Do GG ao pp

sábado, 4 de julho de 2009

Dica de fitness para ficar com corpão

HIPERTROFIA X DEFINIÇÃO MUSCULAR

Um dos sinais mais aparentes dos resultados do treinamento de musculação é o aumento do tamanho dos músculos, comumente chamado de HIPERTROFIA.

A HIPERTROFIA é uma adaptação do tecido muscular a qualquer estímulo que o submeta a um esforço além das condições de repouso. Seja carregando um saco de cimento, ou realizando um treino de musculação. Más, a qualidade deste estímulo, é que faz a diferença quando os objetivos possuem um caráter estético ou visam à melhoria da aptidão física.

Através de um treinamento bem orientado, é possível controlar a HIPERTROFIA muscular, direcionando a cada objetivo, seja no treinamento de iniciantes, até níveis avançados de treinamento.

Quanto ao grau de desenvolvimento das fibras musculares, pode variar de acordo com a intensidade do estímulo (carga), o volume (repetições) e os intervalos (tempo) de recuperação do músculo.

O treinamento objetivando a DEFINIÇÃO MUSCULAR, está relacionado a exercícios onde há uma maior mobilização das fontes de gordura corporal (exercícios aeróbicos), combinados ao aumento da seção transversa do músculo, acarretando um maior tônus muscular ao invés de um maior volume do mesmo.

O treinamento visando a DEFINIÇÃO MUSCULAR depende de várias adaptações e mudanças estruturais tanto no tecido muscular, quanto no tecido adiposo.

Nem todos os fatores responsáveis pela HIPERTROFIA e pela DEFINIÇÃO MUSCULAR já foram desvendados. Sabe-se que a combinação entre uma dieta balanceada, avaliações físicas sistemáticas, exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, natação,...) e exercícios resistidos (musculação), tem sido o caminho mais rápido para o ganho de maiores níveis de massa muscular (HIPERTROFIA) e de redução dos níveis de gordura corporal (DEFINIÇÃO MUSCULAR), portanto, mãos a obra e bons treinos!