Do GG ao pp

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Corra pra emagrecer

Quer afinar e não engordar mais? Então, saia correndo (literalmente)! A atividade é a melhor opção para detonar as calorias, e ainda é um bálsamo para a alma. Inspire-se nos depoimentos de cinco mulheres que conquistaram curvas invejáveis com o esporte

Renata Ribeiro

perdi peso e ganhei energia de sobra

"Comecei a correr três meses antes do carnaval, pois precisava eliminar alguns quilinhos para fazer bonito na avenida. Também queria melhorar a minha condição física, que estava péssima. Como não era muito fã da corrida, meu professor começou a introduzir essa modalidade antes do treino de musculação. Aos poucos, ele foi aumentando o tempo e a intensidade das passadas na esteira. Em dois meses, já estava correndo 20 minutos, sem parar. Fui pegando gosto pelo esporte porque, além de ficar energizada após o treino, também estava vendo mudanças significativas no meu corpo. Sem fazer nenhuma dieta, consegui eliminar 3 quilos, que era o que eu precisava em três meses. O melhor de tudo é que ganhei muita disposição. Depois do carnaval, comecei a mesclar a corrida na esteira e ao ar livre. Faz menos de dois meses que decidi participar de uma prova de rua de 7 km, depois fiz outra de 10 km. A sensação de cruzar a linha de chegada é indescritível. Estou viciada neste esporte, que é tudo de bom, para o corpo e para a alma."

ganhei um corpo mais saudável

"O meu primeiro contato com a corrida aconteceu no começo de 2007, quando estava nos Estados Unidos. Mas comecei a treinar pra valer, mesmo, só depois de uns seis meses, quando descobri o treinamento para Mulheres (tpM), de São paulo. A ideia era emagrecer, ganhar condicionamento físico e resistência. com o tempo, percebi que a modalidade era muito mais do que isso. Ela deixava meu corpo saudável e eu, feliz da vida. Acho que a adrenalina da corrida faz toda a diferença para qualquer pessoa se sentir bem. como sou bastante dedicada, em pouco tempo reduzi as medidas. Eliminei 6 quilos em cerca de um ano, e também ganhei massa magra. no começo não é moleza, os primeiros minutos são bem difíceis. o lance é não desistir, e procurar correr sempre em grupo, para ser mais prazeroso. Já participei de três corridas de 10 km e hoje sou fã desta atividade. não largo por nada nesta vida!"

ficha técnica

eliminei 15 quilos e virei fã da modalidade

"Em 2004 tive que fazer o papel de uma adolescente gordinha e, por isso, mandei ver no que mais gostava: refrigerantes e doces. Nessa fase de engorda, atividade física não fazia parte da minha rotina. Conclusão? Atingi 67 quilos e estava bem redondinha, sem curva nenhuma. Quando parei de interpretar a personagem, senti que precisava perder peso, urgente. Parti para os treinos de corrida, intercalados a caminhadas, três vezes por semana. No começo foi muito difícil, porque eu ficava acabada, e com bolhas nos pés. Mas, aos poucos, fui aumentando a intensidade do treino e ganhando condicionamento. Em dois meses, já estava correndo 5 km por dia. Em menos de três meses de corrida eu já tinha perdido 5 kg. Não demorou muito para eu acabar com 15 quilos e ganhar as minhas curvas de volta. Depois que afinei, não parei mais de correr. A corrida virou minha companheira diária. Faça chuva ou sol, percorro 10 km, todo santo dia. É assim que consigo manter os meus atuais 52 quilos, numa boa, sem ter que me privar das coisas que realmente gosto de comer."

voltei à forma depois da gravidez

"Eu tenho que admitir: correr é uma das minhas maiores paixões. E também a melhor forma que encontrei para manter meu corpo sempre sequinho. Fiz 16 anos de dança, o que ajudou muito a modelar minha silhueta, mas a corrida foi decisiva para que recuperasse a forma após a gravidez. Durante o período da minha gestação, pratiquei ioga e caminhada, quase todo dia. Isso até o oitavo mês. Três meses após o parto, eu já comecei a caminhar novamente e, conforme fui ganhando fôlego, 'apertei' o passo. Consegui perder os 12 quilos que ganhei durante a gestação, em menos de nove meses de atividade. Foi uma vitória! Hoje corro cinco vezes por semana, por 45 minutos. Costumo dizer que a atividade é minha dose diária de endorfina (risos). Se eu fico sem treinar meu corpo 'reclama', sente falta do exercício. Meu dia não é o mesmo. O que torna a corrida mais fácil, para mim, é o fato de não precisar de um local específico para treinar. É só calçar um tênis e já estou pronta."

acabei com 7 kg em 4 meses

"Estava muito acima do meu peso e fui atrás de uma atividade física para entrar em forma. como não sou muito fã do ambiente de academia, uma amiga corredora sugeriu que eu fizesse um teste no grupo de corrida da run & Fun (SP) para ver se eu gostava da modalidade. resultado? Além de perder peso rápido, fiquei apaixonada pelo esporte. Faz cerca de sete meses que corro, e neste tempo já fiz quatro provas, sendo que a última, de 6 km, terminei em 35 minutos. não vejo a hora de participar dos meus primeiros 10 km. com a corrida, só tenho somado ótimos momentos. não deixo de treinar um dia porque, senão, fico de mau humor. A atividade é mesmo a fórmula para emagrecer, deixar a pele bonita e o corpo mais saudável. Mas, detalhe: é preciso procurar a orientação de um profissional para não correr o risco de adquirir uma lesão, já que a atividade tem alto impacto."

