Do GG ao pp

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Alongamento pré e pós-treino

Confira séries de exercícios que preparam a musculatura para a corrida e ajudam a evitar o desconforto depois do exercício


Foto Carlos Hauck/ O2 imagens
Por Cesar Candido dos Santos

Apesar dos benefícios proporcionados pelo alongamento antes ou após a corrida ter se tornado um assunto polêmico entre os especialistas (veja mais aqui e aqui), a maioria dos corredores não abre mão de “esticar” a musculatura antes de dar suas passadas.

“O alongamento antes da corrida é uma forma de aquecimento. Ajuda a preparar a musculatura para o exercício. Ele deve ser feito com pouca intensidade, sem ir além do limite da flexibilidade, pois se forçar muito o atleta pode provocar uma distensão ou contratura”, diz Ronaldo Martineli, treinador da 5 Ways. “O recomendado é que o atleta faça um trote leve antes de iniciar o alongamento, principalmente nos dias mais frios, para ativar a circulação sanguínea", completa o técnico.

A série de alongamentos após os treinos também deve ser realizada com moderação, como explica Martineli. “O alongamento depois da corrida ajuda no relaxamento muscular e evita o desconforto. Em treinos com intensidade alta ou longas distâncias, a musculatura fica estressada. Se forçar demais, pode lesionar”, alerta o treinador, que orienta que exercícios para aumentar a flexibilidade sejam realizados em dias alternados aos treinos de corrida ou em outros períodos, com pelo menos seis horas de intervalo.

Confira abaixo dois vídeos com séries de exercícios de alongamentos para serem executados antes e depois da corrida.

Alongamento pré-treino


Alongamento pós-treino





Veja todas as matérias