Ervas; molhos e a combinação certa de folhas deixam o prato delicioso
Foi-se o tempo em que apostar nas saladas para detonar os quilinhos extras e manter a saúde equilibrada era um esforço sem nenhum gostinho em troca. Contando com um time de ingredientes adequados, você pode incrementar seu prato de vegetais, deixando-o repleto de nutrientes, com sabor de sobra e calorias de menos."O segredo para fazer
Ela também dá opções para aqueles que não gostam de ousar na hora de preparar o prato de folhas. É só misturar diferentes tipos de
Tempero nelas
Investir no tempero é uma das principais maneiras de dar um sabor extra à salada. Além do azeite e vinagre de vinho (branco ou tinto), a nutricionista indica vinagre balsâmico, suco de limão, vinagrete e molhos à base de iogurte.
Para quem não gosta de ter trabalho nenhum na cozinha, Roberta aponta outra solução. "Já existem no mercado, diversos molhos com baixo
Ervas em ação
Aproveitar os benefícios das
Ela afirma que a maior vantagem desses ingredientes é agregar sabor ao prato. Mas, além disso, as ervas apresentam propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres (moléculas capazes de provocar diversos malefícios ao organismo, desde o envelhecimento até o câncer).
Vez dos legumes, das leguminosas e até das frutas
Leguminosas como lentilha, feijão e soja cozidas também são boas pedidas para fazer parte das saladas. "São alimentos ricos em nutrientes e em sabor", diz Roberta.
A lista de legumes que podem dar uma força para sua salada é bastante variada, contando com a abobrinha, berinjela, cenoura, batata e beterraba. Com cores bem diversificadas, eles deixam a refeição mais apetitosa aos olhos e, claro, que o paladar também agradece.
"Para ousar e dar um sabor docinho à salada, acrescente frutas. Abacaxi, maçã, abacate, manga são boas opções", conta a especialista do Minha Vida. O gostinho da combinação surpreende e conquista quem nunca experimentou.
Saladas que valem por um prato principal
Se a sua intenção é montar a salada com todos os nutrientes contidos numa refeição principal, não se esqueça de lançar mão das proteínas e dos carboidratos. "É importante saber que, além das folhas, a salada que vai substituir o prato principal precisa ter um tipo de carne (representantes das proteínas) e alguma fonte de carboidratos, como a batata", alerta a nutricionista.
Veja, a seguir, duas opções de saladas montadas por Roberta Stella, que podem entrar no cardápio como prato principal e ajudar você a emagrecer. (Começar minha dieta)
Ingredientes
2 folhas de alface
3 ramos de agrião
4 fatias de abobrinha cozida
1 colher (sopa) de cenoura cozida
3 fatias de tomate
1/2 maçã corada em meia lua
1 filé de peito de frango grelhado
Molho de Iogurte com Ervas
1/2 copo de iogurte desnatado
1 colher (sobremesa) de hortelã picada
1 colher (sobremesa) de manjericão
1 colher (sopa) de suco de limão
Modo de Preparo
Molho de iogurte: coloque os ingredientes em um recipiente e mexa muito bem até a mistura ficar homogênea. Em seguida, coloque os ingredientes da salada em um prato e regue com o molho de iogurte.
Salada de acelga, laranja e salmão com molho de mostarda
Ingredientes
3 folhas de acelga picadas
1 laranja em pedaços
2 colheres (sopa) de milho verde
3 castanhas de caju picadas
1 posta (100 g) de salmão grelhado
Molho de Mostarda
1 colher (chá) de azeite
1 colher (café) de mostarda
1 colher (sobremesa) de água
1 colher (sobremesa) de salsinha picada
Modo de Preparo
Molho de mostarda: coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Em um prato, disponha os ingredientes da salada. Desmanche o salmão em lascas. Sirva com o molho de mostarda.