Do GG ao pp

domingo, 5 de julho de 2009

Inverno: não entre nesta fria


Com o friozinho da estação por perto, não dá outra: a fome aumenta e, por isso, necessitamos de alimentos altamente energéticos. Saiba, então, como fazer as escolhas certas

Valéria Goulart
Foto:Shutterstock e Divulgação
Valéria Goulart
Médica,Nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN)

Nesta época do ano, todo o cuidado é pouco. Como o nível de serotonina - hormônio que controla a ansiedade, depressão e obesidade - fica em baixa no corpo, precisamos aumentá-lo para sentir maior sensação de saciedade, prazer e bemestar. Ingerir, portanto, alimentos como tomate, banana e chocolate nos ajuda a equilibrar a produção dessa substância e, consequentemente, a nos manter equilibradas. Mas cuidado: chocolates e bananas são alimentos calóricos e, quando consumidos em excesso, fazem mais mal do que bem.

Mas, então, o que fazer? Fugir, por exemplo, de um fondue em pleno inverno? Jamais! A saída é optar pela "versão light". Compre queijo feito com leite desnatado ou prefira os branquinhos. Lembrese: quanto mais amarelo, mais engordativo será esse laticínio. Se o fondue for de frutas, abuse do morango, da uva e do abacaxi.

Foto:Shutterstock e Divulgação

No dia a dia...
... Corte os jantares pesados e invista em sopas leves com legumes variados. E não se esqueça: evite molhos, queijo ralado e creme de leite em sua preparação. Pães como acompanhamento, nem pensar! ... modere a ingestão de doces. Troque-os, SEMPRE, por frutas. Maçãs ou bananas, aquecidas no forno ou no micro-ondas, com canela, ficam uma delícia.

... Evite o excesso de bebidas alcoólicas, mesmo que seja vinho. O correto é apenas uma taça por dia. Ele funciona como desentupidor dos vasos sanguíneos e faz bem ao coração.

... Tome chá quente de erva-cidreira, chá verde e chá preto da Índia, pois eles ajudam a inibir a fome. O de gengibre aumenta o metabolismo em 20%. Outra dica interessante é mascar chiclete sem açúcar após o almoço. Segundo um estudo recente da Universidade da Louisiana (EUA), ele ajuda no combate da fome por doces e também melhora, sensivelmente a preguiça.

Olho-vivo nos hábitos!
- No inverno temos o costume de beber menos água. O organismo, porém, continua com a necessidade mínima diária de 1,5 litro para produzir calor e obter o funcionamento normal dos órgãos. Para facilitar, ande com uma garrafinha de água dentro da bolsa.

- Não fique mais de três horas sem comer para não atacar a geladeira depois. Tenha sempre barrinhas de cereais, biscoitos integrais e frutas dentro da bolsa.

- Para complementar, dê um chega pra lá na preguiça e no corpo mole. Faça três vezes na semana uma caminhada alternada com corridinhas. Assim, você irá queimar 30% mais calorias do que com a corrida propriamente dita.

Lembrete: jamais desanime se a ideia é emagrecer e não obtiver o resultado desejado. Se conseguir ao menos manter o seu peso nesta estação congelante, tenha a certeza de que isso já será um grande passo!