|
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
ALMA GÊMEA
O valor das coisas
|
Quando tudo desaba
Quando tudo desaba | ||
|
Quando o amor acaba
|
Vocabulário da vida
Adeus: |
Moda de inverno
Os diversos tipo de echarpes, cachecóis e xales que estão na moda nesse inverno.
Fantástico ensina como emagrecer dormindo
Veja dez dicas comprovadas cientificamente que ajudam quem quer perder peso sem passar fome.
Os dados divulgados quinta-feira passada (19) pelo Ministério da Saúde são alarmantes: 43% dos brasileiros que moram nas capitais estão com sobrepeso. Ou seja, gordos.
Consequentemente, o número de mortes por diabetes, doença relacionada à obesidade, aumentou.
Agora vem a boa notícia: pesquisadores na Inglaterra montaram um manual prático e muito simples para emagrecer sem passar fome. São dez dicas e todas comprovadas cientificamente.
Lápis e papel na mão? Então vamos lá!
Todo mundo sabe que tipo de comida engorda e mesmo assim, 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de obesidade. Deixou de ser uma questão de vaidade. Virou epidemia.
Pesquisadores britânicos vão mostrar agora o que realmente funciona na hora de perder peso.
Dica 1: nunca pule uma refeição
Ao contrário do que se pensa, pular refeições engorda! E você vai saber por quê.
Michael é jornalista e aceitou participar de uma experiência para mostrar o que acontece no cérebro quando pulamos uma refeição.
No primeiro dia, ele tomou um bom café da manhã e depois fez um exame de ressonância magnética funcional. Dentro do aparelho, mostraram a Michael imagens de legumes e saladas e de comidas bem calóricas, como doces e batatas fritas. Como Michael estava satisfeito, o cérebro dele não deu a menor bola pro que viu.
Na manhã seguinte, o jornalista fez o mesmo exame, só que em jejum. Na hora da salada, uma área do cérebro dele esboçou uma leve reação, mas quando viu doces cheios de açúcar, aqueles que destroem qualquer dieta, a mesma região do cérebro foi à loucura.
Tudo isso é culpa de um hormônio: a grelina. Quando pulamos uma refeição e nosso estomâgo fica vazio, a grelina manda para o cérebro mensagens urgentes do tipo: ’emergência, estamos a zero! Consiga toda a comida que puder‘!
Nosso cérebro então, muito obediente, manda a gente atacar tentações bem calóricas para recompensar nosso "pobre" estômago vazio. Pronto, a dieta foi por água abaixo!
Então, já sabe. Nunca, jamais, em hipótese alguma, pule uma refeição.
E por falar em refeições, vamos para a dica número 2. Tão simples que parece provocação, mas funciona muito bem. Palavra da ciência.
Dica 2: coma em um prato menor.
Se você trocar um prato com 30 centímetros de diâmetro por um de 25 centímetros, você provavelmente vai comer 22% menos. Duvida? Pois um estudo comprova a teoria. Em um cinema dos Estados Unidos, metade da plateia recebeu um pacote normal de pipoca. A outra metade, um pacote gigante. As duas porções eram generosas, tanto é que a maioria das pessoas não deu conta de tudo.
Mesmo assim, quem ficou com os pacotes maiores comeu 45% a mais do que os outros. Eles simplesmente não conseguiram parar de comer mesmo quando ficaram satisfeitos.
Dica 3: conte as calorias
Para tudo o que você gosta de comer ou beber, existe uma versão light. Prefira um cafezinho, que tem só 10 calorias em vez daquele cappuccino, que tem 100. Uma salada com frango grelhado tem 250 calorias. Uma com mussarela de búfala, torradinhas e molho cremoso, sobe pra 450 calorias.
Quer comer pizza? Peça uma fininha, de queijo com tomate e já serão 850 calorias. Agora, se você for chutar o balde com uma pizza de calabresa, serão mais de 1400 calorias. Sem falar na culpa!
Mas o que dizer daqueles gordinhos que estão sempre comendo coisas saudáveis e mesmo assim não emagrecem? Pois é, alguns gordinhos só comem coisas saudáveis e mesmo assim não emagrecem de jeito nenhum.
Debbie, por exemplo, nunca come frituras, massas ou doces e, mesmo assim, está muito acima do peso. Para ela, só tem uma explicação: o metabolismo dela é lento.
Será? Médicos avaliaram o índice metabólico de Debbie, ou seja, quantas calorias o organismo dela queima para se manter vivo. Quarenta minutos depois de fazer um teste permanecendo deitada, veio a surpresa. O metabolismo de Debbie é absolutamente normal. Então por que ela não emagrece? Cientistas decidiram investigar o caso da atriz.
Durante cinco dias, Debbie se dispôs a fazer um diário de tudo o que come e vai ter que tomar todo os dias um líquido que permite medir quantas calorias Debbie comeu e quantas queimou. Sai tudo no xixi.
A atriz prometeu contar tudo o que comia, tim-tim por tim-tim. Com uma câmera de video, Debbie relatou comer pouco mais de mil calorias por dia. Só que os exames de urina deram um resultado bem diferente: três mil calorias diárias! Debbie simplesmente esqueceu de contar dois terços do que comeu.
E isso não é coisa de gordinho, não! Estudos mostram que todo mundo esquece metade do que de fato come.
Então, vamos à próxima dica:
Dica 4: pare de culpar seu metabolismo e preste muita atenção no que você está comendo!
Uma salada de frutas grande, por exemplo, é supersaudável, mas tem caloria à beça.
Agora, vamos aprender a usar o metabolismo a nosso favor!
Dica 5: capriche na proteína
Carnes magras, feijão, ovos e peixes dão uma sensação maior de saciedade. Bastam 10% a mais proteína no seu café da manhã e você vai comer menos no almoço.
Especialistas em nutrição fizeram um teste com três operários de tipos físicos e metabolismos semelhantes. Antes do trabalho, cada um tomou um café da manhã com o mesmo número de calorias, mas muito diferentes.
Mick comeu mais carboidratos, nutrientes que estão nos pães, massas e batatas. Já o café da manhã de Willy tinha mais gordura. E o de Charlie, mais proteína, como ovos e presunto magro.
Quatro horas depois, eles almoçaram. Chalie, que comeu mais proteínas, quase não sentiu fome. Comeu muito menos do que os colegas.
