Do GG ao pp

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O jeans vai sempre carregar uma sensação de liberdade; conheça as tendências atuais



No look da Triton o jeans agrega a tendência da pantalona

No look da Triton o jeans agrega a tendência da pantalona

Essa coluna vai procurar soluções para as dúvidas de Cristiane Regina, Maria Bárbara C. Vilela Araújo, Maria Zélia Falqueto, Raquel, Babi, Fernanda Junqueira, Ana Paula, Elizabeth C.S. Paula, Maria Lívia, Tainá Caroline, Petra, Thaiane, Marone Brito, Juliana Torres, Maria Lívia, Indy, Kênia, Verônica Oliveira Gouvêa, Raisa, Pollyanne, Camila, Ralf Scheddin, Juliana, Juliana Paulino, Ana Flávia, Fernanda Gabrielly e Bruna Pina.

Tendências Jeans 2008/2009
Como já está aberta a nova temporada com a Casa de Criadores Verão 2008/2009, não vou mais falar só das tendências de inverno, pois o povo já está de olho na próxima estação. Moda é assim mesmo, ninguém sossega. E como temos jeans novos para o verão, vamos comentar aqui com vocês.

Antes, um pouquinho de história
Criado como roupa de trabalho dos mineiros da Califórnia, o jeans foi popularizado pelos cowboys do oeste e se espalhou pelos Estados Unidos como peça de roupa bruta, usada só por durões. Universalizado pelos astros do rock e do cinema, se caracteriza ainda hoje pela rebeldia e por sua origem popular, das ruas.

Nos anos 60, unissex, o jeans ampliou sua simbologia, incorporando ao seu significado original o sentimento de liberdade e individualidade. Modificada por aplicações, nesgas e bordados, a peça foi usada e reaproveitada intensamente pelos jovens, expressando a capacidade do indivíduo de se sobrepor ao sistema da massificação industrial.

Nos anos 70, o jeans dobra-se ao apelo da moda e sobe às passarelas, agregando ao seu espírito libertário, glamour e feminilidade. O elastano e as modelagens elaboradas propiciam ao jeans sensualidade e exclusividade.


A linguagem do jeans
De lá pra cá, o jeans se transformou na peça mais presente do guarda-roupa mundial. E seu tecido, o denim, em matéria-prima de exploração para estilistas e criadores: Foi vestido de baile, biquíni, já foi detonado e desbotado e recebeu brilhos e cristais luxuosos. Democráticos, preservam seu código de liberdade e rebeldia, sendo usados por homens e mulheres, adultos e crianças, gente pobre e gente rica - o jeans é acessível a todos.


Características básicas
Vivendo momentos mais fortes e outros nem tanto, o jeans nunca sai de moda. A primeira coisa que se deve observar é a relação que ele preserva com suas formas originais. Assim você pode se localizar entre a ousadia e o tradicionalismo. Seu formato original é o da Levi's 501, azul, com fechamento de botões metálicos, cinco bolsos, contando aquele bolsinho pequeno dentro do bolso direito frontal.

Seu corte é reto, e no passado, era mais afunilado na barra. Para garantir a durabilidade, suas costuras são duplas e a linha de costura - normalmente na cor ocre - é bem grossa. Além dos botões metálicos, os rebites são detalhes importantes. Tinham a função de suportar o peso das ferramentas que eram carregadas nos bolsos. As jaquetas também são consideradas clássicas.

O índigo, tingimento original, não tem boa fixação no algodão, daí o desbotamento fácil do tecido. Após ser costurado, o jeans recebe uma lavagem para seu amaciamento. Essa lavagem revela o desbotamento característico que acabou se tornando sua marca registrada. As lavagens ao longo do tempo adquiriram grande importância, variando a cada estação.


Tendências de hoje
As lavagens atuais estão mais discretas e regulares, em oposição às estações passadas, quando o jeans era bem detonado. Podem aproximar-se do jeans bruto com tinturas que tendem para o preto ou cinza, e num outro ramo, partem para o delavê bem clarinho.

As cinturas definitivamente estão subindo. As modelagens podem ser agarradas, skinny, nas calças e nos macacões - para quem pode. O formato jardineira está cada vez mais presente nas coleções. Esses modelos usados com tricôs molinhos com bastante volume ficam interessantes. Botas altas para fora da calça ou botas mais pesadas também funcionam bem.

As pantalonas estão aparecendo no jeans. Ficam bonitas com blusinhas românticas, sapatos de salto alto e produções em estilo anos 50. Podem ser uma boa opção para quem tem mais quadril. O jeans vai bem com quase tudo, mas, por seu espírito rebelde, não combina com situações muito formais. Já a pantalona, num jeans escuro, pode ser usada como calça social.

O estilo tradicional também está na moda, tendo em vista a onda cowboy. A modelagem masculina deixa o quadril mais folgado e fica melhor nas pessoas magras. Procure os jeans de tecido mais fino ou com um pouquinho de elastano, que dão conforto e caimento. Dentro do estilo tradicional, o short ainda está firme e pode ser usado com camisas estampadas, botas altas e camisetinhas.

Nas coleções dos criadores mais jovens temos visto uma tendência de peças amplas. São vestidos, jaquetas, saias ou shorts, com amarrações, babados e frufrus.

Jeans x cores
O jeans normalmente vai bem com qualquer cor. Branco e vermelho são muito fáceis. Os tons de bege e marrom combinam bem, assim como o rosa e o amarelo. O verde deve ser bem observado, pois nem sempre combina, e o azul, que a gente acha que vai combinar com certeza, às vezes briga com a tonalidade do índigo - cuidado.

Com que sapato?
As botas são o calçado da vez. A rasteirinha pode ser usada com short ou saia. Com pantalona, um escarpim ou uma plataforma vão bem. Os tênis evocam um espírito mais descontraído. No geral, temos visto sapatos mais pesados -os saltos agulha estão um pouco abandonados nesse tipo de produção.