Do GG ao pp

sábado, 4 de julho de 2009

FARINHA OU EXTRATO DE FARINHA DE FEIJÃO-BRANCO

Veja como preparar receitas com grãos

Tamanho da letra

Confira abaixo o passo a passo das receitas que foram ao ar no programa "Grãos na alimentação" no Globo Repórter desta sexta-feira (3).


Lave o feijão com água e seque no sol ou sobre papel toalha. Quando estiver bem seco, coloque no liquidificador e bata o máximo possível. Depois, passe o feijão triturado por uma peneira. Se quiser mais fino, devolva ao liquidificador e peneire novamente.


A parte que sobrar na peneira é a sobra ou farelo. Tem as mesmas propriedades da farinha e pode ser usada em qualquer receita, como, por exemplo, em pães, misturada a farinha de trigo.

Em geral, 1 kg de feijão branco rende aproximadamente 200 gramas de farinha.


PÃO COM FARINHA DE FEIJÃO-BRANCO


Ingredientes

10 colheres de farinha de trigo
3 colheres de farelo ou farinha de feijão-branco
6 colheres de água
1 colher de cafezinho de fermento
Uma pitada de sal e uma de açúcar

Modo de preparo

Misturar tudo até formar uma massa lisa. Colocar em uma forma e deixar descansar por 30 minutos. Depois disso, com a massa crescida, faça bolinhas, pincele com óleo de oliva e jogue um pouco de farinha de trigo por cima.

Por último, faça um corte em forma de "x" no centro da bolinha e coloque no forno por mais ou menos 15 minutos. Forno deve ficar a 180ºC, forno médio.


SALADA DE FEIJÃO-BRANCO


Para preparar basta misturar os seguintes ingredientes:

Feijão-branco cozido
Tomate picado
Cebola picada
Pimentão picado
Molho vinagrete de limão
Azeite de oliva
Sal
Pimenta do reino, o chamado citronet



MOLHO CITRONET PARA A SALADA DE FEIJÃO-BRANCO


Para cada três partes de óleo de oliva misture uma parte igual de suco de limão siciliano. Você pode colocar sal e pimenta a gosto. Misture bem e jogue sobre a salada.


LENTILHA AL DENTE


Faça uma pequena trouxinha com papel alumínio ou papel manteiga. Dentro, coloque a lentilha, use a mesma quantidade como se fosse cozinhar na panela. Misture com temperos que você mais goste: cenoura, pimentão, sal ou azeite. Coloque caldo de legumes ou água – bem pouquinho, só para cobrir o alimento.

Feche bem o pacote bem, para criar vapor, e coloque em forno baixo por 45 a 50 minutos. Você pode usar outros grãos em várias misturas, como arroz integral, ervilha ou o que você desejar.


PIPOCA DE AMARANTO


Ingredientes

1 colher de sopa de grão de amaranto integral

Modo de Preparo

Coloque uma colher de sopa de grãos de amaranto em uma frigideira ou panela (sem adicionar óleo à panela). Leve ao fogo baixo até que grande parte dos grãos se torne branca. Esse processo deve durar de 10 a 30 segundos aproximadamente. A pipoca pode ser servida dessa forma ou juntamente com outros ingredientes ou preparações.


PAÇOCA DE AMENDOIM COM FARINHA DE PIPOCA DE AMARANTO

Ingredientes

1 ½ xícara de chá de amendoim torrado
1 ½ xícara de chá de farinha de pipoca de amaranto
1 ½ xícara de chá de açúcar
1 colher de café de sal

Modo de Preparo

Triture a pipoca de amaranto no liquidificador ou em um processador de alimentos até que se forme uma farinha homogênea. Misture aos poucos todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos até que tudo esteja triturado e bem fino. Se necessário, desligue o liquidificador e ajude a misturar os ingredientes com uma colher.

Coloque em forminhas de paçoca e aperte bem para ficar bem compacta. Retire da forma e sirva.