Isso acontece porque, de todos os nutrientes, a proteína é a que mais libera um hormônio precioso para quem quer emagrecer. O hormônio da saciedade.
Dica 6: aposte nas sopas
A dica número seis prova que existe um outro jeito bem simples de seguir com sua dieta sem morrer de fome: sopa!
Pesquisadores fizeram um teste revelador com duas equipes de recrutas do Exército inglês. A equipe amarela comeu no almoço uma boa porção de frango, legumes e arroz, com um copo de água para acompanhar. A equipe vermelha comeu exatamente a mesma coisa, mas tudo batido no liquidificador. Uma sopa bem consistente.
Depois do almoço, o volume de comida no estômago dos recrutas foi medido com um aparelho de ultrassom. Duas horas depois, os recrutas que almoçaram o frango sólido tinham bem menos comida no estômago e começavam a sentir fome. Já a equipe vermelha, que tomou sopa, ainda estava de barriga cheia.
Isso acontece porque, quando comemos alimentos sólidos acompanhados de líquidos, como água ou sucos, esses líquidos logo seguem pelo sistema digestivo, e o volume no estômago fica menor. Por isso, a comida é processada mais rapidamente pelo organismo. Já uma sopa bem grossa, batida, demora mais para ser digerida. Você fica satisfeito por muito mais tempo. Então, aposte nas sopas!
Dica 7: evite comer de tudo um pouco, faça escolhas
Pastilhas de chocolate coloridas, por exemplo, fazem muito mais sucesso do que as de uma cor só. Quando estamos em um restaurante a quilo, o excesso de opções é uma tentação, e acabamos exagerando um pouquinho.
Estudos mostram que, quando a oferta é grande, chegamos a comer 30% a mais. Então, já sabe: variedade exagerada é inimiga da dieta.
Dica 8: laticínios podem ajudar você a eliminar gordura
Agora, os amigos da dieta! A gordura e o cálcio são, então, eliminados nas fezes. Novas pesquisas mostram que o cálcio que está nos queijos, iogurtes e leite cola nas moléculas de gordura presentes no que acabamos de comer. A combinação vira uma espécie de sabão, que o intestino delgado não consegue absorver. Essa gordura segue, então, seu caminho e vai parar no vaso sanitário.
Mas se você quer mesmo emagrecer, esqueça os queijos gordurosos. Estamos falando de leite, coalhada e iogurte desnatados e queijos magros, como a ricota e o queijo minas.
Dica 9: você pode queimar gordura dormindo.
Essa dica é animadora. Mas antes de ir correndo pra cama, saiba que isso só vai acontecer se você fizer algum tipo de exercício. O jornalista inglês Michael Mosley duvida que isso seja verdade, mas aceitou fazer um teste. Encarou a esteira em ritmo moderado. Andou nove quilômetros em uma hora e meia.
Quase morreu de cansaço. E de decepção, quando soube do resultado. Analisando o ar exalado por Michael, o pesquisador descobriu que ele tinha queimado menos de 20 gramas de gordura.
No dia seguinte, Michael voltou ao laboratório para uma segunda bateria de testes, desta vez, em repouso. E então veio a grande surpresa. Depois dos exercícios, durante o sono, o organismo de Michael eliminou outros 49 gramas de gordura, mais do que o dobro da gordura perdida na esteira.
Isso acontece porque o corpo usa diferentes combustíveis para obter energia: carboidratos e gordura. Durante os exercícios, nossos músculos geralmente preferem usar os carboidratos, porque são mais fáceis de queimar.
Então, quando terminamos de malhar, nosso estoque de carboidratos está quase zerado. Isso força o organismo a buscar outra fonte de energia dentro do corpo: gordura. Mas isso, só se você praticar exercícios regularmente e suar bastante com eles.
Se você é daqueles que jamais vai entrar em uma academia, a dica numero dez é para você.
Dica 10: faça ginástica do instante
Amy é locutora de rádio. A maior ginástica que ela faz é levantamento de agulha de crochê. Amy fica quase o dia inteiro sentada. Faz alguma coisa na cozinha e vai para o trabalho de metrô. Exercício? Segunda que vem, sem falta! Sempre segunda que vem.
Amy aceitou fazer um novo tipo de exercício: a "ginástica do instante". Funciona assim: no instante em que atende o celular, em vez de ficar sentada, Amy levanta e anda para lá e para cá. Quando está arrumando a casa, a todo instante Amy sobe e desce as escadas. No instante em que acaba de almoçar, em vez de bater papo sentada, ela vai tagarelando com o amigo num passeio pelo bairro. E no momento de pegar o ônibus ou o metrô, Amy desce uma estação antes ou depois, só para andar um pouquinho mais. Não fica parada na escada rolante e nem mesmo na hora de falar com seus ouvintes.
Resultado: com essas pequenas mudanças, Amy passou a queimar 240 calorias a mais por dia. Se fizesse assim durante um ano todo, perderia até 12 quilos.
Saiba como ser um vegetariano com saúde
A pedido de uma telespectadora, o Jornal Hoje mostra como diminuir o consumo de carne vermelha. Um especialista ensina a substituir os alimentos sem abrir mão de nutrientes importantes para a saúde.
Cristina Maia - Campinas, SP
Você é capaz de tirar de vez a carne vermelha do seu cardápio? Há alimentos que podem compensar os nutrientes que existem na carne?
Essas foram as dúvidas da telespectadora, Zeneide Santana.
Ela ficou preocupada quando a filha, de 13 anos, decidiu virar vegetariana e pediu que a gente fizesse uma reportagem sobre o assunto.
Foi a mesma preocupação de Maria José quando Fernanda, sua filha mais velha, decidiu ser vegetariana.
"No começo eu não aceitava, escondia carne no meio da soja", conta Maria José Meirelles, comerciante.
Mal o susto tinha passado e os outros dois filhos decidiram seguir os passos da irmã.
"Eu comecei a me sentir mal de olhar pro meu prato e ver que tava comendo carne", diz Jaqueline, estudante.
Maria José e o marido não se tornaram vegetarianos, mas diminuíram a quantidade de carne na alimentação.
"Eu tava com uma taxa de colesterol alta e só de diminuir um pouco a carne, de tirar umas duas, três vezes por semana, já diminuiu...", afirma Maria José.
