Vem o calor e começa a apetecer, ao jantar, comer umas coisas mais frescas.
Esta salada é muito versátil, pela variedade de ingredientes que pode levar e muito fresca. Para comer em casa ou no jardim, é a minha base de salada predilecta.
Esta salada é semelhante às servidas na restauração dos centros comerciais. É montada e servida nos pratos individuais para que se sobrarem algums ingredientes estes possam ser reaproveitados em separado para outra refeição.
Tem 4 componentes: alface, massa fusili, ingredientes e molho.
A alface em juliana pode ser susbstituída por rúcula, agriões ou outras folhas verdes. Qualquer que seja a verdura terá que estar impecavelmente lavada e seca, usando a centrifugadora de saladas. Quem não aprecia estas folhas verdes pode usar apenas a base de massa.
A massa. Gosto das espirais porque agarram o molho e avolumam o prato. Pode ser tricolor, como foi o caso, branca, normal ou integral.
As combinações que faço estão dependentes dos ingredientes que tenho e que apetece no momento comer, geralmente são estas:
1) atum, tomate, queijo fresco e nozes;
2) atum, delícias do mar e nozes;
3) atum, milho e pimento assado;
4) atum, cubos de maçã e cubos de queijo fresco (mozzarela ou outro)
5) miolo de camarão e salmão fumado;
6) frango desfiado, tomate, milho e cubos de queijo de barra ou ovo cozido;
Em todas estas combinações pode-se sempre acrescentar frutos secos, principalmente nozes, amêndoas ou passas; queijo fresco que realça o sabor dos restantes ingredientes e dá frescura à salada; e tomate maduro mas rijo.
O molho pode variar, apenas vinagrete, maionese, cocktail, alho, pimenta, iogurte...
Fiz assim...
INGREDIENTES
Alface
Massa fusili tricolor
Tomate
Atum
Nozes
Para o molho
2 partes de Maionese (2-3 colheres de sopa)
1 parte de Ketchup (1 colher de sopa)
4 partes de Iogurte natural (1 iogurte)
pimenta
orégãos
PREPARAÇÃO
Cozer a massa al dente.
Lavar as folhas de alface, secá-las, cortá-las em juliana grossa e secá-las novamente.
Pelar o tomate e cortá-lo aos cubos. Desfiar ligeiramente o atum. Cortar em cubos grossos o queijo fresco (1 queijo pequeno em 8 cubos). Picar grosseiramente, à mão, as nozes.
Numa taça colocar o ketchup e a maionese e mexer. Desfazer com uma colher o iogurte ainda dentro do copinho, para o tornar cremoso e sem grânulos. Adicionar o iogurte à maionese, temperar e mexer. Guarda-se no frigorífico até à altura de servir.
Em cada prato coloca-se um pouco da alface, fazendo uma coroa, no centro coloca-se um pouco de massa. Rega-se com 1-2 colheres de molho. Acrescenta-se algum tomate, atum e queijo. Coloca-se um pouco mais de massa e molho. Por fim cobre-se com mais algum tomate, atum e queijo, rega-se com o molho e salpica-se com as nozes.
Serve-se de imediato.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O mesmo molho pode levar 1/2 dente de alho esmagado ou 1 colher (chá) de
whisky.
Quando está maduro é fantástico. Quando não está...
O abacate é originário do México e era por isso já conhecido dos Aztecas, que o consumiam pelas suas propriedades afrodisíacos, que em parte advinham da sua forma. Chamavam-lhe
aoacatl (testículos), os espanhóis conheceram-no e apelidaram-no de
aguacate.
O sabor do abacate maduro é inconfundível, a sua textura farinhenta, cremosa e amanteigada em simultâneo, é muito boa. É um fruto muito rico em vitamina C, B, hidratos de carbono, sais minerais, óleos e proteínas.
A preparação culinária mais famosa, com abacate, é com certeza o Guacamole. Molho feito com abacate, lima, cebola, tomate, malaguetas e coentros.
Esta sugestão tão simples é muito usada aqui em casa, como acompanhamento. Usamos o sumo de lima, ou de limão e um pouco de açúcar, temperado com sal e pimenta.
Não há dificuldade em preparar esta salada, e muito menos em comê-la.
O abacate, com o mesmo tempero, ou outro, pode ser um incremento para outras saladas.
Desta vez acompanhou uma, não menos simples, Pasta de Atum e Anchovas, com esparguete, mas com fusili fica sempre bem.
Fiz assim...
SALADA DE ABACATEINGREDIENTES1 abacate maduro
4 colheres (sopa) de sumo de lima ou de limão
2 colheres (sopa) de açúcar
sal fino
pimenta moída
PREPARAÇÃOCortar o abacate a meio, retirar o "caroço" e descascar. Cortar em cubos, não muito grandes e colocar numa tigela.
Juntar ao abacate o açúcar e o sumo de limão. Temperar com uma pitada de sal e pimenta. Deixar macerar meia hora antes de servir.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES- O tempo de descanso serve para incorporar os temperos e formar um caldo mais grosso.