Do GG ao pp

domingo, 9 de agosto de 2009

Garra e 60 kg a menos na balança


Exemplo de garra: a leitora Daiany Monique pulou do manequim 54 para o 38 em apenas 10 meses, só com alimentação balanceada.

Por Shirley Santos
Fotos: Caio Mellho

A firmeza com que Daiany Monique, 22 anos, encarou o seu emagrecimento é simplesmente admirável. Incorporar à sua rotina uma alimentação balanceada, não só afinou sua silhueta como a transformou em exemplo de força de vontade. Hoje, como ela mesma diz, se considera uma mulher realizada

Antes de realizar a façanha que lhe rendeu o manequim 38, Daiany conviveu, desde a infância, com a seguinte herança familiar: a obesidade. "Meu pai chegou a pesar 160 kg. Cresci com a impressão de que o excesso de peso era 'comum', inclusive, não me sentia diferente pelo fato de ser gorda. Na verdade, nem me 'enxergava' de tal forma", analisa.

Quem a observava andando pelas ruas da cidade onde mora (Uberaba, MG), notava - sempre - uma garota feliz. "Sempre fui uma pessoa altoastral. A forma física nunca atrapalhou meus relacionamentos. Vivia cercada por amigos e com uma vida social igual a qualquer jovem da minha idade. Mesmo 'gordinha', não abria mão da vaidade. Adorava me enfeitar e não dispensava o batom, nem sequer para ir à farmácia."

Fotos: Caio Mellho
Santa Salada
Esta cena é comum (e prazerosa!) para Daiany.Desde que adotou uma nova rotina alimentar, as verduras não saíram mais do cardápio.Assim como as frutas,as carnes grelhadas,os chás,sucos e bolachas integrais.Ponto para silhueta e a saúde !

Foi somente no ano passado que a analista de suporte teve um "choque". "Pedi a um primo que me fotografasse de costas, para que pudesse ver melhor o comprimento do meu cabelo. Qual foi a surpresa ao olhar para a 'telinha' da câmera digital? Um grande susto, pois vi um corpo deformado. Percebi que nem os braços fechavam direito. Aquela não poderia ser eu!", relembra.

Até então, apesar dos 122 kg "anunciados" na balança, os três dígitos só foram "revelados" pela chocante foto A mesma que a impulsionou para o plano de emagrecimento. "Era uma questão de amorpróprio. Foi preciso reconhecer a minha compulsão - sem limites - por comida e, a partir daí, encontrar uma solução para o meu estado de obesidade. Confesso que, até aquele momento, não tinha consciência (clara) do quanto essa condição me afetava. Penso que a ignorava para não sofrer", revela.

Com a cara e a coragem

Disposta a iniciar o processo de emagrecimento, Daiany recorreu, inicialmente, ao endocrinologista. Contudo, não conseguiu seguir a dieta indicada. "Sentia muita fome. Cada refeição 'abria' mais o apetite. Diante de tal dificuldade, decidi realizar um regime por conta própria."

Fotos: Caio Mellho

Para colocá-lo em prática, avaliou a melhor forma de levar sua meta adiante. "Sabia que era preciso reduzir a alimentação e esquecer as guloseimas. No entanto, isso não poderia ser feito de um dia para o outro. Teria de controlar as refeições de forma equilibrada. Então, diminuí, aos poucos, a quantidade de comida."

Se deu certo? Após o primeiro mês ela já havia eliminado 5 kg. Percebendo o bom resultado, chegou à conclusão de que era possível prosseguir com a dieta, porém, sem olhar o prato alheio. "Imagina a minha 'modesta' refeição (salada e carne), 'competindo' com os pratos caprichados do restante da família. Eles comiam, praticamente, o dobro - e absolutamente tudo o que eu procurava evitar."

"Vencer a luta contra a obesidade me transformou em uma guerreira"

E quem disse que ela se importou com isso? Daiany estava tão focada no objetivo de emagrecer que resolveu dedicar-se única e exclusivamente a este propósito. "Resolvi sair um pouco de cena. Foi um período, inclusive, no qual tranquei a faculdade (do curso Sistemas de Informação). Tive de ter uma força emocional enorme nesse processo. Temia fracassar, pois qualquer descuido significaria quilos a mais. Neste período preparava as próprias refeições. Não posso deixar de valorizar ainda o apoio da família que suportou com maestria meus momentos de mau humor. Foi um árduo processo, no qual tive de colocar o autocontrole em ação. Quando percebia que iria fraquejar, bastava me lembrar da foto para retomar firme e forte a dieta", conta.

Graças a esse esforço, seu grande desafio foi vencido e lhe rendeu - em apenas 10 meses - 60 kg a menos e uma perspectiva megapositiva de vida. "São incontáveis as mudanças que aconteceram desde então. Até a respiração ofegante, diante de qualquer mínimo esforço não existe mais. Encaro qualquer ladeira (risos). Perante o olhar das pessoas, percebo também que me tornei mais interessante. Isso sem contar que a autoestima triplicou", constata.

No próximo mês, Daiany completa um ano de disciplina alimentar. "É uma grande vitória. Essa certeza fica mais evidente quando ouço meu pai dizer: 'eu sabia que você conseguiria'. Ele, inclusive, precisou eliminar 50 kg devido a complicações com a saúde. Creio que o seu orgulho e alegria decorrem do fato de saber que a filha, felizmente, não correrá tais riscos", avalia.

Segundo a jovem (e determinada) mineira, a palavra-chave dessa conquista foi "garra". "Sem essa força de vontade jamais teria conseguido. O aprendizado que extraí dessa experiência me faz crer que todos os meus desejos serão concretizados. Sinto que posso tudo. Sou mais que vencedora, sou uma guerreira." Alguém duvida?

"A vida foi bondosa comigo. Só tenho a agradecer"

Fotos Arquivo Pessoal
Produção Ester Dias .Make Sandro Borges .Ela Usa: Intuição (Camisa Branca, Bermuda ) , Lupo (Blusinhas Coladas),Sawary (Jeans e Sainha), Verano(Sandália Vermelha),Cristófoli (Escarpin Crú).Fotos Arquivo Pessoal