Deixar de comer carne é menos uma fonte de gordura saturada na nossa alimentação. Aquela que aumenta as chances de ter colesterol. Mas é também menos zinco, ferro, proteínas, vitamina B12, nutrientes que melhoram a nossa saúde de uma forma geral e nos tornam menos suscetíveis a doenças. Por isso, não dá pra simplesmente parar de comer carne. É preciso encontrar substitutos pra ela.
Com a ajuda da nutróloga Alessandra Tavares criamos uma tabela de reposição. Para substituir as proteínas da carne: soja, feijão, grão de bico, lentilha e clara de ovo.
O ferro também é encontrado nas leguminosas, na gema do ovo e nos vegetais de cor verde escuro como espinafre, couve e brócolis.
A vitamina B12 no leite, que também é uma fonte de cálcio, nos vegetais verde escuro, no gergelim e no ovo. Selênio e zinco a gente também encontra nas castanhas, nozes e avelãs.
“Não é exatamente igual a comer um pedaço de carne porque na carne a biodisponibilidade destes nutrientes é maior”, alerta Alessandra Tavares, nutróloga.
Grávidas e quem está em fase de crescimento deve tomar cuidados redobrados com a alimentação vegetariana.
Para os veganos, os vegetarianos que não comem nada que venha de animais como leite e ovos, Alessandra explica que eles precisam repor a vitamina B12, que só é encontrada em alimentos de origem animal.
"Esses indivíduos devem repor essa vitamina através de complementos, porque a carência dessa vitamina a longo prazo promove um tipo de anemia grave e também pode dar problemas neurológicos", afirma a nutróloga.
Cláudia sempre buscou uma vida mais saudável para a família. Mas há três meses, a carne voltou ao cardápio da casa, pelo menos duas vezes por semana.
"Eu acho que eu tô me sentindo um pouquinho mais de energia", declara.
"Não é só aquela coisa de verdura, verdura, verdura. Agora tem carne também", diz Clara Mazzer, 10 anos.
Substituir ingredientes transforma e barateia as receitas
Você já ouviu falar de falso lombo, falsa lasanha ou falso bolinho de bacalhau? É tudo falso, mas é tão gostoso quanto o original! E o mais gostoso dessa história é que eles ficam bem mais em conta.
Cristiane Leite - Belo Horizonte
No lugar do lombo de porco, carne moída, cerca de quatro reais mais barata. “Para um quilo de patinho moído, coloque uma colher de sopa de sal”, oriente Lena Xavier, chef de cozinha.
Junte meia xícara de salsinha ralada, uma cebola picada, pimenta do reino a gosto, dois ovos, uma xícara e meia de farinha de pão. O queijo vai por último. Amasse bastante.
“A massa tem que ter liga”, alerta a chef.
Forre a mesa com filme plástico e coloque outro filme por cima. Abra a massa com a ajuda de um rolo. “Tire primeiro o plástico e coloque os recheios”, explica a chef.
Espalhe bem tomates picados, azeitonas pretas e mussarela. “Com a ajuda do plástico você vai formando o rocambole, bem apertadinho, e depois feche as laterais”.
Cubra o falso lombo com molho de tomate, e a forma com papel alumínio. Leve ao forno em fogo alto por uma hora.
“Com feijão e arroz ele casa muito bem, acompanha uma salada e é um almoço perfeito”, completa a chef.
Já imaginou uma lasanha que não leva massa de macarrão? No lugar, a chefe de cozinha colocou um ingrediente que custa menos da metade do preço e que quase todo mundo tem em casa: biscoitos água e sal.
O recheio é fácil. “Um pouco de óleo na panela, acrescente um dente de alho amassado, uma cebola picada e cozinhe o frango (Um peito de frango, uma coxa e uma sobrecoxa) com um pouco de coloral. Com a água do cozimento coloque uma colher de farinha de trigo pra dar liga”, explica.
Para o molho branco use duas colheres de sopa de margarina, acrescente aos poucos duas colheres de farinha de trigo. “O segredo para não empelotar e colocar o leite aos poucos sem parar de mexer”, alerta.
Depois, acrescente uma pitada noz moscada e por último sal a gosto mexa até o molho ferver. Na hora de montar, primeiro vai uma camada de molho, depois vem a de biscoito, uma bem farta de recheio e requeijão. Mais uma de biscoito, molho branco e mussarela.
“Você vai repetindo as camadas até o tanto que o prato couber”, diz.
Vinte minutos em fogo médio e este pronta a lasanha de biscoitos. “Fica tão saboroso quanto a massa de lasanha”, afirma.
Confira outras receitas:
Falso lombo (rocambole de carne moída)
Ingredientes para a massa
1 kg de carne moída (patinho, acém, chã de fora, a escolha)
1 cebola ralada
1 xícara de chá de farinha de pão.
2 ovos
4 colheres de sopa de queijo ralado (pode ser parmesão ou curado )
1 colher de sopa de molho inglês (opcional )
Sal e pimenta a gosto
Ingredientes para o recheio:
2 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos
1 xícara de chá de mussarela ralada
10 azeitonas pretas picadas
1 colher de sopa de margarina para untar
Ingrediente para o molho
1 lata de molho pronto
Sal e orégano a gosto
½ xícara de chá de água
Modo de fazer:
Numa vasilha grande coloque a carne moída, junte a cebola, a farinha de pão, os ovos, o queijo, o molho inglês, o sal e a pimenta. Misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Com o rolo abra a mistura de carne moída sob um plástico ou papel filme, formando um retângulo de 20 x 30. Colocar o recheio e enrolar como um rocambole. Aperte bem as pontas para o recheio não escapar.
Retire o plástico e reserve. Unte uma assadeira com margarina e acomode o rocambole. Regue com molho e cubra com papel alumínio. Assar em forno médio por uma hora.
Retirar o papel alumínio e adicionar água. Deixar dourar por dez minutos.
Opção: Pode acrescentar ao recheio 2 ovos cozidos e cortados, cenoura ou 6 folhas de almeirão escaldado por 1 minuto e depois lavado em água corrente.
