Do GG ao pp

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Algumas boas idéias de moda para quem está acima do peso


Alexandre Schneider/UOL

A sobreposição afina a silhueta. Terno da coleção verão 2009 de Gloria Coelho

A sobreposição afina a silhueta. Terno da coleção verão 2009 de Gloria Coelho

Pela minha experiência pessoal e de minhas amigas, e também depois de ter lido as diversas perguntas das internautas mais gordinhas, percebo que normalmente as mulheres acima do peso sofrem muito. Sentem-se rejeitadas, feias, fora de moda, velhas. Acho que antes de comprar uma roupa nova, a mulher que se sente assim deve se olhar no espelho e analisar seu corpo racionalmente. Experimente vários modelos de roupa, lingeries diferentes e também se olhe sem roupa. Quais os tipos de look que ficam melhor em você? Sua lingerie está apertada, marcando nos elásticos? Seu corpo está flácido, sem vida?

Se você, depois desta análise racional, chegar à conclusão que esta se sentindo realmente mal com seu corpo, não tem jeito. As roupas não vão solucionar os seus problemas. Podem ajudar, mas não vão resolver. O melhor que você tem a fazer é tomar a decisão de mudar. Se mexer é um bom começo. Dançar, caminhar, lutar, andar de bicicleta, sei lá, fazer algum tipo de exercício. Para ajudar, procure se alimentar direito. Sem maluquice e com orientação médica e/ou psicológica.

Esqueça por um tempo as roupas e invista num programa de reeducação geral. Os spas podem ser uma boa opção, já que oferecem profissionais especializados. Não tem milagre: se estiver com esse problema, vai por mim, não prolongue seu sofrimento. Aproveite esse momento e mude seu estilo de vida.

Sou gordinha e sou feliz assim

Se este é o seu caso, vamos ao trabalho. Quais os pontos altos do seu corpo? Dê uma olhada. Normalmente o colo, os ombros e para algumas, as pernas são pontos bons para serem destacados. Decotes, ombro-a-ombro e pernas à mostra podem ser bons recursos para você. Repare se tem cintura ou se é reta, se tem braços finos ou gordinhos, se as pernas são longas ou curtas ou se o tronco é curto ou longo. E os quadris, são largos para os lados, ou tem bumbum arrebitado atrás? Busto grande ou pequeno? Alta ou baixa?

Dicas gerais

Muita gente já está careca de saber, mas tudo bem. Nunca use roupas coladas demais. Mesmo que você se sinta uma "gostosa" isso é muito feio, não fica bom em ninguém. Prefira o seu tamanho certo, sem ficar largo nem apertado. O outro extremo também é péssimo. As roupas largonas, tipo "barraca". Se você se sente bem com o seu corpo, não tem porque se esconder. As roupas muito largas cobrem as curvas do corpo e a gente fica muito sem forma. A não ser, é claro, que você seja uma mulher incrivelmente estilosa usando um caftan incrível da Neon. Aí, abalou.

Cores e estampas

As estampas muito grandes e coloridas tendem a chamar a atenção, engordam um pouco, então, pense bem antes de escolher uma dessas. (A não ser no mesmo caso acima, da "mulher Neon", aí pode.) Listras horizontais também ampliam os volumes. Isso todo mundo já sabe, mas não custa repetir. Prefira as estampas delicadas e sutis.

Cores contrastantes também têm um efeito visual de aumentar os volumes. Procure combinações mais amenas. As cores escuras favorecem, ao contrário das mais claras. Evite o preto total todos os dias, fica monótono demais. Se você é gordinha evite as cores pastel: rosinha, azulzinho, amarelinho; elas tendem a infantilizar o look.

Tecidos

Cuidado com as malhas. Às vezes elas marcam muito. Se for usar este tipo de material não use uma peça muito justa e tome cuidado com as marcas causadas pelos elásticos apertados. Prefira os tecidos leves, não muito encorpados, pois estes criam muito volume e deixam o look pesado.

Eu não sou gordinha, estou gordinha

Pode ser que você esteja num momento de transição, ou porque teve filhos, ou porque passou por algum problema pessoal ou de saúde, ou mesmo porque não teve como cuidar de si mesma nos últimos tempos. Se este é o seu caso, possivelmente não deve ter um guarda-roupa orientado para o seu tamanho e deve estar evitando comprar roupa, porque pensa em emagrecer logo. Não sofra mais do que precisa, use as dicas da coluna e monte um guarda-roupa básico. Junte a ele acessórios incríveis (sapatos, bolsas, lenços, bijuterias) umas peças divertidas e charmosas e por enquanto não pense que está gorda. Arrase no make, cuide de seu cabelo e quando der, você emagrece.

Conselhos para quem está acima do peso

Braços gordinhos: prefira as peças com mangas, mesmo que curtas. Evite regatas e mangas bufantes ou apertadas com elástico.

Busto grande: nunca use golas muito altas e abuse dos decotes "V" .

