Do GG ao pp

terça-feira, 28 de julho de 2009

Pare de se enganar e emagreça de uma vez

Remédios e compensação só atrasam os resultados da dieta


Ficar sem tomar café da manhã e comer duas ou até fatias de bolo de chocolate lá pelas 10h. Esticar o treino em 15 minutos e atacar um pacote de biscoitos recheados. Deixar de almoçar e jantar num rodízio de pizza. Esses são apenas alguns exemplos na rotina de quem vive procurando uma brecha para escapar do regime.

"O problema é que a reeducação alimentar só acontece de verdade quando seu organismo, realmente, fica acostumado a novos hábitos", afirma a chefe da equipe nutricional do MinhaVida, Roberta Stella. "Enganar seu organismo é uma tarefa impossível", completa a personal diet do instituto Saúde Plena, Daniela Cyrulin. Segundo ela, o maior erro de quem vive tentando emagrecer é passar o dia calculando compensações em vez de assumir de vez uma vida mais leve.

Regime versus Remédios
Sabe aqueles remédios que prometem eliminar os quilinhos a mais? Quando indicados por médicos, eles podem até ajudar na luta contra a balança. Mas nada de acreditar que eles fazem todo o trabalho sozinhos.

"A perda efetiva de peso acontece com a junção de dois fatores: atividade física e cardápio equilibrado. Drenagem linfática e tratamentos estéticos também funcionam, mas eles têm papel coadjuvante na luta contra a balança", diz Daniela.

Já os remédios desempenham uma função importante principalmente no começo, dando uma mexida no seu metabolismo. Mas o controle é fundamental ou seu organismo se acostuma com as drogas e passa a depender delas para que o peso permaneça estável. "Há ainda a dependência psicológica. Tem gente que já aprendeu a comer direito, mas fica em pânico sem remédios para emagrecer, mesmo sofrendo com os efeitos colaterais deles", afirma Roberta Stella.

A personal diet lembra ainda situações em que as fórmulas são usadas como muleta: a pessoa não aprende a se alimentar corretamente enquanto faz o tratamento com remédios. Assim, quando interrompe o consumo, engorda.

Assalto a geladeira na madrugada
Seguir o regime durante o dia e fazer uma limpeza na geladeira, na madrugada, é um dos perigos que assombram quem deseja perder peso. E os resultados podem ser desastrosos. "Durante a noite, gastamos menos energia, então o acúmulo de gordura é maior", diz a nutricionista do instituto Saúde Plena. "Além disso, essa comilança noturna é marcada pela ingestão de muitas calorias, já que ninguém assalta uma saladinha, mas bolo, latas de leite condensado e barra de chocolate", completa. Resumo do enredo: um estrago para o regime, mesmo para quem segue tudo certinho durante o dia.

Compensar
O ideal mesmo é não abusar, mas a nutricionista do MinhaVida afirma que, em casos especiais, compensar o abuso no dia seguinte pode ser uma boa idéia. Mas isso deve acontecer raramente. Se vamos a alguma festa ou atacamos aquele doce na nossa TPM, o ideal é compensar durante o resto do dia ou no dia seguinte. Economizar calorias com um lanche um suco, mini cenourinhas, talos de erva doce e pepino, por exemplo. Mas, se o abuso durou um dia todo, o melhor é compensar no dia seguinte com uma dieta desintoxicante: muito líquido, iogurtes, vegetais e proteínas magras. Só não vale ficar de jejum ou muitas horas sem comer, isso só atrapalha o bom funcionamento do nosso organismo e prejudica ainda mais a dieta , Daniela dá a dica.

Os principais erros
- Ficar muitas horas sem se alimentar
- Fazer regimes da sopa ou do suco: (tomar sopa no almoço e no jantar ou suco o dia todo o que resulta em perda de sais minerais, vitaminas e principalmente massa muscular, além da sensação de fraqueza e mau humor)
- Trocar refeições por doces (acumulam gordura localizada além da ameaça do colesterol alto)
- Não comer carboidratos com medo de que eles as façam engordar (na proporção certa e ingerindo os carboidratos complexos, como arroz, macarrão integral, legumes, cereais, você ganha energia, bem-estar e perde a vontade de comer doce).