Do GG ao pp

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Cardápio a favor da beleza!


Uma dieta com alimentos poderosos pode dar à pele a jovialidade que todas as mulheres buscam, sem uso de cosmético ou bisturi
FOTOS : SHUTERSTOCK

Clínicas dermatológicas, cirurgias plásticas, cosméticos... enfim, opções não faltam para conquistar um corpo bonito e atraente. O Brasil, a propósito, já é o terceiro país do mundo que mais consome produtos para eliminar rugas, flacidez e celulite, entre outros sinais desagradáveis do tempo. Segundo dados do setor, 80% das vendas desses itens acontecem nos meses que antecedem o verão. A corrida à perfumaria vale também para os cremes emagrecedores e protetores solares.

Mesmo com todo esse aparato estético disponível, você já se deu conta de que existem métodos mais fáceis, saudáveis e até mesmo mais baratos para obter aquela silhueta invejável. Pensando nisso, o professor de Cosmetologia, Maurício Pupo, de São Paulo, desenvolveu um cardápio com alimentos que fazem toda a diferença. "Ninguém precisa deixar de comer o que gosta. Basta acrescentálos no seu dia a dia. São opções saborosas e nutritivas que, além de manter a pele mais jovem, livre de manchas e de rugas, vão ajudar a esculpir o corpo", explica Pupo. Acompanhe, a seguir, o menu da beleza.

SEGUNDA-FEIRA

Café da Manhã
1 copo de suco de romã como desjejum. Fonte de ácido elágico que clareia a pele, combate os radicais livres e mantém a pele protegida das rugas e dos malefícios causados pelo sol.

Almoço
É fundamental incluir a soja, seja na forma de grãos ou de queijo tofu. O alimento é rico em isoflavonas que atuam estimulando a regeneração das células da pele.

Lanche da tarde
Invista numa porção de abacate. Rica em ácidos graxos essenciais, a fruta hidrata a pele e os cabelos.

Jantar
Aproveite o momento de relaxamento e, antes do jantar, coma uma porção generosa de oleaginosas como castanhas, nozes, avelãs, pistaches ou macadâmias. Fonte de ômegas 3 e 6, estes alimentos podem reduzir rugas e manter a pele saudável ao longo dos anos.

Ceia
Para não perder o costume e para quem gosta de tomar um copo de leite ao deitar, a dica é usar o leite de soja (rico em isoflavonas) com 1 colher (chá) de cacau em pó orgânico. O cacau não é chocolate. Trata-se de uma das maiores fontes de antioxidantes da natureza. Ou seja, além de prevenir rugas, aumenta a irrigação sanguínea da pele.


TERÇA-FEIRA

Café da Manhã
Acrescente o pão integral (uma grande fonte de fibras e vitaminas do complexo B) com pasta de castanhas. Esta última, além de rica em selênio, possui ômega-6, um dos responsáveis pela fabricação das ceramidas da pele. O resultado é uma cútis mais hidratada.

Almoço
Hoje comece sua refeição com as cores vermelha e laranja. Que tal cenoura, beterraba e abóbora? Estes alimentos contêm generosas doses de betacaroteno, também conhecido como pró-vitamina A, um elemento importantíssimo para a manutenção da capacidade de renovação celular.

Lanche da tarde
Aposte em duas xícaras de chá branco, encontrado em casas de produtos japoneses. A iguaria fará que os radicais livres - que são nocivos e destroem o colágeno e a elastina da pele - sejam neutralizados. Se você trabalha demais, dorme de menos ou ainda é muito estressado, tome chá branco todos os dias.

Jantar
Acrescente nesta terça um refogado de brócoli. Sempre cozido ao vapor para conservar suas propriedades, este legume é fonte de carbinóis, substâncias que protegem a pele contra a poluição fazendo uma verdadeira faxina contra as toxinas geradas ou absorvidas durante o dia.

Ceia
Termine o dia com mais uma xícara de chá branco, lembrando que ele contém um teor maior de antioxidantes que o chá-verde. Isso significa tratar da pele e do corpo enquanto você dorme.