Barriga: Não use nada grudado na barriga. Bom pra você são as batas e recorte império, soltas na barriga. Serve para blusas, casacos e vestidos.

Quadril largo: se tiver cintura fina, use a combinação, justo na cintura, soltinho no quadril, com tecidos leves. Prefira as calças mais baixas e nunca use bolso faca.

Pernas grossas: Prefira as pantalonas (que estão na moda!!) e evite as calças curtas e afuniladas. Evite a todo custo o estilo "calça apertada curta e afunilada com mule". É muito feio!

Para alongar a silhueta, lance mão das sobreposições "abertas", como um casaco aberto sobre vestido.

Estando ou sendo gordinha, use as roupas a seu favor sem medo de ser feliz.

Como usar estampas e saber combiná-las no dia-a-dia

Alexandre Schneider/UOL

Detalhe para a estamparia bem cuidada da Cantão

Detalhe para a estamparia bem cuidada da Cantão

O desejo de decoração e ornamentação é uma constante na história do homem. A utilização de desenhos na decoração do corpo já apareceu mesmo antes da fabricação dos tecidos. Já a técnica da estamparia também é antiga: acredita-se que no seu início, os tecidos tenham sido estampados com as mãos. A estampa "paisley" ou "cashmere" tem essa origem: uma impressão com a mão fechada, criando um desenho que se parece com uma semente. Outras técnicas também foram sendo incorporadas, como a pintura com pedaços de madeira ou com pêlos de animal.

Segundo Dinah Bueno Pezzolo, em seu livro "Tecidos: histórias, tramas, tipos e usos" (Editora Senac), a estamparia teria início na Ásia, mais precisamente na Índia e na Indonésia. Os mercadores começaram a trazer para a Europa estes tecidos, que foram muito apreciados, portanto tiveram a idéia de encomendar tecidos estampados com motivos de gravuras européias. Esses belos tecidos eram exclusivos das classes altas e foram se tornando objeto de desejo.

Estamparia hoje

Hoje as técnicas de estamparia se ampliaram proporcionando aos criadores e consumidores um grande leque de opções. As estampas podem servir para criar uma identidade para a marca, com é o caso da Pucci, por exemplo, conhecida especialmente por sua estamparia psicodélica. No Brasil as grifes Neon ou Adriana Barra também ficaram conhecidas pela estamparia especial e bem elaborada. Outra marca notória por sua padronagem é a Louis Vuitton, que se utiliza do seu logotipo como marca registrada.

Os estilistas também usam as estampas para ajudar a apresentar seus temas, para contar suas histórias. Este é o caso de Ronaldo Fraga, que ilustra suas idéias com uma estamparia muito original.

O Brasil

A estamparia contemporânea brasileira é muito bem desenvolvida. Segundo Marie Ruckie, professora do Instituto Berçot de Paris, os brasileiros têm um jeito muito criativo de combinar estampas e cores.

As últimas coleções, no entanto, não têm vindo tão estampadas quanto antes. Percebe-se uma tendência de estamparia mais tradicional, como o xadrez (às vezes como padronagem), as listras ou os florais românticos. Na contramão desta tendência existe ainda uma linha bem exuberante e colorida, com motivos figurativos, vindos da ilustração, ou geométrico-primitivos, evocando a estamparia dos anos 80.

Como usar

O estilo exuberante deve ser usado com bijuterias grandes, em peças soltas, com tecidos leves e, de preferência, numa única opção de estampa.

Se for misturar estampa e tecido liso, tente não brigar com as cores. Perceba qual a predominante e combine o liso a partir dela. Não precisa ser a mesma cor, mas elas devem se conversar. Uma estampa também não deve brigar muito com as outras, ainda que não apareça tanto.

Uma boa novidade, na maneira como se usa a estamparia hoje são as misturas. Listras com xadrezes podem ser um bom começo para ir experimentando. Outra boa pedida são os florais, que ficam muito bem se misturados entre si. Preste atenção às cores, tentando criar uma harmonia entre elas. Perceba também o tamanho das flores e o caráter que elas têm. Misture as pequenas e românticas, por exemplo, ou as bem miudinhas, de fundo claro ou escuro. Ficam bem graciosas. Você pode também vestir uma camisa xadrez sobre um vestido florido, fica meio grunge, divertido.

A estampa pode fazer com que você fuja da monotonia do cotidiano, trazendo um pouco de fantasia para o seu dia-a-dia. Divirta-se!


Esta coluna procurou ajudar nossas internautas Raquel, Ana Clara Palhares, Maria José, Maria Beatriz, Maria Cristina Barros Márcia, Laís, Maria Alice de Vicentis Freire, Ana Carolina Goyanna, Adriana, Bárbara, Kátia Aparecida Assunção, Ana, Fernanda, Annelicy e Fanny, que gostam de estampas mas têm dúvidas quanto à maneira de usá-las.

Fonte: Tecidos - História, Tramas, Tipos e Usos, de Dinah Bueno Pezzolo (Senac SP)