Do GG ao pp

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Conheça a DIETA ANABÓLICA

Dietaanabolica

Criada pelo Dr. MAURO Di PASQUALE a Dieta Anabolica é destinada para aqueles que têm tendências a acumular gorduras. De acordo com Di Pasquale a dieta alta em carboidratos não é o melhor plano de nutrição, apesar de ainda ser o mais popular.

A dieta alta em gorduras, de acordo com sua opinião, maximiza o ganho de massa muscular pela estimulação da produção hormonal e proteção da proteína muscular, enquanto limita a acumulação de gordura subcutânea. Por isso, esta dieta é baseada em alta ingestão de gorduras e de proteínas e baixa ingestão de cárboidratos por 5 dias e alta ingestão de carboidratos e média ingestão de gorduras e proteínas por dois dias.

Resumindo:

DURANTE A SEMANA:
[SEGUNDAS A SEXTAS]
33% de calorias de proteínas
66 % de calorias de gorduras
e apenas 1 % de carboidratos

Exemplo: Baseado em 3000 calorias

7.5 gramas de carboidratos= 30 calorias
247.5 gramas de proteínas= 990 calorias
220 gramas de gorduras= 1980 calorias

Total 3000 calorias divididas em 5-6 refeições.

FINS DE SEMANA:
[SABADOS E DOMINGOS]
19% de calorias de proteínas
20% de gorduras
e 61 % de carboidratos

Exemplo: Baseado em 3000 calorias

457.5 gramas de carboidratos= 1830 calorias
142.5 gramas de proteínas= 570 calorias
67 gramas= 600 calorias

Total 3000 calorias divididas em 5-6 refeições.

A teoria por detrás desta dieta é similar à da dieta de Dan Duchaine. Na dieta anabólica, o seu organismo utiliza um meio metabólico, onde a gordura corporal é utilizada como energia. Na dieta alta em carboidratos, você utiliza a glicose proveniente destes, sendo que a insulina liberada pelo pâncreas torna toda a glicose não utilizada pelo músculo ou armazenada pelo figado em gordura de reserva deixando o atleta balofo. Este é um risco que se corre, caso haja um desequilíbrio na dieta.

A insulina liberada pela alta ingestão de carboidratos ativa a produção de gordura e diminui a sua queima. O oposto acorre com a dieta metabólica, que é alta em gordura. Com quantidades limitadas de glicogênio no corpo, você é obrigado a utilizar a gordura como fonte de energia enquanto economiza preciosa proteína muscular.

Isso é o que ocorre durante os dias de semana, sendo que nos fins de semana (durante dois dias), a quantidade de carboidratos aumenta generosamente para que possa saturar a célula já depletada e tomada por carboidratos. Truque similar é utilizado, de qualquer forma, por culturistas, uma semana antes das competições, para garantir o máximo de definição e de volume muscular.

Maratonistas usam truque semelhante para ter uma supercompensação de energia antes das maratonas. A proposta de Di Pasquale é que isto seja usado em bases regulares, porém a dieta se torna menos extrema à medida que uma composição corporal mais adequada seja alcançada.

Com relação à preocupação qúanto à ingestão de altas quantidades de gorduras saturadas sugeridas nesta dieta, Di Pasquale esclarece que a substituição de carboidratos por “stearic acid’ (o principal ácido graxo encontrado em carnes, queijo, manteiga, e demais alimentos sugeridos nesta dieta) tem pouco efeito quanto ao aumento de lipídios e lipoproteinas no plasma.


Ainda é recomendado o uso liberal de óleo de oliva, gorduras de peixe e óleos de peixe, como parte das gorduras diárias totais, os quais podem neutralizar qual quer efeito negativo que outras gorduras podem causar para o sistema cardiorrespiratório.


Ainda lembra Di Pasquale que qualquer potencial efeito adverso que possa ocorrer pela ingestão de gorduras saturadas é usualmente diminuído pelo fato de que as gorduras dietéticas, bem como a gordura corporal, são utilizadas como primeira fonte de energia, de forma que não sobram gorduras para provocar efeitos malévolos.


Porém, como é melhor prevenir do que remediar, afinal com saúde não se brinca, é recomendado que antes de iniciar a dieta anabólica verifique-se o nível de colesterol plasmático e isso se faça periodicamente.


Muscle Massa Blog Recomenda: Antes de qualquer Dieta, consulte um profissional na area de Nutrição.