não oferece nutrientes importantes para o organismo. Mesmo as versões light e diet, que não contêm calorias, devem ser evitadas. Eles distendem o estômago por causa do gás e dão uma falsa sensação de saciedade".