Do GG ao pp

domingo, 14 de junho de 2009


A exuberância de Danuza Leão, que já foi atriz e modelo e hoje é escritora e cronista, se reflete em sua casa: o vermelho da sala realça os quadros e objetos trazidos de viagens pelo mundo.
A empresária Ana Strumpf usou os tecidos e as almofadas estampados que são a marca de sua loja, a Garimpo Fuxique. Para ocupar a estante, ela decidiu intercalar livros e revistas com objetos, para dar um respiro na arrumação. Projeto de Tania Eustaquio.
Roberto Migotto caprichou na cobertura que a apresentadora Adriane Galisteu comprou no Rio de Janeiro. O closet, bem dividido, tem portas transparentes que ajudam a encontrar todas as roupas.
A atriz Débora Falabella optou por um papel de parede com estampa retrô para revestir sua sala de pé-direito duplo.
A apresentadora Ana Maria Braga adora passar os fins de semana em seu sítio. A sala ampla e integrada favorece o convívio entre os visitantes. Projeto de Zize Zink.
A cozinha do chef Olivier Anquier precisava ser prática, com tudo à mão. Por isso, nada de armários. Em sua “cozinha laboratório”, como ele mesmo a define, o chef testa receitas e também grava os programas de culinária para um canal de TV.
Esta sala tem a cara do dono: Marcelo Rosenbaum aliou o design consagrado das poltronas Warren Platner e Sergio Rodrigues à arte primitiva de Julio Cesar.
A artista plástica Isabelle Tuchband espalhou cores e peças de diferentes nacionalidades em sua sala, além de misturar estilos, unindo num mesmo ambiente poltronas Luís XV e a mesa Tulipa, de Eero Saarinen.


Quem entra na sala de estar do apresentador de TV Otávio Mesquita logo percebe a paixão do proprietário: o chassi de um carro de Fórmula 1 fica pendurado na parede com mãos-francesas especiais. Projeto de Fernanda Marques.
Sofá e poltronas são da Raiz Santa. O deque é de itaúba e o paisagismo leva a assinatura de Edice Carvalho.Sofá e poltronas são da Raiz Santa. O deque é de itaúba e o paisagismo leva a assinatura de Edice Carvalho.
As portas de correr  são da DA Design. O jardim é projeto da Cia. Da Terra.As portas de correr são da DA Design. O jardim é projeto da Cia. Da Terra.
Sofás: com arremate de bambu feito por Luiz Cabelinho
Almofadas: de Fernando Jaeger" width="364" height="467">
Sofás: com arremate de bambu feito por Luiz Cabelinho
Almofadas: de Fernando Jaeger
Aparador: de madeira (Tempo de Búzios)" width="311" height="467">
Aparador:
de madeira (Tempo de Búzios)

Sobrado alugado com a cara do novo morador

A casa antiga e bem conservada ganhou cor e personalidade nas mãos do designer, com móveis e objetos garimpados em lojas e entre amigos

Bookmark and Share
------
Tamanho da casa: 134 m²
Localização: São Paulo
Destaque: decoração investe em tonalidades queimadas e móveis garimpados em lojas de usados e feiras de antiguidades

Era apenas mais um imóvel para ser alugado em São Paulo, mas o designer Dipa Di Pietro enxergou algo além disso naquele sobrado do Jardim Paulista, bairro nobre da cidade. Ele procurava espaço, conforto e, claro, um lugar com aspecto vintage. "Foi paixão mesmo. Estava indo para uma reunião de negócios, passei na frente da casa por acaso... Tinha de ser minha", lembra Dipa, que há três anos ostenta seu endereço com orgulho. Sorte mesmo ele deu por encontrar um imóvel dessa idade (década de 1950) em perfeitas condições de uso e com uma atmosfera que casou tão bem com seu estilo de decoração, em que o uso de objetos pessoais valoriza a composição e cria uma intimidade sem igual.

-


Original e contemporâneo
Objetos únicos e composições fortes fazem um bom casamento em decoração quando os arranjos se resumem aos detalhes. Esse é o tom que norteia o sobrado de 134 m2, mais evidente no piso térreo, onde ficam as duas salas. Nada aqui foi comprado em conjunto ou pertence à mesma época. O resultado é uma agradável mistura de formas e cores. Alguns objetos chamam mais a atenção, como a mesa de madeira rústica herdada da família mineira, que testemunhou jantares, nascimentos, momentos de alegrias e tristezas. Trazida para a casa de Dipa, ela é sempre o centro das festas e reuniões - cumprindo a mesma função, mas agora em outro contexto. O que vale na hora de escolher um item para sua sala, segundo o próprio morador, é que ele tenha história para contar.

-


O rei do garimpo
Ter o olhar atento e criar novas funções para os tradicionais objetos são duas das habilidades comuns à profissão de Dipa que foram aproveitadas na decoração do sobrado. Confira outras dicas fornecidas por ele:
- Consumir todo tipo de informação. TV, revista, rádio, internet, cinema, livros, gibis, desenhos animados - tudo serve de inspiração.
- Visitar feiras de antiguidades e lojas de usados - aquelas onde os móveis ficam empilhados, mesmo. Esse caos ajuda a ver as peças por outros ângulos.
- Esteja sempre atento. Em um restaurante, por exemplo, observe as soluções em iluminação e tome como referência para sua cozinha ou sala de jantar.
- Exercite o saudosismo. Uma peça antiga, adaptada para uma função nova, perde o ranço do tempo e se torna exclusiva.

-

-


Vida ao ar livre
Acostumado a morar em apartamento, Dipa aproveitou a oportunidade de habitar uma casa para desfrutar dos espaços ao ar livre e integrá-los à parte interna. Foi o que fez na cozinha, que tem uma privilegiada visão do jardim com acesso direto por uma porta "sempre aberta aos amigos", conforme ressalta o morador. Atualmente na função de diretor de produto de uma multinacional, Dipa gosta de fazer o estilo à vontade, com a casa cheia de visitas, mas sem formalidades. Portanto, a decoração da compacta cozinha teria de passar por essa mesma receita: a mesa e o guarda-louça garantem o ar contemporâneo que reina na casa toda.

-

-


Praticidade com estilo
De mão-de-obra mesmo, Dipa só precisou providenciar a pintura das paredes e das esquadrias. Nenhuma parede veio abaixo, já que o novo morador teve a sorte de encontrar uma planta que se ajustasse às suas necessidades de solteiro. A parte social fica restrita ao piso inferior. "Para um festeiro como eu, que recebe muitos amigos, isso é básico", diz. No piso superior, a retirada de uma porta propiciou um dormitório
integrado ao closet e escritório. O outro cômodo transformou-se em sala de TV. Despojado, Dipa fez a opção por uma decoração clara nos dois ambientes íntimos, da cor das paredes aos tons dos móveis, favorecida com a entrada de luz natural pelas persianas externas de pinho-de-riga. Visualmente agradáveis, dispensam o uso de cortinas.

Esta matéria foi publicada no especial Primeira Casa da revista Casa Claudia.