Falsa lasanha (torta de biscoito)
Ingredientes:
2 pacotes de biscoito água e sal (ou cream cracker)
150 g de requeijão cremoso
200g de mussarela
50 g de queijo parmesão ralado (para colocar por cima)
Recheio:
1 peito de frango, 1 coxa e 1 sobrecoxa
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1 colher de chá de colorau
Sal a gosto
Molho branco:
1 litro de leite
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de noz moscada e sal a gosto
Modo de fazer:
Colocar um pouco de molho no fundo da pirex e por cima o biscoito até tapar o fundo. Colocar o recheio, um pouco do requeijão, outra camada de biscoito e uma camada do molho branco. Salpicar a mussarela. Depois colocar outra camada de biscoito, outra camada de recheio de frango, requeijão, biscoito, molho e o queijo ralado por cima. Colocar no forno por cerca de 20 minutos para gratinar.
Falso bolinho de bacalhau
(bolinho de mandioca com merluza ou filé de pescada)
Ingredientes
400 g de filé de merluza ou pescada (o peixe tem que ser sem espinha)
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho picado
1 cebola média bem picada
Sal e pimenta do reino branca a gosto
Noz moscada ralada na hora a gosto
1 ovo
½ xícara de chá de salsinha fresca bem picada
500 g de mandioca cozida e amassada ainda quente
2 tabletes de caldo de bacalhau (a gosto)
Farinha de pão para dar o ponto para modelar os bolinhos.
1 pitada de fermento em pó.
Para empanar: farinha de trigo e óleo para fritar.
Modo de fazer:
Numa panela, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Junte o filé de peixe, o caldo de bacalhau. Cozinhe por cerca de dez minutos. Amassar a mandioca e misturar os ingredientes. Prove o tempero, modele os bolinhos e passe na farinha de trigo. Se ficar mole pode acrescentar farinha de pão. Frite em óleo quente e sirva em seguida.
Falso salpicão
Ingredientes:
500 g de maionese
4 cenouras raladas
1 pimentão verde picado
1 pimentão vermelho picado
1 milho verde
100 g de passas
100 g de azeitonas verdes picadas
1 cebola pequena bem picada
Casca de melancia (parte branca) ralada tipo batata palha.
1 xícara de chá de salsinha picada
Frango desfiado ou presunto ralado
2 maçã picada
Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes
Receitas de Lena Xavier, chef de cozinha
Passeio por Ouro Preto revela riquezas culturais da cidade
No quadro Tô de Folga vamos viajar pelas cidades históricas de Minas e conhecer a arquitetura de Ouro Preto.
Em meio as montanhas a cidade cresceu com a exploração, pelos bandeirantes e ganhou o nome porque o ouro extraído aqui era coberto de um limo escuro.
Ouro Preto fica a 100 km da capital mineira. Sai de BH, pega a BR - 040 e entra na 356. O caminho mais fácil é andar 20 km pela BR 040 e depois pegar a BR356.
Lugar para ficar é o que não falta. Na cidade universitária tem cerca de 400 repúblicas. É possível encontrar quartos por até R$10.
Já em hotéis e pousadas as diárias vão R$30 a R$ 30 a R$350. “Não são hotéis modernos, porque a arquitetura não permite, mas dentro desse contexto de preservação, são boas”, fala Ana Paula Azevedo, arquiteta.
Considerada a obra prima de Aleijadinho, a Igreja de São Francisco é uma das 13 da cidade as pinturas do teto são de outro mestre. Ataíde. A visita fora de horário de missa é paga. Custa R$ 6 por pessoa.
A Igreja do Pilar também cobra entrada: R$5. Para estudante é a metade. O passeio pelo local ainda não acabou se o visitante passar pela sacristia e descer por uma escada, ele vai chegar ao museu de artes sacras.
No porão estão quase 120 peças e imagens com cerca de 300 anos. Os oratórios ganharam até museu. São mais de 150 em vários formatos e materiais.
Um deles foi esculpido na bala de uma espingarda.
Ouro Preto tem oito museus. Na Praça Tiradentes, a história dos inconfidentes que lutaram pelo fim da cobrança dos impostos pela coroa portuguesa. No prédio onde funciona o museu ficavam a antiga câmara e cadeia de Vila Rica.
A casa dos Contos era pra onde ia todo o ouro extraído. A cidade tem 28 restaurantes - a maioria serve comida por quilo. O preço varia entre R$ 5 e R$50. A sugestão é a típica culinária mineira. Arroz com tutu ou feijão tropeiro e ainda frango com quiabo, ao molho pardo e canjiquinha com costelinha de porco.
Para enfrentar as ladeiras de Ouro Preto o ideal é usar roupas e calçados bem confortáveis. São subidas e descidas com calçamentos de pedra e haja fôlego.
A exploração do ouro também deixou caminhos subterrâneos. Antigas minas são abertas à visitação. Uma delas, diz a lenda, foi comprada por um escravo, líder de uma tribo.
Chico Rei conquistou a liberdade e com o dinheiro do ouro retirado e alforriou todos os seus súditos. A visita guiada custa R$10.
Quem vem a Ouro Pretonão pode deixar de fazer o passeio de Maria Fumaça são 18 km até a cidade vizinha de Mariana. A viagem dura uma hora. No caminho a beleza das cachoeiras são mais de 20 na região.
Durante as quatro horas, enquanto espera o retorno da Maria Fumaça, o turista pode conhecer o centro histórico de Mariana da primeira cidade de Minas. Casarões e igrejas com mais de 300 anos.
Jericoacoara: belas paisagens desenhadas pela força do vento
Nesta semana, embarcamos para as praias do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará. Um cenário de natureza deslumbrante, onde pescadores e turistas convivem em perfeita harmonia.
Nesta semana, o Jornal Hoje embarca para Jijoca, uma pequena cidade do Ceará. É lá que fica o Parque Nacional de Jericoacoara: um lugar com muito sol e praias lindas.
A lagoa é temporária. "Não tinha água aqui antes, estava sem. Agora encheu e está ótimo demais", comemora a estudante Maria Raquel.
E tudo pode mudar de novo daqui a alguns meses. "Eu estou fotografando tudo, porque são 29 anos de mudança que eu venho acompanhando", conta a fisioterapeuta Ana Reis.
Um cenário alterado ao sabor do vento. A paisagem imprevisível é o que torna mais atraente a viagem ao Parque Nacional de Jericoacoara, a 285 quilômetros de Fortaleza. A área de proteção ambiental está dentro do município de Jijoca:
Ao chegar, somos recebidos com a seguinte mensagem: "Bem vindo à Jijoca. Daqui a Jericoacoara ainda são 28 quilômetros”.
