Do GG ao pp

domingo, 28 de junho de 2009

O alimento mais completo do planeta



Você com certeza já ouviu ou ainda vai ouvir falar muito dela. A quinua (ou quinoa) é uma planta da família do espinafre, originária da região dos Andes, e melhor cultivada nos altiplanos e vales altos da Bolívia. Há mais de oito mil anos, é tido como sagrado pelos incas, e tem ganhado a atenção mundial por seu altíssimo valor nutricional.

Considerada recentemente pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o alimento mais completo do planeta, esse pseudo cereal é uma excelente fonte de proteína, contendo em sua composição 20 aminoácidos, incluindo todos os essenciais, ou seja, aqueles que nosso organismo precisa, mas que não consegue produzir sozinho. Por isso, é o alimento perfeito para vegetarianos, que não consomem produtos de origem animal, onde são encontradas as maiores fontes de proteína e praticantes de atividade física que querem aumentar o volume dos músculos e, devido à ausência de glúten, se torna uma boa alternativa para os celíacos.

Além disso, o conteúdo de minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro e zinco é muito maior quando comparado com outros cereais, como o arroz, por exemplo. E não para por aí! Esse grão também é fonte de vitaminas A, B1, B6 e em menores quantidades, vitaminas C e E, fibras, carboidrato de baixo índice glicêmico, que impede que a glicose aumente muito rápido no sangue e ômega 3 e 6, a gordura do bem que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

Agora é só correr para o supermercado e começar a desfrutar de todos esses benefícios. A quinua pode ser encontrada sob a forma de flocos, grãos e farinhas, além de derivados como macarrão e barras energéticas. E para quem ainda não sabe como utilizar o grão, selecionamos uma receita para que você possa incluir esse excelente alimento na sua alimentação. Use a imaginação e crie você também a sua receita!

Receita de Risoto de quinua com tomate e queijo :

Ingredientes

350gr de Quinua
1 Cebola
4 Tomates
200 ml vinho branco
600 ml caldo de vegetais
250gr de espinafre

Modo de preparo

Corte a cebola em fatias finas e refogue em água até ficarem transparentes.
Junte a QUINUA e esquente até que os grãos absorvam todo o líquido.
Junte os tomates descascados e picados, junte o vinho e cozinhe em temperatura media até que a QUINUA absorva todo o liquido.
Junte o caldo de vegetais aos poucos e cozinhe em fogo baixo.
Lave o espinafre e juntar com alho, cozinhe suavemente até que o líquido evapore.
Junte o espinafre com o risoto de QUINUA .
Tempere com sal, pimenta e noz moscada, 150gr de queijo branco ou queijo de cabra ralado ou parmesão, salpique no risoto pronto e servir.
Fonte:
www.dietacerta.com.br