Do GG ao pp

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Cápsula de cártamo transforma seu corpo

Cápsula de cártamo transforma seu corpo

À base de óleo de cártamo, a pílula reduz o apetite, queima gordura, enrijece os músculos e ainda combate o colesterol


Cápsula de cártamo

O cártamo acelera a perda de peso e tonifica o corpo
Foto: Getty Images

A origem

Das regiões áridas da Índia, o cártamo é cultivado há mais de 2 mil anos. "Seu nome técnico, Carthamus tinctorius, vem do hebraico e pode ser traduzido como 'tingir com tinta', devido ao corante alaranjado obtido das suas flores", explica Andréa Cristina de Oliveira, farmacêutica e fitorepeuta, de São Paulo.

A utilização

Parente do girassol, o cártamo é uma planta com altos teores de óleos (cerca de 40%) em suas sementes. O extrato pode ser usado na alimentação (em forma de cápsulas), na formulação de cosméticos e até na indústria bioquímica, na produção de biodiesel, além das propriedades corantes de suas flores.

Os benefícios

Obriga o corpo a queimar gordura acumulada Libera uma substância que reduz o apetite, enviando rapidamente ao cérebro a informação de saciedade Faz com que a musculatura seja definida mais depressa Trata e previne celulite por atuar na camada intradérmica da pele Dá mais energia.

O que é ácido linoléico?

Trata-se de um ácido também chamado de ômega 6. Ele tem sido cada vez mais pesquisado por profissionais das áreas da saúde e nutrição porque possui partes que, quando misturadas, formam o chamado CLA (sigla em inglês para ácido linoléico conjugado), um outro ácido que queima gordura e tonifica os músculos - por falta de pesquisas sobre seus efeitos no corpo, é proibido no Brasil. Dessa forma, o ácido linoléico, encontrado naturalmente em carnes vermelhas, laticínios e em óleos como o do cártamo, é a opção legal e saudável para obter-se os mesmos resultados do seu "irmão" fora da lei.

Como ele age no corpo?

Nas cápsulas vendidas à base de óleo de cártamo, o ácido linoléico funciona como o CLA, "que age nos espaços inter e intramusculares e dérmicos do corpo", de acordo com Jessica Coslovich, farmacêutica da Via Farma Importadora, em São Paulo. Uma de suas funções é inibir o aumento do tecido adiposo. "O organismo passa a acumular menos gordura, forçando o corpo a queimar aqueles famosos pneuzinhos, além de acelerar a definição muscular", explica a nutricionista Fernanda Ferreira Corrêa.

O que é ácido oléico?

Outro ácido graxo conhecido como ômega 9. Encontrado principalmente no azeite de oliva, está no grupo dos "óleos do bem". Como ele age no corpo? "Além de ajudar a manter os níveis de colesterol dentro dos limites normais, esse ácido desempenha um papel fundamental na síntese de hormônios, regulando os processos metabólicos do organismo", explica Flávia Bulgarelli Vicentini, nutricionista da Casa Movimento, em São Paulo. Fora disso, ele ajuda a controlar a fome e o peso corporal. Estudo da Universidade da Califórnia (EUA) descobriu que o oléico estimula a produção do lipídio oleiletanolamida, substância que reduz o apetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o "mau colesterol".


Informações úteis
O jeito certo de tomarVocê deve ingerir uma cápsula duas vezes ao dia, meia hora antes das refeições. "O óleo de cártamo acelera o processo de emagrecimento e tonificação muscular e deve acompanhar uma dieta e exercícios", pontua a fitoterapeuta Andréa Cristina de
Oliveira
ContraindicaçãoGrávidas, lactantes, diabéticos e crianças não devem tomar
Onde encontrarAs pílulas são vendidas em lojas de produtos naturais e, principalmente, nas de suplementos alimentares. Há inúmeras marcas, nacionais e importadas, disponíveis no mercado. Procure pelas siglas CA, LA e CL: as três identificam produtos à base de óleo
Preço médioCerca de R$ 90 a embalagem com 120 cápsulas*

* Preço pesquisado em maio de 2009

Importante!

Recentemente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de quatro marcas de suplementos à base do óleo de cártamo. Nesses lotes, foram encontradas quantidades de CLA (ácido linoléico conjugado) superiores a 70% da composição do produto. Assim, ao adquirir cápsulas com o óleo da planta, além de verificar se na fórmula não há mais do que essa quantidade de CLA, busque SEMPRE pelo selo da Anvisa.