Para chegar, você pode deixar o carro no estacionamento, que cobra R$ 5 a diária, e pagar R$ 70 reais para ir de caminhonete até o parque. Outra opção é contratar um guia, por R$ 40, e usar o próprio carro até a Vila de Jericoacoara para experimentar outros passeios.
Um deles é no Manguezal. De barco, vamos procurar cavalo marinho. “A gente sempre acha cavalo marinho aqui. Não tem perigo de o turista sair frustrado, porque aqui o cliente tem que ver para poder crer, para realmente pagar", garante o barqueiro Raimundo Rodrigues. Ver e devolver o cavalo marinho para a água custa R$10.
Depois do rio, a praia onde pescadores e turistas convivem em perfeita harmonia. E é nesse clima que se experimentam pratos à base de frutos do mar. O camarão refogado no abacaxi leva cebola, palmito e tomate flambados no conhaque. Tudo servido dentro da fruta. Custa R$ 40 e dá para duas pessoas.
Por R$ 100 a diária, um casal se hospeda em pousadas mais simples. Para ficar em pousadas mais sofisticadas, com o conforto de um hotel cinco estrelas, o preço é de até R$ 1.200 por dia. Mas, qualquer opção de hospedagem vai oferecer o essencial para o turista: "Tranquilidade, sossego, descanso. É o que a gente queria realmente", conta a administradora Ivonete Bontempo.
Quem quer exercitar o corpo percorre o único caminho que leva à Pedra Furada. “Tem mais pedras e machuca um pouco o pé, mas não é muito cansativo. Compensa bastante”, diz uma turista.
A aposentada Maria José de Oliveira não se incomoda: "Eu não me cansei, sinceramente. O ar, o vento, a brisa, isso tudo ajuda”, conta.
Até parece que os turistas combinaram. No fim da tarde, o alto da Duna do Pôr do Sol fica cheio de gente. Mas mesmo que o sol não “dê as caras” para se pôr sobre o mar, todos continuam na praia, como em um ritual de contemplação da natureza e de confraternização, que inclui até capoeira. Quando tem pôr do sol, espetáculo e aplausos na duna, que vira até arquibancada.
Depois, o clima de magia: sem iluminação pública, a noite de Jericoacoara proporciona sempre um desfecho romântico para o passeio. “O fato de não ter poste e luz deixa a gente ver as estrelas, que a gente não vê mais em lugar nenhum do mundo. É uma maravilha!”, garante o professor João Reis.
Conheça uma região linda e quase inexplorada em Sergipe
O JH leva o telespectador ao litoral sul de Sergipe para conhecer lugares com nomes e histórias engraçadas.
Carla Suzanne - Estância, SE
Partindo de Aracaju, 80 quilômetros pela BR-101. Também tem opção de fazer a travessia de balsa, pelo rio Vaza Barris e seguir mais 45 quilômetros até um dos locais mais bonitos de Sergipe.
Chegamos à Praia do Saco, uma pequena enseada de areia fina, águas mornas e calmas. “Eu tava no voo e o rapaz falou: não deixe de ir à Praia do Saco”, diz a turista, Marília Carvalho.
Pousadas e chalés são as opções de hospedagem. Os preços das diárias nas pousadas, a maioria com vista para o mar, variam de R$ 100 a R$ 150 o casal.
Chalés com toda estrutura de uma casa, abriga uma família de cinco pessoas e custa R$ 80 por dia.
Nas muitas barracas espalhadas pela praia, os pratos saem em média por R$ 40 para duas pessoas.
A escuna que leva o turista para mais um passeio, sai por R$ 35 por pessoa.
É pelas águas do Rio Piauí que o barco desliza. “Nós em Portugal temos rios grandes, mas não como este, com essa dimensão... É uma coisa enorme”, comenta Ana Bella Souza, uma turista portuguesa.
De um lado e do outro mangue preservado, um entrelaçado de raízes e lama, morada do Aratu, crustáceo pequeno e avermelhado, o menor caranguejo da região.
O refogado do Aratu, feito na palha da banana, é um petisco bastante apreciado na região. “Você come com sabor de quero mais”, fala a administradora de empresas, Lídia Aragão.
O encontro das águas tranquilas do rio com as ondas do mar revela um banco de areia que só aparece na maré baixa.
O banco de areia seria como outro qualquer, se não fosse uma divertida estória de pescador que deu fama e nome ao lugar. Virou Ilha da Sogra e é parada obrigatória dos turistas. Contam os moradores da região que um pescador deixou a sogra e seguiu com o barco. Se distraiu e esqueceu que a maré subiria em pouco tempo.
“Quando voltou para ilha não viu mais nada, a maré já tinha encoberto a ilha. Quando chegou em casa se deparou com a sogra e se assustou e perguntou o que foi? Dois pescadores viram a sogra e resgataram ela. Desse dia em diante ele nunca mais falou com os pescadores, estão de mal até hoje”, brinca Paulo Siqueira, um dos moradores.
Estórias a parte, a ilha parece longe de tudo... É um cantinho escondido que surge como um presente
De volta ao barco, um banquete com outras delícias do mar. Peixe, lagosta, camarão. Mais R$ 30 por pessoa.
“Isto aqui... A gente esquece tudo por mais problemas que se tenha na vida a gente aqui ignora tudo", fala Helena Matos, pedagoga.
Um passeio de seis horas... Com tempo suficiente para ser inesquecível.
Conheça uma praia pouco explorada no Ceará
Quem descobre Icapuí, no litoral do Ceará aproveita o mar quentinho e muita lagosta fresca. O quadro Tô de Folga apresenta mais um roteiro de lazer para você.
Alessandro Torres - Fortaleza
Chegar a Icapuí, a 200 quilômetros de Fortaleza é fácil. Basta seguir as placas e escolher uma das 14 praias da última cidade cearense, quase chegando no Rio Grande do Norte. As mais famosas são Ponta Grossa e Redonda.
"As praias são lindas! São mais desertas, deixam a gente mais a vontade”, diz Fabiana Andrade, comerciante.
A caminhada até a ponta da praia e o refúgio nas grutas é relaxante. Lá você pode desvendar as grutas.