QUARTA-FEIRA

Café da Manhã
Hoje é dia de colocar o vermelho no café da manhã com o intuito de proteger a sua pele. Coma uma goiaba vermelha inteira como desjejum. Além de ser uma ótima fonte de vitamina C (maior do que a laranja!), ela ainda fornece o precioso licopeno, um carotenoide, tipo de vitamina A, que protege a pele contra a radiação solar.

Almoço
Você já ouviu falar em quinoa real? Trata-se de um cereal mais nutritivo que o leite materno. Duas ou três colheres (sopa) irão fornecer proteínas de alto valor biológico fundamentais para sua pele fazer um colágeno e elastina mais fortes, combatendo, assim, a flacidez. Cabelos e unhas também saem ganhando.

Lanche da tarde
Compre uma barra de chocolate com 70% de cacau e coma aproximadamente 25 g a 30 g. Contendo menos gordura e menos açúcar, esse tipo de chocolate, além de engordar menos, ainda fornece os preciosos antioxidantes do cacau que aumentam a circulação sanguínea da pele tornando-a mais viva e saudável.

FOTOS : SHUTERSTOCK

Jantar
Que tal um tagliatelle ao pomodoro? Cozinhe o macarrão e coloque num prato adicionando um molho feito com puro tomate. Depois, regue com azeite de oliva extravirgem à vontade. O tomate fornece o carotenoide licopeno, um tipo de vitamina A, capaz de prevenir rugas e proteger a elastina da pele. O azeite por sua vez, contém preciosos antioxidantes que favorecem todo metabolismo da pele.

Ceia
Opte por uma porção de maçãs cozidas ao vinho. Enquanto a fruta é rica em ácido ursólico, outro antioxidante natural, o vinho fornece os polifenóis que prolongam a vida das células.

FOTOS : SHUTERSTOCK
QUINTA-FEIRA

Café da Manhã
A semana está terminando e você precisa de mais energia? Aposte numa porção de frutas com mel de abelhas orgânico. Kiwi, goiaba vermelha, laranja-lima e melão são ótimas opções. Enquanto elas fornecem vitamina C, fundamental para a produção de colágeno para a pele, o mel apresenta enzimas e açúcares naturais que dão energia para as células.

Almoço
Para quem gosta de comida japonesa, hoje é dia de algas marinhas. Importantes fontes de iodo e de minerais raros encontrados apenas no mar, elas estimulam o funcionamento das enzimas da pele acelerando o metabolismo e mantendo as células mais ativas por mais tempo.

Lanche da tarde
Se você é daqueles que não vivem sem o cafezinho, pode relaxar. Estudos comprovam que o café é rico em antioxidantes que neutralizam os radicais livres nocivos para a pele. Porém, evite adoçá-lo com açúcar. Prefira a estévia pura. O açúcar destrói nosso colágeno acelerando o envelhecimento da pele.

Jantar
Vá de pizza vegetariana com massa integral, tomates secos, mussarela de búfala e azeite extravirgem de oliva. Lembrando que o tomate contém um filtro solar natural, a mussarela de búfala é fonte de aminoácidos para a pele e cabelos e o azeite extravirgem de oliva é rico em antioxidantes que neutralizam radicais livres.

Ceia
Para um sono leve e repousante, o que também ajuda a manter a pele mais jovem, adote o hábito de ingerir chá de erva-doce ao deitar. Rica em enzimas antioxidantes, essa erva já é usada em alguns países do mundo em cremes antirrugas por suas propriedades de defender a pele contra toxinas e radicais livres. Adoce sempre com estévia pura ou mel orgânico.

SEXTA-FEIRA

Café da Manhã
Fim de semana é clima de oba-oba. Que tal pensar em chamar a turma dos lactobacilos para festejar? Um copo de iogurte natural, de preferência aquele feito em casa, fornece os lactobacilos necessários para a correta absorção dos alimentos. Isto é, sem eles que nos ajudam a digerir e assimilar os nutrientes da nossa dieta, de nada adianta todo cuidado que tomamos até aqui.

Almoço
Vamos trocar os feijões pelas lentilhas? Elas fermentam menos e fornecem também as proteínas necessárias para a pele, além de produzir unhas e cabelos saudáveis.

