Do GG ao pp

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Frutas secas preservam substâncias que fazem bem à saúde


 




A ameixa preta, por exemplo, é fonte de ferro. Por serem mais calóricas que a fruta na forma natural, devem ser consumidas com moderação.

Kíria MeurerFlorianópolis
As frutas secas estão em alta nas dietas. Embora sejam um pouco mais calóricas que as frutas na forma natural, preservam substâncias que fazem muito bem à saúde.
A ameixa preta, por exemplo, é uma excelente fonte de ferro, que ajuda no combate à anemia. O damasco é rico em betacaroteno e vitamina A, que faz bem para a visão, pele e cabelo. A uva passa e a banana passa têm magnésio, que ajuda no funcionamento do fígado. A maçã é rica em antioxidantes, que protegem o corpo contra a ação dos radicais livres, associados a processos degenerativos.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
As frutas secas passam por um processo de desidratação, ou seja, perdem água e por isso o tempo de conservação é maior, já que microrganismos como fungos e bactérias têm dificuldade para sobreviver. “O prazo de validade, em média, é de seis meses. O importante é que você pode manter a temperatura ambiente, não precisa guardar em geladeira”, explica a nutricionista Ana Lúcia Corrêa.
Só tome cuidado para não exagerar, porque as frutas secas são bastante calóricas. Uma porção tem em média 70 calorias. “A quantidade recomendada é uma porção diária, que equivale a cinco unidades de damasco ou de ameixa, ou duas colheres de uva passa. Você pode variar e comer um damasco, uma ameixa preta e uma colher de uva passa. Quanto mais variado, mais rico em nutrientes”, aconselha a nutricionista.
Para quem quer perder peso, uma sugestão é misturar uma porção de frutas secas num copo de iogurte e tomar à tarde. A receita ajuda a controlar a vontade de comer doce. A nutricionista explica: “Ele tem criptofano, substância que dá saciedade e relaxamento, inibindo aquela vontade de comer doce no fim da tarde”.