"É você vim pra cá, com seus amigos, ficar aqui brincando, curtindo, aqui é tudo de bom. Só paz mesmo, só beleza", fala Getúlio dos Santos, pescador
As diárias nas pousadas ficam entre R$ 50 e R$ 100.
Quem vai para Icapuí não pode ir embora sem experimentar a lagosta ao alho e óleo: R$ 30 e dá para três pessoas.
A praia de Ponta Grossa também tem história. Relíquias como uma âncora do século 19, antigos objetos de cerâmica e instrumentos pré-históricos encontrados por aqui ao longo dos anos estão sendo catalogados.
A ideia é montar um museu para o turista explorar este lugar que, antes do descobrimento do Brasil, fascinou o navegador espanhol Vicente Pinzon.
"Ele cita, segundo os historiadores, na sua carta náutica, uma passagem onde ele viu grandes fogos em cima de grandes muralhas. Estas muralhas ele teria comparado às falésias que têm uma similaridade muito grande, juntamente com as fogueiras que os índios faziam sobre as falésias", conta Ricardo Arruda, cineasta.
Hoje, os caiçaras pescam em jangadas. Com jeitinho dá para pedir uma carona e experimentar um passeio bem diferente.
"É um trabalho de herói você ir lá no mar e com pouca tecnologia, com uso de jangada, vela e pegar peixe. Bem legal”, comenta Elis Pereira, músico
Para onde quer que você olhe vai encontrar, aqui no cenário de Icapuí, as belezas naturais formadas por este mar sempre calmo. Enseadas rodeadas por paredões de falésias.
E, em cima delas, no fim da tarde, você pode conferir um outro atrativo natural: o pôr do sol que aqui, no clima do Ceará, é quase todo dia garantido.
E também pode ser apreciado no mirante de onde se vê a floresta de coqueiros ou no mangue que, todo ano, recebe aves migratórias. Elas estão entre os visitantes que aproveitam ao máximo este lugar onde o melhor não custa nada.
"Depois que a gente come tem uma rede belíssima pra gente dormir, descansar, ficar fora do stress da cidade", diz Cláudio Vieira Almeida, empresário.
Cereal matinal à base de soja
Uma receita de saúde para começar bem o dia. Ela é fácil, rápida e ideal para quem quer incluir a soja no cardápio: cereal matinal com aveia.
1 xícara de chá de proteína texturizada de soja
2 xícaras de chá de aveia grossa
1 xícara de chá de uva passa sem sementes
1 xícara de chá de castanhas-do-pará ou nozes picadas
1 colher de chá de canela em pó
Modo de preparo
Para o cereal ficar crocante, a soja granulada deve ser tostada numa panela por dois ou três minutinhos no máximo, até começar a ficar com um aroma como se fosse uma pipoca estourando.
Junte a aveia. Depois desligue o fogo. Coloque as uvas passas, depois as castanhas picadas. Por último a canela em pó. Se você quiser um cereal mais doce, acrescente uma xícara de chá de açúcar mascavo. Pode ser o mel também se quiser, mas aí é melhor colocá-lo na hora que for consumir. O cereal já está pronto.
saladas
Confira três receitas de saladas com alto valor nutricional, que têm poucas calorias e são capazes de substituir uma refeição.
Receitas da nutricionista Denise Rizzo
Salada Lindíssima
SALADA TROPICAL DE FRANGO
Ingredientes:
- 100g de peito de frango cozido (100 kcal.)
- 30g de passas (87 kcal.)
- ½ maçã picada (32 kcal.)
- 1 fatia de abacaxi (50 kcal.)
- ½ copo de iogurte desnatado (42 kcal.)
- ½ cenoura ralada (37 kcal.)
- suco de ½ limão (6 kcal.)
- 2 colheres de sopa de ervilhas frescas (30 kcal.)
Total: 350 kcal.
Preparo:
Coloque os pedaços de maçã no fundo do prato. Por cima, coloque as ervilhas, o abacaxi e a cenoura ralada. Depois acrescente o frango cozido e o iogurte desnatado.
SALADA LINDÍSSIMA
Ingredientes:
- 5 folhas de alface americana (20 kcal.)
- 1 pires de agrião (13 kcal.)
- 5 folhas de alface roxa (20 kcal.)
- 5 folhas de rúcula (20 kcal.)
- 50g de tomate cereja (30 kcal.)
- 100g de manga (65 kcal.)
- 1 fatia de queijo minas (30 kcal.)
- 2 fatias de chester (36 kcal.)
- 50g de cenoura ralada (25 kcal.)
- 50g de beterraba ralada (25 kcal.)
Total: 300 kcal.
Preparo:
Misture as folhas verdes num prato grande. Por cima, coloque a manga, o tomate-cereja e queijo minas.
Com os pedaços de chester, faça rolinhos recheados com a cenoura e a beterraba. Use os rolinhos para decorar.
SALADA ARCO-ÍRIS
Ingredientes:
- 5 folhas de alface roxa (20 kcal.)
- 1 pires de chá de vagem (40 kcal.)
- 1 ovo cozido (75 kcal.)
- 2 fatias de presunto magro (100 kcal.)
- 1 tomate (20 kcal.)
- Azeite de oliva
- Suco de limão
- Sal a gosto
Total: 300 kcal.
Preparo:
Forre o prato com as folhas de alface roxa. Coloque a vagem e o tomate e adicione depois o presunto magro. Para terminar, acrescente o ovo cozido em pedaços.
Molhos à base de vinagre
Veja duas sugestões de molhos fáceis de fazer para deixar sua salada mais saborosa.
Veja como preparar receitas à base de vinagre
MOLHO COM VINAGRE DE MAÇÃ
Ingredientes:
- 2 colheres de iogurte natural
- 1 colher cheia de mostarda dijon em grão
- 2 colheres de vinagre de maçã
- sal, pimenta e sumo de limão a gosto
Preparo:
Para fazer o molho, basta bater todos os ingredientes com uma colher.
Essa medida tempera um prato de salada. Sirva à parte para as pessoas misturarem no prato.
MOLHO COM VINAGRE DE VINHO BRANCO
Ingredientes:
- 1 colher de vinagre de vinho branco
- 1 colher azeite de oliva
- 1 colher de mel
- sal, pimenta e sumo de limão a gosto
Preparo:
Para fazer o molho, basta bater todos os ingredientes com uma colher.