FOTOS : SHUTERSTOCK

Lanche da tarde
Tome um copo de suco de uva, obviamente sem açúcar e adoçado de maneira natural, com estévia ou mel. As uvas roxas, sobretudo, fornecem os mesmos antioxidantes que o vinho ajudando no combate das manchas da pele. Use e abuse!

Jantar
Nada de álcool, ok? Comemore a sexta-feira com sucos de frutas exóticas, como o açaí, por exemplo. A iguaria fornece à sua pele os mesmos polifenóis antioxidantes do vinho, protegendo, hidratando e clareando possíveis manchas da pele.

Ceia
Aposte numa porção do típico mamão brasileiro. Ele turbina o metabolismo, hidrata e fornece boas quantidades de betacaroteno, que mantém a pele mais jovem e protegida do sol.

SÁBADO

Café da Manhã
As castanhas-do-pará, típicas do Brasil, fornecem todo selênio que precisamos para prevenir o envelhecimento da pele, tanto sob o sol do final de semana, quanto diante da fumaça do cigarro alheio dos bares e boates. Coma de 3 a 4 castanhas sempre que precisar de proteção extra.

Almoço
No sábado seja mais light. Comece o almoço com uma salada de frutas - melão, melancia, pera, maçã, uva e laranja. Esta entrada vai fazer você comer menos e, graças ao ácido ferúlico, vindo das frutas, mantém a pele e os cabelos protegidos contra radicais livres, poluentes e toxinas.

Lanche da tarde
No shopping center, o que comer? A resposta são as deliciosas tortilhas de trigo integral e recheadas de milhoverde. Além de todos os benefícios do trigo, o milho irá fornecer os pigmentos amarelos ou carotenoides essenciais para a multiplicação das células da pele e dos cabelos.

Jantar
Jantando num restaurante árabe? Que tal experimentar um queijo coalho? Fonte de proteínas e aminoácidos, importantes para a síntese das proteínas da pele, este alimento contém ainda os fatores de crescimento que estimulam o desenvolvimento das nossas células.

Ceia
O chá-verde, além de digestivo, fornece à pele uma fantástica proteção para o colágeno por meio de seus antioxidantes. Assim, você consegue retardar o seu envelhecimento.


DOMINGO

Café da Manhã
Ocasião ideal para estar com a família, que tal um cappuccino à moda italiana? No lugar de chocolate, use o cacau puro e uma pitada de canela. Enquanto o primeiro faz uma verdadeira faxina na pele limpando todas as toxinas e radicais livres, a canela, graças aos seus óleos essenciais, estimula a absorção do cacau pelo intestino, fazendo-o chegar muito mais rapidamente à pele.

Almoço
Outro remédio para a pele e típico da Itália é a alcachofra. Prepare você mesma os brotos dessa flor comestível com azeite extravirgem de oliva. A iguaria é riquíssima em polifenóis que protegem todo nosso corpo contra o envelhecimento. Na pele, ajuda a clareá-la e a prevenir rugas.

FOTOS : SHUTERSTOCK

Lanche da tarde
Capriche no domingo! Na Itália se come um prato de frutas chamado pelos italianos de "frutti di bosco" ou frutas do bosque, o que equivale a uma taça de cerejas frescas, mirtilo e amoras. Tais frutinhas arroxeadas são riquíssimas em substâncias chamadas antocianidinas, capazes de fazer um verdadeiro milagre na pele. Estimulam o colágeno e previnem o envelhecimento e as manchas escuras, além de eliminarem toxinas da pele.

Jantar
Hoje o jantar tem de ser leve para compensar os possíveis excessos cometidos. Uma porção de frutas com semente de linhaça dourada torrada e moída pode fornecer uma boa quantidade de ômega-3. O resultado é uma pele hidratada e protegida contra a inflamação. Isso significa menos rugas, estrias e até cabelos brancos.

Ceia
Terminamos a semana como começamos. Suco de romã, rico em ácido elágico. Esse potente antioxidante irá neutralizar uma parte dos exageros que cometemos no final de semana, além de preparar a pele e o corpo para a semana que vem aí.

FOTOS : SHUTERSTOCK