Do GG ao pp

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pare imediatamente de boicotar o seu treino

Fuja dos hábitos que atrapalham o ganho de massa muscular


Você é um aluno caxias na academia. Não falta nos treinos, segue as orientações do professor e sua a camisa nos exercícios aeróbios. O que anda te desestimulando é que os resultados estão demorando a aparecer. Fique atento! Os pratos que você põe à mesa podem estar boicotando seu treino. Segundo a nutricionista esportiva da clínica Nutricius, Mariana Klopfer, o cardápio dos rapazes que visam o ganho de massa muscular deve ser, antes de tudo, variado. Um menu diversificado disponibiliza ao metabolismo o maior número de nutrientes possíveis , explica.
Na prática, a alimentação diversificada se resume em alimentos com
baixo teor de gorduras (e que estas poucas sejam deboa qualidade), carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais, fibras e, claro, a essencial água. Algumas armadilhas, porém, podem se esconder mesmo quando o menu é variado e contém todos os nutrientes recomendados. (Fazer dieta, treinar pesado ou combinar os dois? Compare e decida)
Consuma os carboidratos certos, na hora certa
Carboidratos com diferentes perfis de digestão devem estar presentes no prato. A escolha dos carboidratos de rápida ou lenta absorção vai depender do momento de ingestão, levando em conta a dinâmica do dia , informa. (Sinal verde para os carboidratos).
Antes do treino, por exemplo, Mariana aconselha a comer alimentos leves e de fácil digestão, como uma fruta ou uma barrinha de cereal. Se o treino durar mais de uma hora, ela indica alguma fonte de carboidrato depois de 40 a 50 minutos se exercitando. Depois dos exercícios, o ideal é consumir uma fonte de carboidrato de absorção imediata, como pães e torradas que não sejam integrais. (Explore todas as variações das frutas).
Proteína em excesso não passa de mito
O nutriente realmente é fundamental para o ganho de massa, já que uma das principais funções da proteína é participar da formação dos músculos. No entanto, de nada adianta exagerar na dose de alimentos ricos no nutriente. É preciso ter uma quantidade protéica suficiente para
suprir a necessidade metabólica. Mas existe um limite de capacidade de absorção , ressalta a especialista da clínica Nutricius.
Ela garante que a quantidade de proteína necessária para o bom funcionamento do organismo e para atingir o objetivo de ganhar massa muscular é conseguida com porções de alimentos protéicos distribuídos nas refeições diárias. Tais alimentos devem representar de 15% a 20% do valor calórico total da dieta. Além destes valores, o corpo não absorve os excessos e a complementação protéica não ajuda no aumento de músculos. (Ganhe músculos com ajuda da dieta).

Happy hours deixam os músculos estacionados

Além de atrapalhar o ganho de massa muscular, as bebidas alcoólicas inibem a queima de estoques de gordura , aponta Mariana. A conseqüência dos chopinhos com os amigos, portanto, você já deve imaginar: seu treino não rende. (Aulas de boxe explodem calorias).

Mais uma agravante das goladas alcoólicas é que elas estimulam a eliminação de água, levando à desidratação. A desidratação boicota qualquer atividade metabólica. Isso porque todas as reações químicas feitas no organismo dependem da água para acontecer , afirma a especialista. Ela diz ainda que estar desidratado significa que o organismo não explora todo o seu potencial e trabalha de forma inferior a sua capacidade.

Acerte também nos hábitos

Não só os alimentos influenciam no treino. Os costumes que você tem à mesa na hora de se alimentar também podem fazer seu esforço na academia ser em vão. (Você erra no cardápio e seu corpo sofre os efeitos). Um enorme erro apontado pela nutricionista esportiva é passar um longo período sem ingerir nenhum alimento. Ao ficar mais de quatro horas sem comer, o corpo passa a utilizar a massa muscular para manter a concentração de glicose sanguínea. A demanda energética deveria vir de um alimento fonte de carboidrato, por exemplo , alerta Mariana.

Quando a cabeça cansa antes da pernas, a dica é: inove

Varie os estímulos e não se deixe abater pela preguiça no meio do treino


Faltam só 10 minutos para terminar a etapa da esteira , mas você interompe o exercício mesmo sabendo que o corpo aguentava pelo menos mais uns 20 minutos de caminhada. O comportamento é típico de quem cansa a cabeça antes das pernas, trapaceando na academia e atrasando o alcance das metas.

"Infelizmente, a grande maioria das pessoas começa a treinar para resolver algum problema, como perder peso, ou por outra recomendação médica. São poucos os que praticam atividades físicas por prazer", explica o personal trainer e coordenador da academia Kainágua Aristides Mello, de São Paulo.

Ninguém precisa amar de paixão ir para academia. Mas estando lá, vale a pena se esforçar um tiquinho extra para ter um treino eficaz. Só o fato de você ter disposição para sair de casa e encarar a malhação já é um grande passo. Agora, aprenda algumas dicas para driblar a falta de motivação e dar mais pique ao corpo.

Um professor para chamar de seu
Procure academias que consigam fazer um atendimento personalizado e que demonstrem comprometimento com os alunos. Já que é fácil se dispersar e logo falta vontade para completar a série inteira, o ideal é ter alguém sempre por perto fazendo a avaliação e dando aquele incentivo.

"O professor precisa mostrar para o aluno que o momento do treino é a hora que ele vai cuidar do que é mais importante em sua vida, ou seja, ele próprio", diz Marcelo de Paula, coordenador de musculação da academia Competition, de São Paulo.

Quando a turma é muito numerosa e o professor não pode dedicar muito tempo para cada um, fica mais fácil passar despercebido e "matar o treino". "A metodologia da academia para esse perfil de aluno deve ser semelhante a de um personal trainer. O treinamento deve ser checado com o aluno e adequado de acordo com as necessidades dele a cada dia", diz Aristides Mello.

Um passinho de cada vez
Não caia na besteira de estipular metas exageradas do tipo: "em vinte dias, estarei com uma barriga tanquinho". Isso só vai gerar frustação e, por fim, desistência. "Os objetivos verdadeiros nunca são alcançados imediatamente. É preciso de pelo menos três meses para enxergar os resultados", diz Aristides.

Chega para lá no tédio
Fazer sempre a mesma rotina de treino, enjoa mesmo. Então, a saída é diversificar. Construa um plano junto com o professor para alternar séries e exercícios e sair da mesmice. "No caso do treino cardiorespiratório, é possível realizar 5 minutos na bicicleta, 5 minutos na esteira, 5 minutos de step... em vez de ficar sempre no mesmo aparelho", diz Aristides. "Na musculação, as séries também podem ser bem alternadas e variadas. Assim, o aluno se concentra e se empenha mais", recomenda o personal trainer da Kainágua.

Abaixo, o coordenador de musculação da academia Competition Marcelo de Paula dá dicas de como turbinar a motivação para o treino.

1.Não deixe de ir à academia na segunda-feira, isso o motivará no restante da semana;

2.Convoque um parceiro de treino para que um incentive o outro;

3. Estipule uma meta possível de ser atingida para não gerar grandes expectativas e acabar frustrado;

4.Se você malha depois do trabalho, não passe em casa, vá direto para a academia;

5.Procure uma academia que ofereça um atendimento personalizado e que priorize o comprometimento com os alunos.