Essa medida tempera um prato de salada. Sirva à parte para as pessoas misturarem no prato.
Aprenda a usar as ervas em diversos pratos
As ervas possuem vários nutrientes, além de deixar carnes, saladas bem mais saborosas. Confira as receitas!
1) Farfale ao Molho do Chef
Ingredientes:
100 gr de macarrão farfale (gravatinha)
5 ml de azeite extra virgem
20 gr de tomate cereja
10 gr de tomatinho beluga
2 galhinho de manjericão fresco
1 pitada de sal
Modo de Preparo:
Cozinhe o macarrão e reserve. Em uma panela refogue o azeite com os tomates, o sal e, por último, o macarrão. Salpique com as folhas de manjericão fresco e sirva imediatamente.
2) Suco Refrescante
Ingredientes:
1 copo de suco de laranja ou de limão gelado
4 folhas de capim limão
6 folhas de hortelã
Mel ou açúcar a gosto para adoçar
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva imediatamente.
3) Papilote de Peixe com Ervas
Ingredientes:
1 filé de merluza
½ limão
½ cenoura cortada em tirinhas
4 raminhos de alecrim
4 raminhos de estragão
5 ml de azeite extra virgem
20 cm de papel manteiga
1 pitada de sal
Modo de Preparo:
Tempere o peixe com sal e limão e reserve. Em cima do papel manteiga coloque a cenoura, 2 raminhos de alecrim e dois de estragão. Coloque por cima destes ingredientes o filé de peixe e os outros raminhos. Regue com o azeite e feche o papel como um envelope. Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos. Sirva no próprio papel e deixe que os seus convidados abram ele na mesa.
4) Manteiga de Ervas
Ingredientes:
200 gr de manteiga (em temperatura ambiente)
2 raminhos de alecrim fresco
2 raminhos de estragão
2 raminhos de tomilho freso
½ molho de salsinha fresca
1 raminho de orégano fresco
Modo de Preparo:
Pique as ervas bem pequenininhas e misture-as na manteiga em temperatura ambiente. Em um papel filme, coloque a manteiga e a enrrole como um rolinho. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Sirva em pedaços por cima de carnes e outras preparações quente, o que fará com que ela derreta e libere um aroma incrível.
5) Filé em Crosta de Ervas
Ingredientes:
1 steak (bife de filé ou qualquer outro bife)
2 pães de sal
1 raminho de alecrim desidratado
2 raminhos de tomilho desidratado
½ molho de salsinha desidratado
1 raminho de orégano desidratado
1 pitada de pimenta do reino preta
1 pitada de sal
Modo de Preparo:
Torre os pães e moa, fazendo uma farinha de pão. Lave as ervas, seque e retire todas as folhas. Pique e leve ao forno para desidratar. Misture as ervas com a farinha e reserve tudo. Tempere o filé com sal e pimenta do reino (moída na hora) e grelhe rapidamente numa frigideira (neste momento ele tem que ficar ainda cru por dentro). Empane o filé na farinha e leve ao forno para assá-lo. Descore com 2 folhas de cebolinha fresca e sirva.
6) Smuth de Morango com Manjericão
Ingredientes:
1 potinho de iogurte natural OU 1 copo de suco de laranja CONGELADOS
10 morangos
10 folhas de manjericão fresco
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.
7) Azeite Aromatizado
Ingredientes:
500 ml de azeite extra virgem
1 galhinho de alecrim
1 galhinho de tominho
3 folhas de manjericão
Modo de Preparo:
Colocar o azeite em um vidro transparente e colocar as ervas dentro do mesmo. Deixe guardado por no mínimo 20 dias, agitando levemente o vidro todos os dias. Pode ser feito também com estas ervas separadas ou alho frito, orégano, cravo, canela, baunilha, etc. Use a sua imaginação e faça o azeite com o que você mais gosta!
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Biquíni Certo
Ir á praia é muito bom! As mulheres sempre ficam naquele Tabu de qual biquíni se ajusta melhor ao seu estilo e tipo de corpo nao é?! Tem algumas que rejeitam o maiô, mas, ele pode ser uma ótima opção! Hoje, mostro á voces qual o melhor modelo para seu ‘corpicho’ rs.
Seios pequenos:
Para realçar os seios, a dica é investir em peças com detalhes na parte de cima. “Plissados, brilhos, bordados e brocados dão a impressão de seios maiores”, ensina a consultora de moda e imagem Andrea Furco. Outro recurso muito eficiente para dar volume é usar os sutiãs com bojo – que levantam e dão forma ao busto.
Já a também consultora de imagem Milla Mathias é a favor de pouco tecido na parte de cima. Segundo a especialista, uma boa opção é o biquíni estilo cortininha. As cores também podem ser aliadas. “Use peças claras em cima e escuras embaixo. O tom mais claro chama mais atenção. Faça o oposto no caso de seios grandes”, ressalta Milla.
Seios grandes:
Quem tem os seios grandes deve ter como primeira preocupação o conforto. Para dar sustentação, é preciso investir em alças largas. A melhor opção, segundo Andrea, é a modelagem frente única. Já Milla acrescenta à lista o meia-taça sem bojo e o formato triangular – mas não o cortininha, esse deve ser maior e cobrir todo o seio.
Algumas grifes mostraram na última temporada tops grandes, que se assemelham aos usados em academias de ginástica. Para Milla, apesar de serem indicados para dar “firmeza” aos seios grandes, esses modelos são destinados à exportação e, dificilmente, cairão no gosto da brasileira. “Por aqui, independentemente da idade, as mulheres gostam de uma ‘marquinha’ bonita”, acredita a consultora.
Quadril estreito:
A sofisticação chegou à praia e não dá sinais de que irá embora. E, para você que tem o quadril estreito, o luxo está liberado. Segundo Andrea Furco, as calcinhas com detalhes na lateral, como pedras, aplicações, laços, bordados e brocados, chamam a atenção e “ampliam” o volume da região. Portanto, para quem se encaixa no oposto (quadril largo), melhor evitar biquínis com amarrações.
Quadril largo:
A dica principal é não usar biquínis muito apertados, que deixam, segundo Milla Mathias, o “bumbum saltando para fora da peça”. Nesse caso, vale o meio termo: “Nada de calcinhas muito grandes, pois chamam a atenção, nem tanguinhas”, explica. Os modelos mais indicados são aqueles com a faixa lateral mais larga – corte, aliás, que está em alta e é muito confortável.
