Do GG ao pp

quarta-feira, 22 de julho de 2009

MINERAIS

O papel preponderante desenvolvido pelos minerais no nosso corpo vai desde a constituição de ossos, dentes, músculos, sangue, células nervosas, até na formação de hormônios, na manutenção do equilíbrio hídrico etc.

Existem mais de 20 minerais que são essenciais à saúde, como o cálcio, o ferro, o sódio, o potássio, o fósforo, o zinco, o cloro, o magnésio etc.

A dieta básica do brasileiro não supre as necessidades de minerais, como cálcio, ferro, zinco, selênio e magnésio, o que pode afetar o desenvolvimento físico e mental das crianças, acelerar o envelhecimento e aumentar a incidência de inúmeras doenças.

O cálcio, por exemplo, encontrado nos laticínios, brócolis, sardinhas, mariscos, ostras, repolho crespo, folhas de nabo e mostarda, não atinge mais de 75 mg de consumo diário, enquanto que o ideal é ingerir 800 mg.

Esta deficiência pode ocorrer até mesmo para o magnésio, mineral abundante na natureza, cuja falta no organismo causada por alterações alimentares é considerada rara. Porém, o que acontece principalmente na dieta de mulheres, crianças e idosos, que por terem um menor consumo de calorias também consomem menos feijão, fonte principal do mineral.

O zinco e o selênio são necessários para o aproveitamento das proteínas e o reforço da musculatura, além de retardarem o envelhecimento.

Carnes, fígado, ovos, peixes e frutos do mar são boas fontes de zinco. Enquanto o selênio estaria presente em vegetais, cereais e produtos de origem animal, se não fosse a pobreza do solo brasileiro para este mineral.

A anemia não é a única conseqüência da falta de ferro. Dificuldades na concentração e no aprendizado e alterações imunológicas são outras graves repercussões.

A ingestão inadequada dos minerais inibe a função celular, o que a longo prazo pode predispor a osteoporose, baixar a imunidade, causar doenças degenerativas, tumores e problemas de crescimento em crianças. Para evitar essas conseqüências, é necessário ingerir todos os nutrientes de maneira equilibrada, já que os minerais atuam de forma conjunta. Não adianta saturar uma pessoa de ferro para combater a anemia se não der zinco na quantidade suficiente para fazer a síntese protéica. Por outro lado, o excesso de um mineral também pode se revelar inútil, devido a competição entre eles, há uma grande quantidade de ferro de origem vegetal na dieta brasileira, mas só 3% são absorvidos, a causa é o baixo consumo de vitamina C e de zinco, além de constantes verminoses, comuns na população mais pobre.

Dicas para Garantir maior Aproveitamento do Minerais

  • associar o consumo de alimentos ricos em cálcio e ferro com alimentos ricos em vitamina C.
  • evitar tomar café ou chá em quantidades excessiva, bem como ingeri-los logo após as refeições.
  • evitar utilizar achocolatados e café no leite, pois estes competem com o mineral, não propiciando uma boa absorção.