Do GG ao pp

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

10 passos para uma escova perfeita

10 passos para uma escova perfeita

Fique com o cabelo lisinho, lisinho, sem sair de casa e — melhor de tudo! — gastando bem menos do que no salão


10 passos para uma escova perfeita

Para a “escova” dar certo, seque o cabelo de cima para baixo, rodando a escova e alisando com o secador
Foto: Dreamstime

Para fazer uma escova perfeita você não precisa sair de casa. Bastam alguns produtos e acessórios, e uma boa dose de técnica. Aqui, desvendamos alguns segredos de cabeleireiros renomados para facilitar o seu trabalho, na hora de deixar seus fios lisinhos e impecáveis.

1º passo: Para lavar, escolha xampu e condicionador de efeito liso, que preparam o cabelo para o alisamento. Suas fórmulas ricas em hidratantes potentes e silicone deixam os fios mais uniformes, maleáveis e obedientes.

2º passo: Lave bem os fios. Passe o condicionador, deixe alguns minutos e enxágüe bem, pois o cabelo gorduroso atrapalha na hora da secagem.

3º passo: Retire o excesso de água com uma toalha. Se tem fios crespos e quer que fiquem bem lisos, elimine apenas o excesso e faça a escova. Já os finos, lisos ou ondulados, precisam estar bem secos com toalha e secador (ou ainda naturalmente) antes da escovação.

4º passo: Passe o produto escolhido em todo o cabelo com as mãos. Depois, use um pente para espalhá-lo por todo o comprimento, até as pontas.

5º passo: Divida o cabelo em quatro partes: faça uma risca vertical no meio da testa até a nuca e, depois, outra risca horizontal, de orelha a orelha. Prenda as partes superiores, enrolando-as como coquinhos. Comece a fazer a escova em uma das partes de baixo.

6º passo: Seque cada mecha de cima para baixo, rodando a escova e alisando com o secador. Faça primeiro a parte de trás. Insista em uma única mecha. Repita o movimento mesmo depois de seca.

7º passo: Trabalhe as partes superiores. Comece pelas mechas laterais. Se houver franja, deixe-a por último.

8º passo: Depois de fazer escova em todo o cabelo, corrija as partes que ainda precisam ser alisadas.

9º passo: Se você quer um visual mais moderno e sexy, enrole alguns bobes médios ou largos no alto da cabeça. Aguarde uns 20 minutos e depois solte sem pentear.

10º passo: Aplique a chapinha duas a três vezes em cada mecha, mas somente na ponta dos fios. Finalize com uma borrifada de spray fixador. Está pronto.

13 passos para uma escova perfeita

Nada de gastar no cabeleireiro! Siga nosso roteiro e alise você mesma em menos de 1 hora


Foto: Adri Felden

1. Capriche na lavagem

Escolha o xampu indicado para seu tipo de cabelo e faça a lavagem duas vezes. Lembre-se: se seu cabelo estiver bem limpo, a escova vai durar mais tempo.

2. Não exagere no condicionador

O excesso desse produto pode deixar o cabelo com aspecto oleoso. Enxágüe os fios com água morna ou fria, para evitar o ressecamento.

3. Aplique um leave-in

É o mais importante para uma boa escova: protege do calor do secador, faz a escova deslizar melhor pelo fio e prolonga o efeito desejado, porque protege da umidade.

4. Separe os instrumentos

Adote a escova redonda mais estreita para secar a raiz, e a mais larga para secar o comprimento e modelar as pontas. Use grampos e presilhas, para prender as mechas.

Foto: Adri Felden

5. Umidade sob medida

Para começar a escova, os fios devem estar úmidos. Se você acabou de lavar o cabelo, dê uma secada rápida. Se os fios estiverem secos, borrife água.

Foto: Adri Felden

6. Deixe os fios soltinhos

Desembarace o cabelo com um pente. Mas faça isso com cuidado, porque os fios molhados são muito frágeis e arrebentam com facilidade.

Foto: Adri Felden

7. Divida as mechas

Divida o cabelo em duas partes. Prenda os fios da frente e deixe solta a mecha de trás.

Foto: Adri Felden

8. Dê um jeitinho

Divida a mecha da parte de trás até o meio e puxe-a para o lado. Alise cada mecha e segure a escova com firmeza. Direcione o jato de ar quente de cima para baixo. Ele deve ficar a, pelo menos, 10 centímetros dos fios, para não queimá-los.

9. Faça um look natural

Modele as pontas: enrole os fios na escova e gire-a várias vezes, direcionado o secador para essa parte. Em seguida, desligue o aparelho, segure a mecha na escova por um minuto e solte.

Foto: Adri Felden

10. Seja firme

Depois de alisar o cabelo na parte de trás, omece a soltar o cabelo preso: solte uma mecha da lateral da cabeça e deixe presos os fios do outro lado. Depois, faça o mesmo com os fios da outra parte.

Foto: Adri Felden

11. Alise o franjão

Após alisar as mechas laterais, puxe a franja para baixo com o auxílio da escova, sempre com firmeza, e sem quebrar o pulso

Foto: Adri Felden

12. Dê um banho de brilho

Dê um jato de ar frio em todo o cabelo.

13. Capriche no toque final

Espalhe uma pomada do meio para a ponta dos fios. Ela ajuda a conservar a escova e acaba com o arrepiado.