ficha técnica

vem pra corrida, você também

Mas vá com calma. "A atividade melhora a capacidade cardiorrespiratória, a circulação, reduz os níveis de triglicérides, melhora o sono, aumenta os níveis de serotonina - que é um neurotransmissor associado à depressão - e emagrece. No entanto, se você fizer a modalidade de qualquer jeito, e sem a orientação adequada, pode prejudicar sua saúde", alerta Adriana Kazue Takeuchi, fisiologista do exercício e diretora técnica da Running for Health Assessoria Esportiva, de São Carlos (SP). Portanto, antes de começar a dar suas passadas por aí, devore todas estas dicas.

faça um check-up básico
Resolveu correr? Ótimo! Você está no caminho certo. Antes de tudo é preciso saber se está apta para a modalidade. Faça uma consulta médica e realize exames cardiológicos, como o teste ergométrico. "como a corrida acelera os batimentos cardíacos, este exame verifica possíveis alterações no coração", esclarece Adriana. Depois, é preciso passar por uma avaliação física, para saber como está sua condição física. o profissional mede, por exemplo, seu percentual de gordura, flexibilidade, força, peso etc. A cada três meses ele refaz essa avaliação, para saber como foi seu desempenho, e se é preciso modificar a planilha de treinamento para atingir o objetivo.

pise no freio!
Quem está iniciando na corrida não pode sair por aí atropelando tudo e já querer disputar uma prova de rua no dia seguinte. "os músculos, tendões e ossos precisam ser adaptados aos poucos para o impacto da atividade", alerta Adriana. Se você nunca correu, deve começar com caminhadas, intercaladas a pequenos trechos de corrida. Quer um exemplo? caminhe dois minutos, e depois faça 30 segundos de trote (corrida lenta), e assim por diante, durante 30 minutos.

cuidado onde você pisa
O tipo de solo faz toda diferença para quem está iniciando. É comum ver mulheres com dores na região da tíbia, também conhecida como "canelite", quando treinam em asfalto ou concreto. A esteira consegue amortecer bem o impacto. Mas, se você prefere fazer a atividade ao ar livre, dê preferência, nas primeiras semanas, por pistas de terra ou grama, até a sua musculatura ficar mais firme. também faça exercícios com sobrecarga, para deixar os músculos tonificados.

utilize o amigo do coração
O frequencímetro mostra e controla os batimentos cardíacos, verifica seu nível de condicionamento físico e informa precisamente o tempo de corrida. Invista neste aparelho para aprimorar cada vez mais o seu treino.


não passe sede
Beba de 150 a 350 ml de água, a cada 15 ou 20 minutos de corrida. não espere a sede bater, porque ela é sinal de que seu corpo já está com sintomas de desidratação.

tudo tem seu tempo
Está morrendo de vontade de participar das milhares de corridas de rua espalhadas por aí? Você, com certeza, conseguirá. "Quem treina três vezes por semana consegue, em cerca de seis meses, participar de uma prova de 5 km", conta Adriana. Mas é claro que isto vai depender do seu desempenho com a modalidade. Se em seis meses você não estiver preparada, dê tempo ao tempo!

vigie sua alimentação
Dieta e corrida andam lado a lado, principalmente para quem está acima do peso.Junto com a corrida, procure fazer refeições balanceadas, pobres em gorduras e ricas em carnes magras, vegetais, legumes, carboidratos e frutas. Se possível, procure o auxílio de uma nutricionista, para ela elaborar um cardápio ideal às suas necessidades nutricionais.

escolha (bem) o tênis
O tênis é superimportante para dar segurança nas passadas e amortecer o impacto, evitando lesões. Hoje em dia há diversas opções no mercado, inclusive modelos específicos para o seu tipo de pisada. para conhecer a sua, basta fazer um teste nas lojas especializadas em artigos para corrida. E não pense que você só precisa de um par para a modalidade. tenha no mínimo dois, para ir alternando. o calçado tem prazo e recomendação de quilometragem. Verifique sempre com o vendedor ou fabricante qual é a vida útil do modelo que você vai comprar.

emagreça com saúde
Você sabia que a corrida é um dos esportes que mais gasta calorias por minuto? Seguindo um treino à risca, você consegue emagrecer 4 kg por mês, com saúde. Então, pé na estrada!

FOTOS: VLADIMIR FERNANDES (PERSONAGEM) / KIKO CABRAL, JOÃO MIGEL JÚNIOR, MICHEL ANGELO (REDE GLOBO) / SHUTTERSTOCK / PRODUÇÃO: JULIANA MONTEIRO / CABELO E MAKE: MOLINOS E TREIN (NINHO MARCHINI) / 1ª PERSONAGEM: FERNANDA SANOVICKS / ELA USA: SHORTS ADIDAS, MUNHEQUEIRA ECKO, TENIS ATHLETIC / 2ª PERSONAGEM: MARIA APARECIDA S. SILVA/ ELA USA: LEG ROCAWEAR, TENIS ATHLETIC, RELÓGIO SWATCH / A T-SHIRT DE AMBAS SÃO DAS EQUIPES (TPM E RUN FUN)