Do GG ao pp

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Aprenda com os cariocas como parecer descolado e descontraído


Estar sempre alinhado numa das cidades mais quentes do Brasil não é tarefa fácil. Ainda mais freqüentando ambientes profissionais ou formais, sem perder a pose. São esses alguns dos desafios do homem carioca, então vamos aprender com eles como aliar descontração e elegância?

Fotos: O estilo dos homens cariocas

Rogério Canella/UOL

Rogério Canella/UOL

Camisa xadrez sequinha, curta e sem muito volume e bermuda grande, criam uma proporção interessante


Nonchalence
A primeira lição que a gente tira dos cariocas é a nonchalence, um termo em francês que traduz um pouco esse jeito à vontade, de não estar nem aí. Sabe como? Não dá pra parecer muito arrumadinho, nem muito produzidinho. Tem de parecer que nasceu assim, bem à vontade. Isso se mostra nas roupas soltas no corpo, que ventilam, balançam e criam movimento. Calças pijama e túnicas são exemplos que podem ser explorados, mas sempre arrumados, para não parecer hippie da praia.

Liberdade
Como vive no litoral e sente-se à vontade, o carioca tem liberdade de usar as cores. As claras são sempre indicadas para os tempos de calor e podem ser misturadas sem medo, a estação pede: branco, marfim, areia, cinza, gelo e até os azuis, rosas, corais, verdes clarinhos e amarelos. As cores vibrantes são ótimas para revigorar, como laranja, amarelo, azul, verde e vermelho, fortes e alegres. As estampas também são usadas com charme pelos cariocas. Palmeiras, flores e grafismos dão graça a um guarda-roupa mais comportado. Procure equilibrar com os neutros para não parecer que está saindo no bloco do Bip Bip.

Simplicidade
Outra lição importante de quem vive em cidades litorâneas é a simplicidade. Roupas muito cheias de coisas e truques não dão certo. No calor a gente precisa descomplicar. Recorra aos básicos como a calça jeans, a camiseta branca, o tênis branco, a sandália de dedo de couro cru ou preto. Combine com uma peça de cor como uma calça colorida, um tênis estampado, ou um colete de alfaiataria. Fica cool, bem carioca.

Naturalidade
Não importa a roupa que estiver usando, sinta-se em casa com ela. Mesmo que estiver de terno, procure se acostumar com ele. Sempre que for comprar uma peça, repare se ela veste confortavelmente, se não fica pegando no ombro ou no cavalo. Naturais também são as fibras de algodão e seda, frescas e que oferecem conforto. Evite os sintéticos a todo custo, não combinam com o calor.

Maria Ester Rabello/UOL

Maria Ester Rabello/UOL

A mistura do tradicional com o street é uma tendência forte

Malandragem
Bom e é claro que tem também a malandragem. Um pouco de charme é desejável. A cor rosa pode ser uma boa idéia, um chapéu de palha que está super na moda e é ótimo para se proteger do sol, o chapéu de pescador, que também está bem cotado, um colar, uma camiseta com estampa legal, uma camiseta listrada. Algum detalhe descolado é sempre bom para atualizar o look e deixá-lo mais hypado.

Esta coluna vai para os cariocas do Brasil e do mundo.