Do GG ao pp

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Trinta minutos de exercícios diários são suficientes para começar a perder peso

Personal trainer Carla Damazio tira dúvidas de internautas sobre como começar a ter uma vida mais saudável.

CAMILA TAVARES Da TV Globo, no Rio

Tamanho da letra

O jornalista Mário Guilherme resolveu aceitar o desafio de perder 30 quilos e correr 10 quilômetros no fim do ano. O exemplo dele, que você tem acompanhado no Bom Dia Brasil , serviu de inspiração para muitas pessoas que também querem dar adeus ao sedentarismo.

Conheça, no vídeo ao lado, o desafio do Mário

Recebemos dezenas de e-mails pedindo orientações sobre como dar o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável.

Acompanhe o dia a dia de Mário Gullherme no GloboEsporte.com

Antes de se iniciar qualquer atividade física, é preciso fazer uma avaliação médica. O Mario Guilherme é acompanhado de perto pela nutricionista Maria Fernanda Pio e pela personal trainer Carla Damazio. Carla orienta: “Acho adequada uma avaliação médica com um clínico geral e um ortopedista. Seria importante a realização de um teste de esforço e um eletrocardiograma de repouso. Além disso, é bom fazer uma avaliação postural. O médico pode avaliar hemograma, glicose e lipidograma para detectar alguma alteração séria no colesterol, LDL, hemácias, plaquetas ou serie branca, ou ainda a existência de diabetes”. Para quem tem mais de 50 anos, Carla diz que é recomendável fazer uma densitometria óssea (que mede a densidade dos ossos e diagnostica osteoporose) também.

Quer seguir o exemplo do jornalista Mário Guilherme e dar adeus ao sedentarismo? Mande perguntas para o Bom Dia Brasil!

Quer seguir o exemplo do Mário? A personal trainer Carla Damazio tira algumas dúvidas de internautas. Veja a seguir e inspire-se.

Foto: Foto: Getty Images

Várias atividades ao ar livre podem ajudar na perda de peso (Foto: Reprodução Getty Images)

Neia, de Itapecerica da Serra (SP) - O que fazer quando não gostamos de academia, mas precisamos perder peso?

Carla Damazio - Há uma série de atividades outdoor (ao ar livre) para se manter ativa, perder calorias e emagrecer. Você pode caminhar ou correr em um parque ou ciclovia, andar de patins ou skate, surfar ou velejar no mar, jogar squash, tênis, vôlei, futebol, frescobol... Opções não faltam, é só se motivar, colocar o tênis e ir se mexer por pelo menos 30 minutos diários.


Olga Holanda - Sou sedentária, mas gostaria de voltar à ativa. Tenho uma pequena cama-elástica e gostaria de saber se há algum cuidado que tenho que ter em relação a ela. É um bom exercício?

A cama-elástica é um excelente exercício, com alto gasto calórico. Proporciona bom condicionamento cardiovascular e aumenta a resistência muscular localizada, principalmente em membros inferiores. Deve-se observar se você possui algum desnível postural, como escoliose, lordose, ou algum comprometimento nos discos vertebrais, ou ainda labirintite. Nestes casos, eu desaconselharia o uso.

Aquiles Zanon - Qual o melhor exercício para perder gordura abdominal?

O melhor exercício para perda de gordura abdominal não é um, mas sim a soma de alguns fatores. O primeiro é redução calórica, depois prática de atividade aeróbia (corrida caminhada, natação, ciclismo...) constante por pelo menos 40 minutos. Isso utilizará seus estoques de gordura como fonte de energia. Por último, um fortalecimento geral da musculatura, que aumentará sua massa magra e por consequência seu metabolismo basal, fazendo com que seu gasto calórico diário seja também aumentado.

Carlos da Silva, de Natal (RN) - Como eu calculo qual é meu peso ideal, em relação à minha altura?

A forma mais utilizada para saber se seu peso está ideal em relação à sua altura é calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC). Para isso, você deve dividir seu peso pela altura ao quadrado. O índice deve estar entre 18 e 25 para ser considerado "eutrófico", ou seja, dentro do ideal.

Por exemplo, para uma pessoa que pesa 76 quilos e tem 1,79m de altura a conta é a seguinte: 76 (peso) / 1,79m x 1,79m = 23,71 (Normal)

Com o resultado do cálculo de IMC, consulte a tabela da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade para saber como está seu índice:

Abaixo de 18,5 Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II
40,0 e acima Obesidade grau III