As cores escuras também ajudam a disfarçar o tamanho do quadril. Outra estratégia envolve a peça superior. “Os biquínis tomara-que-caia e frente única aumentam visualmente os ombros, deixando o corpo mais proporcional em relação ao quadril”, ensina Andrea.
Cintura “reta”:
Quem não teve a sorte de nascer com uma “cinturinha de pilão” pode disfarçar o corpo retilíneo com os maiôs engana-mamãe (aquele em que a calcinha e o sutiã são unidos apenas por uma faixa frontal). “Os recortes dão uma sensação de curva para o corpo da mulher”, explica Milla.
Barriga ou estômago saliente:
Se as gordurinhas insistem em ficar no abdome, será preciso escondê-las durante o verão. O melhor modelo é o sunquíni – que possui calcinhas largas e cós alto. Já quem tem estômago alto, sem barriga notável, na opinião de Andrea Furco, deve evitar o sunquíni, pois “esse modelo vai cobrir a barriga magra e ressaltar o estômago saliente”. Nesse caso, o melhor é escolher outro tipo de biquíni que combine com o restante de suas características. Agora, se tanto o estômago quanto a barriga fugirem dos “padrões”, a consultora indica um belo e comportado maiô.
Costas largas:
Se esse for o seu caso, risque de uma vez por todas do seu guarda-roupa as peças com amarrações no pescoço. “Prefira os sutiãs com alças retas, que criam duas linhas verticais nas costas. Elas ajudam a diminuir a amplitude dessa parte do corpo”, ensina Milla.
Gordinhas:
O bom senso tem que ser o princípio básico para nortear a escolha de quem está acima do peso. “Maiôs com decote frontal em “v” costumam ser uma boa opção, além dos sunquínis”, afirma a consultora Milla Mathias. E muito cuidado com grandes decotes nas costas: eles podem realçar aquelas famosas “dobrinhas”.
Para Andrea, o tecido do biquíni ou maiô também pode ajudar. “A dica é usar biquínis de Jersey, que não marcam tanto o corpo”, indica. A especialista também recomenda ficar atenta à numeração. “Compre o biquíni do seu tamanho, nem maior e nem menor. O maior fica largo e deixa a impressão de um corpo flácido. O menor aperta e forma dobrinhas indesejadas”, finaliza.
Quanto às estampas, o mais aconselhável é evitar desenhos circulares. Prefira as cores escuras e as imagens simétricas.
Magrinhas:
Essas podem, e devem, segundo Milla, investir nas formas arredondadas. Com relação à modelagem, a única restrição é o sunquíni. “Ele cobre muito o corpo, o que provoca a impressão de que a mulher é ainda mais magra”, alerta.
E, já que gordura em excesso não é o problema, as magrinhas devem aproveitar para se esbaldar com os mais diversos modelos. “Vale tudo! Principalmente os biquínis micros”, diz Andrea.
Maiôs:
Apesar do maiô cobrir boa parte do corpo e não favorecer muito o bronzeado, promovendo “marcões” no lugar das sensuais marquinhas, a peça está caindo no gosto das brasileiras. Isso se deve, principalmente, à tendência seguida pela maioria das grifes de beachwear. Sendo sofisticado por natureza, o maiô se encaixa em situações em que você não ficará tão exposta ao sol, como uma festa à beira-mar.
Até para usar o maiô, porém, é necessário seguir algumas regrinhas. Veja as sugestões de Milla Mathias: o tomara-que-caia é para mulheres altas ou para quem possui o tronco mais longo que as pernas; quem estiver brigando com a balança deve optar por modelos mais “fechados”; já as peças cheias de recortes ficam boas apenas em quem está em boa forma.
Chá mate com limão!
Com esse calor em São Paulo nao tem como ficar só á base de água nao é?! Por isso aqui em casa, eu e minha irmã, sempre tentamos inovar nas bebidas geladas para nao ficar só á base de suco de saquinho rs.
Já fizemos uma limonada suiça maravilhosa e ontem quinta (19), fomos fazer de novo, mas aí decidimos no meio do caminho colocar chá mate
Vim ensinar pra voces a receita de Chá Mate com Limão em casa, anotem!
Ingredientes:
- 3 limões médios
- Chá mate de caixinha (aquele que ainda é granulado)
- quanto bastar de água para sua quantidade de mate
- açúcar á gosto
1) Descasque os 3 limões
2) Tire a camada mais grossa de ‘pele’ dos limões até ficarem quase na polpa
3) Corte os limões ao meio e coloque no liquidificador
4) Depois de fervido (sem açúcar), coloque o mate junto com os limões (a quantidade de mate será a quantidade do chá).
5) Bata os limões com o chá e açúcar á gosto no liquidificador até misturar tudo e ficar espumoso.
6) Penere o chá para nao ficar gominhos do limão. Coloque para gelar.
7 e Depois de bem gelado sirva em taças altas e decore com limão, pronto! O chá quando ficar paradado vai separar e uma parte ficará mais clara na parte de baixo do copo.
Meninas, o chá é muito bom, fica espumoso e muito refrescante! Recomendo em casa
beeeijo !!
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Máscaras Puket
Máscaras Puket
Fotos: Reprodução
Bem, por 20 reais, não custa tentar, né?!
Sobre quando ela descobriu que Homer era o homem de sua vida: "Bem, quando o médico disse que eu estava grávida, ouvi uma voz dizendo: 'esse é o homem que você vai se casar'. A voz era da minha mãe!".
Sobre os conselhos que ela dá para o seu filho Bart em relação às mulheres: "Eu digo 'você não vai encontrar nenhuma menina na prisão, que parece ser para onde você quer ir'".
Já Hugh Hefner, dono da Playboy, disse que : "Marge é a garota da casa ao lado que roubou nossos corações há 20 anos e os manteve em cativeiro desde então. Ficamos encantados por saber que ela queria estampar as páginas da nossa revista. Seu lado pitoresco é verdadeiramente impressionante".
Imagens: Reprodução
Adooooro!
Fotos: Reprodução
Engraçado, geralmente as meninas adoram se enfeitar nesta idade, mas eu acho que ela é uma mini-rebeldeFoto: Reprodução
Fofo demais, não?!