Do GG ao pp

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Aprenda a tirar partido dos seios grandes ou pequenos


Você se incomoda e tem dificuldades para se vestir, porque tem peitos muito grandes? Ou sente-se pouco sexy, por ter um seio pequeno? Esta coluna vai ajudar você a tirar partido de seu tipo físico e se sentir melhor com você mesma.

FOTOS: Inspire-se em looks de famosas e das passarelas

Samir Batista/UOL

Samir Batista/UOL

Para quem tem muito busto como Daniele Winits, o tomara-que-caia muito apertado não fica bem



Muito seio
Dizem por aí que a moda dos implantes de silicone mudou a modelagem brasileira. Verdade ou exagero, o fato é que ter seios fartos, hoje em dia, é até desejável, ao contrário de alguns anos atrás, quando ter muito peito no Brasil era considerado um pouco vulgar. Tínhamos mais operações de redução do que de implante de seios. Entre as celebridades, existem muitas mulheres que se orgulham de seus peitos grandes, como é o caso de Pamela Anderson, que desfilou para a estilista inglesa Vivienne Westwood na última semana de moda em Paris. Mas, no dia-a-dia, conviver com peitos grandes não é fácil. Ou você coloca uma roupa larga, que te deixa à vontade, mas faz você parecer um pouco acima do peso, ou veste um top colante e decotado que expõe demais seus "atributos". Para ajudá-la a se sentir bonita sem parecer vulgar, experimente algumas dicas da coluna.

Primeira providência: um bom sutiã
No Brasil, não é fácil comprar um bom sutiã. Quem tem peito grande sabe disso. Mas, procurando bastante e experimentando com calma, a gente pode achar bons modelos. Entre as grandes marcas, os sutiãs para tamanhos maiores normalmente estão nas linhas "Classic". Não existe grande variedade, nem muitas cores, é verdade, mas já é possível encontrar modelos bem bonitos, de renda ou mesmo lisos. Cuidado com as peças de renda, principalmente nas malhas, porque marcam um pouco. Quando escolher um modelo, prefira os que têm alças largas, pois não machucam tanto. As laterais também devem ser largas, pois definem melhor a silhueta. Os seios devem ficar para frente, altos e firmes, e não devem ficar balançando (não, não é sexy). Repare também se não está se esforçando para caber dentro de uma numeração menor. Mesmo que em um primeiro momento ele pareça muito grande, o sutiã não deve estar apertado. Saiba que as marcas já produzem peças com variações entre a circunferência abaixo do seio e as taças, possibilitando melhor conforto e mais variedade. Se encontrar um modelo bom e tiver com uma grana, aproveite: compre vários e de todas as cores.

Evite tudo que for muito fechado
As camisas devem estar sempre um pouco abertas. Procure sutiãs bonitos para que, se você for sair à noite, possa abrir um pouquinho mais sua blusa e deixar sua lingerie um pouco aparente. Um pouco só. Gola rulê ou alta é perigoso, principalmente aliada à cava americana. Gola padre, malha canelada e babados na parte superior do corpo, também não favorecem.

AFP

AFP

Como o cetim marca bastante, é um tecido que fica bem nas meninas com menos seio



O melhor são os decotes em "V" e suas variações até o "U" profundo e com mangas ¾, que trazem elegância para o look. Outra variação é o "cache-coeur", aquela peça que tem um transpasse na altura do busto, como as roupas de bailarina. As sobreposições lisas, por exemplo, de cardigã escuro sobre blusa mais clara, dão uma alongada no visual, favorecendo a silhueta. Os colares compridos também, desde que em uma altura em que não fiquem balançando muito. Evite peças muito largas, pois engordam, e prefira silhuetas mais próximas ao corpo, sem apertar. A bata, que é justa sob o peito, funciona. Para os maiôs e biquínis, experimente os modelos frente única, ficam bem bacanas em quem tem mais seio. E não se esqueça: valorize o "material".

E as mais retinhas?
Para as mais retinhas, o ideal é aproveitar para ousar nos decotes que deixam entrever os seios, com volumes como drapeados, franzidos, babados e jabôs - que estão bem na moda. As golas altas e rulês, com cava americana, ficam lindas, assim como os colares compridos. Inspire-se em musas como Twiggy e em silhuetas como as dos anos 20, retas como tubinhos e tailleurs curtos. Use malha grossa, de pontos grandes, e camisa fechada para dentro da calça. Boleros, casacos curtos e coletes ficam muito bem. Um look mais masculino pode ficar bem sexy, com smoking e gravata.

Não se esqueça do sutiã
Para criar mais volume ou para variar, existem os sutiãs "push up" que aproximam e levantam o busto. Existem também opções com enchimentos, para quem quiser brincar um pouquinho. Mas a liberdade de poder ficar sem sutiã é o máximo. Frente única, bustier e transparências foram feitas pra você. Aproveite.