Do GG ao pp

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O que vai na sua cabeça neste verão?

O que vai na sua cabeça neste verão?

Os acessórios de cabeça emplacaram geral nos últimos desfiles e prometem invadir praias e até mesmo cidades neste verão de 2009. Chapéus, tiaras, lenços, presilhas e enfeites em geral, numa infinidade de modelos que concorrem para definir a preferência das cabeças de garotas hypadas na estação. Então vamos lá, sair do marasmo e fazer a cabeça, pra variar!

FOTOS: Veja como os acessórios foram incorporados às passarelas
GUIA DE COMPRAS: Conheça acessórios que estão no mercado

Alexandre Schneider/UOL

Alexandre Schneider/UOL

Chapéu foi um dos destaques no desfile da Maria Bonita Extra para o Verão 2009



Chapéus

Os acessórios que mais chamaram a atenção nas últimas coleções foram os chapéus, especialmente os de palha. Dentre eles, os eleitos foram os de estilo panamá. Sabe qual? Aquele chapéu de uma palha bem fina e clarinha, entrelaçada bem apertadinha, muito tradicional. Sua origem é equatoriana e ele foi muito difundido por toda a América do Sul e também no mundo, sempre associado ao uso em ambientes tropicais. Nesta estação ele apareceu como um acessório fashion, em modelos tradicionais e releituras. O chapéu panamá e suas variações podem ser usados com vestidos, macacões ou peças com modelo saruel, acompanhando as roupas da moda. Por terem um desenho masculino, proporcionam um contraste bem contemporâneo quando são usados com peças mais femininas e românticas: mas nada impede que sejam usados com bermuda ou short, em looks mais esportivos, também muito atuais.

Outro modelo que está bem na moda é aquele em forma de sino, bem enfiado na cabeça, com referência retrô do chapéu cloche, anos 20 e 30. Estes modelos foram feitos de palha mesmo e ficam bonitos numa produção bem montada, caprichada. Não dá pra usar de qualquer jeito, senão fica meio esculhambado.

Os chapelões de aba grande também apareceram com muito charme, em citações dos anos 70. Bons para fazer um número na praia, mas um pouco complicados para serem usados na cidade, a não ser que você queira causar mesmo.

Todos estes modelos vieram para tombar com os chapéus cowboy e os bonés que estão meio por fora no momento. Aposente.

Alexandre Schneider/UOL

Alexandre Schneider/UOL

Clipes são uma boa opção para enfeitar a cabeça delicadamente, como neste utilizado por Juliana Jabour em seu desfile

Tiaras e presilhas decoradas

Não são apenas os chapéus que chamaram a atenção nos desfiles de verão e alto verão. Os enfeites românticos de cabelo apareceram muito, também. Eles vêm como tiaras ou tique-taques enfeitados com flores, laços, penas, pássaros, frutas ou bordados de cristal. Outras opções são as fitas, cordões, rolotês em tecido colorido, enroladas nos rabos-de-cavalo ou na cabeça, evocando a Grécia antiga. As casquetes ou minicasquetes também apareceram delicadas e contemporâneas nas passarelas de verão, sugerindo produções mais sofisticadas e modernas.

Esta coluna procurou solucionar as dúvidas de Katiuska, Kerin, Alessandra, Livia, Sílvia Simões, Gabriella, Wanda, Joyce Alexandra Silveira, Amanda, Tina Almeida, Indira, Giullina Francisca Pereira Oliveira, Marquelle, Erika, Sara Teixeira Figueiredo e Isadora.

Contamos com o auxílio luxuoso de Emily Anne Stephano Sant' Ana e a pesquisa adicional de Graziella Martins Cavalcanti.