Do GG ao pp

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Atkins

O m�edico americano Robert Atkins criou nos anos 70 um m�todo alimentar que visa a perda de peso excessivo e a manuten��o do peso ideal.
A dieta Atkins � caracterizada por ter um muito elevado conte�do em prote�nas e gorduras e muito baixo conte�do em hidratos de carbono.
O Dr. Atkins chamou a aten��o para a responsabilidade dos hidratos de carbono da dieta na subida dos n�veis de insulina. � subida dos n�veis sangu�neos de insulina segue-se uma baixa dos n�veis de glicose no sangue que � acompanhada de sensa��o de cansa�o, perturba��es das fun��es cognitivas e fome intensa com apet�ncia para ingest�o de mais alimentos ricos em a��car.

O m�todo Atkins prop�e uma restri��o muito marcada da ingest�o de hidratos de carbono, obrigando o organismo a �ir buscar energia �s suas reservas� de gordura. A degrada��o de grande quantidade de gordura com o objectivo de fornecer energia para o trabalho celular gera a forma��o de grande quantidade de uma subst�ncia qu�mica no nosso organismo chamada �corpos cet�nicos�. � o que acontece com os seguidores do m�todo Atkins, raz�o porque este tipo de dietas � conhecido pelo nome de dietas cetog�nicas.
A distribui��o dos alimentos no m�todo Atkins � por ordem decrescente:

1- Abundante quantidade de todo o tipo de carnes, peixe e ovos
2- Legumes folhosos e hort�colas
3- Frutas de baixo conte�do de a��car
4- Leite e todos os seus derivados, azeite, oleaginosas, �leos vegetais e leguminosas
5- Muito reduzida quantidade de cereais.

A distribui��o por grupos de alimentos recomendada pelo Dr. Atkins obedece � seguinte pir�mide alimentar:
http://www.vivasaudavel.eu/fotos/editor2/piramide_g.jpgEsta pir�mide alimentar � em tudo oposta � pir�mide alimentar classicamente proposta