Introdução

Se você tem diabetes tipo 2, a chance de também ter a síndrome metabólica é muito elevada. Juntas, elas podem ser fatais, a menos que você siga todos os passos para monitorá-las regularmente e mantê-las sob controle.

Em meados da década de 70, o Dr Gerald Reaven, do Centro Médico da Universidade de Stanford, descreveu uma doença a qual deu o nome de "síndrome X". Ele observou um conjunto de sintomas que foram associados a um índice muito alto de doença arterial coronariana. Tais sintomas eram pressão alta, intolerância à glicose, níveis altos de colesterol e de triglicerídeos no sangue. Elas também foram associadas à resistência à insulina e, conseqüentemente, a níveis de insulina muito elevados.
A síndrome metabólica, anteriormente chamada de síndrome X, está associada à diabetes tipo 2.
A síndrome metabólica, anteriormente chamada de síndrome X, está associada a diabetes tipo 2

A síndrome X agora é chamada com mais freqüência de síndrome metabólica ou síndrome de resistência à insulina. Desde a descoberta da síndrome X, foram feitos muitos estudos para tentar compreender o que a provoca.

Neste artigo, veremos a correlação entre a diabetes e a síndrome metabólica, que sinais devemos procurar e o que podemos fazer em relação a ela. Na próxima seção, analisaremos a ligação entre peso e síndrome metabólica.

Para mais informações sobre a diabetes, acesse os links a seguir.
  • Diabetes tipo 2: neste artigo você aprenderá sobre esse tipo de diabetes, que costumava ser chamado de "diabetes adquirida na vida adulta".
  • Sintomas da diabetes tipo 2 (em inglês): aqui você aprenderá sobre alguns sintomas e complicações da diabetes tipo 2 e aprenderá como tratá-los.
  • Diabetes: neste artigo você encontrará artigos sobre os vários tipos de diabetes, incluindo causas, diagnóstico, sintomas e tratamento.
Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., nem o autor, nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.