Do GG ao pp

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Agora que já sabe todas as dicas de lavagem, aprenda a passar e a dobrar as peças de modo profissional

Passar é preciso!


Manual da lavanderia 2

Você sabia que as roupas devem
estar úmidas quando for passá-las?
Foto: Dreamstime

O incrível poder do ferro

1. Ligue o ferro de passar e escolha a graduação indicada ao tipo da roupa. Cuidado, pois a temperatura errada pode tornar o tecido amarelado ou, até mesmo, queimado. No manual de cada aparelho você pode encontrar tais informações.

2. Certifique-se de que as roupas estão sem manchas antes de passá-las, ou o calor do ferro fixará a sujeira no tecido. Retirá-las depois é quase impossível!

3. Comece passando as roupas que não necessitam de muito calor para desamassar, como as de seda. Por último, deixe as que precisam de mais calor, como as feitas de algodão e linho.

4. Dê preferência às áreas menores, como punhos e colarinhos de camisa. Depois, passe para as partes maiores, pois os vincos são desfeitos facilmente.

As peças mais lisas do mundo

· Os vincos saem mais fácil quando você escolher a opção de vapor. Tome o cuidado de colocar a água no recipiente antes de ligar o eletrodoméstico.

· Retire aquelas rugas insistentes esfregando, no sentido dos fios, um algodão molhado com água. Passe o ferro no local em seguida.


· Xi! Vacilou e deixou uma mancha amarelada de ferro? Passe um chumaço de algodão embebido com água oxigenada até a marca sair. Coloque um pano embaixo do local para absorver o líquido.

· Turbine sua tábua de passar! Coloque, abaixo da manta, um pedaço de papel-alumínio. O calor é absorvido rapidamente e refletido na roupa, diminuindo os movimentos de vaivém.

Camisetas dobradas num passe de mágica

Surpreenda-se com esta técnica japonesa que virou sucesso no site YouTube


Passo 1 - estique a camiseta à sua frente.

Passo 2 - Segure num ponto, cerca de quatro dedos depois da gola, no meio da camiseta.

Passo 3 - Na mesma linha, na altura da gola, dobre a camiseta até a outra extremidade passando-a por cima da sua mão ainda posicionada no meio.

Passo 4 - Puxe a mão posicionada ao centro em direção à outra extremidade.

Passo 5 - Ajeite a manga e pronto!