Do GG ao pp

sábado, 27 de junho de 2009

Boa medida para o tapete

Arquivo

Se possível, o ideal é que o tapete seja um pouco maior que o sofá, ou seja, que sobrem cerca de 10 cm a 15 cm nas laterais. A medida também ajuda a dar a sensação de alargar a sala. Parece bobagem, mas é um recurso a mais para ser aplicado em apartamentos pequenos.

Cozinha para lá, sala para cá

Arquivo

São cada vez mais comuns os projetos arquitetônicos com ambientes integrados. Porém, a cozinha muito devassada pode incomodar. Uma solução rápida e eficaz é colocar um biombo.

Misture estilos na decoração

Arquivo

Na arquitetura rústica, o uso de mobiliário de época, que inclui sofá, poltrona e tapete, chama a atenção pela ousadia. A mescla de estilos deu certo porque está bem dosada, sem a interferência de um terceiro gênero, que poderia quebrar a harmonia.

Disfarce com mantas

Arquivo
O sofá está feinho e sem graça? Experimente cobrir o assento e o encosto
com mantas. Mas escolha modelos com personalidade e marcantes,
que deixam claro o propósito. É bem melhor do que tentar passar
despercebido, pois dificilmente se consegue isso
Arquivo
Quer dar uma levantada no astral da sala sem gastar muito? Mantas
sobre sofás ou pufes podem resolver a questão. Aqui,
a manta ainda protege o estofado, de tecido claro, de possíveis
acidentes causados por crianças ou animais de estimação

Quadros no chão

Arquivo

Se forem de tamanho grande, telas, gravuras e fotografias enquadradas podem ser colocadas no chão, encostadas na parede, em vez de serem penduradas. Mas tome cuidado para, no lugar do despojamento, a ideia não remeter à bagunça e à falta de organização. Outra opção é apoiar o quadro em um aparador ou usar um exemplar pequeno sobre livros, na estante.

Texto na parede

Arquivo

Frases famosas, trechos de música ou de clássicos da literatura, como aparecem aqui, podem estampar paredes com o mesmo status de uma obra de arte.

Quarto: cada coisa em seu lugar

Arquivo

O porta-treco de ultrasuede, tecido que não enruga, foi executado sob medida. A peça conta com bolsões para revistas e cintas para fotos. Acima, outra dica legal: o trilho metálico com prendedores deslizantes. Projeto de Toninho Noronha.

Orquídea fora do vaso

Por Thaís Lauton

Carlos Cubi

Se o seu vaso de cerâmica quebrou, nem pense em desfazer-se dele. Aproveite parte da estrutura para amarrar uma orquídea. A dica é da paisagista Claudia, da La Calle Florida (tel. 11 9963-3099, São Paulo, SP; http://lacalleflorida.blogspot.com), que prendeu brotos de chuva-de-ouro e dendrobium nestas bolas, R$ 55, a grande, e R$ 45, a média (preços já com as orquídeas). Detalhe: como as peças têm furos, a água é mantida dentro delas, misturada a vitaminas. As orquídeas se encarregam de absorvê-la pela cerâmica, que é permeável.

Pintura deixa móvel novo

Arquivo

Bastou uma pintura para esta cama antiga remoçar. Antes de jogar um móvel fora, reflita se não há mesmo mais chances para ele, seja com uma nova pintura, um revestimento de tecido... Além de dar origem a uma peça única, o ato ainda resvala na consciência ecológica, pois evita que uma peça acabe no lixo.