Quer oferecer uma lembrança simpática e pé-quente às visitas? É só presenteá-las com dinheiro-em-penca em vasinhos
Texto Guilherme Conte. Repórter de imagem Cláudia Alcione Pereirae um minipacote de sal grosso para que o
dinheiro-em-penca fique embalado para presente
Reza uma anedota da sabedoria popular que “dinheiro não traz felicidade, mas manda trazer”. Como todo mundo gostaria de ganhar uns trocos a mais, quer presente mais certo para dar de lembrança às visitas? Diz-se que o dinheiro-em-penca – ou tostão – é uma planta que proporciona sorte, felicidade e prosperidade a quem ganha um vasinho. Uma forma de “empacotar” o recipiente é envolvê-lo com tecido de algodão e um saquinho de sal grosso.
A fim de manter viçoso o dinheiro-em-penca, a paisagista Paula Galbi recomenda uma rega semanal, sem encharcar, para vasos que fiquem dentro de casa, e duas ou três para os externos. Ela explica que, depois de cerca de dois meses, a planta dá uma “secadinha”, mas uma poda a faz brotar novamente. É recomendável que ela fique preferencialmente em áreas externas.
Como alternativas, ela sugere também a ripsális, alguns tipos de suculentas e pequenos cactos. “Dar um vasinho de presente pode ser um estímulo para um contato com as plantas”, afirma Paula. Elas sempre trazem mais vida para dentro de casa. Se trouxerem dinheiro, então, melhor ainda!