Do GG ao pp

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Cuidados com os fios brancos

Cuidados com os fios brancos
O aparecimento de grisalhos pode gerar ansiedade nas clientes. Com os cuidados certos, dá para ajudar quem passa por essa etapa. E isso inclui colorir ou não as madeixas.
por Heloísa Noronha
Divulgação

Quando eles resolvem dar o ar da graça, podem provocar reações extremas. Não é raro que promovam uma corrida ao salão de beleza. Afinal, só o cabeleireiro para entender como um fiozinho branco pode derrubar a autoestima de alguém. Se a vítima em questão for mulher, o caso pede cuidado dobrado. Já os homens encaram a “novidade” com mais serenidade, mas nem por isso querem ser vistos por aí com uma cabeça branca desgrenhada ou amarelada. Soluções existem, e nem sempre exigem disfarce total. Mas... por que esses indesejáveis aparecem? Os fios ficam brancos pela diminuição progressiva da produção de melanina para a sua coloração, o que faz parte de um processo normal de envelhecimento capilar – que, vale a pena mencionar, não tem nada a ver com a queda. Por enquanto, quem deseja se livrar dos grisalhos só pode apelar para as colorações, mesmo. Aquela famosa impressão de que os fios brancos são mais grossos que os coloridos procede em alguns casos. Na opinião de Ademir Jr., por estarem envelhecendo precocemente eles apresentam a cutícula mais aberta e, por isso, parecem mais corpulentos. “Mas essa é uma mera especulação de minha parte”, salienta. Já Luciano Barsanti explica que, no início da interrupção da cor, o espaço ocupado pela melanina é substituído por bolhas de ar, o que dá a impressão de que o branco é mais perceptível por ser mais espesso. “Com o tempo ele torna-se igual em espessura ao cabelo de cor natural”, ressalta. Os fios agrisalhados ficam ressecados, podendo ter pontas duplas também. Ao contrário do que imaginamos, embora aumente de calibre, o branco não se torna mais forte. Por outro lado, é pura crendice popular aquela história de que, ao arrancarmos esse tipo de cabelo, nasce uma maior quantidade no lugar. No local vai nascer outro, igualzinho – como é mais grosso, fica bem visível. “Entretanto, a cada cabelo tirado a pessoa consome a produção limitada da raiz de gerar novos fios ao longo da vida”, diz a tricologista Patrícia Maciel, que atende em São Paulo e no Rio de Janeiro.


Divulgação

[continuação]

Camuflagem total
Especialistas se arriscam a dizer que 99% das mulheres que têm fios brancos os tingem em casa ou no salão. Os tonalizantes, em geral, não os disfarçam totalmente, duram poucas lavagens e ainda ressecam as madeixas. O ideal é recorrer às colorações permanentes. As marcas profissionais têm melhor fixação. Cabe então ao cabeleireiro saber misturar nuances para obter tons naturais e realizar a aplicação de maneira regular. Esse tipo de tintura oferece melhor cobertura e maior durabilidade. Alguns tipos de fibras, no entanto, apresentam dificuldade em segurar a química. Isso é mais comum nas grossas ou ressecadas, que dificultam a penetração dos pigmentos. Para que o produto fixe melhor, principalmente em fios virgens, o hairstylist Cesar Augusto, do Mirage, em Porto Alegre, recomenda decapagem prévia com água oxigenada cremosa 10 ou 20 volumes. Depois de descolorir, o cabeleireiro deve secar os fios com secador para só então aplicar a cor. O ideal é fazer o processo a cada três colorações. De acordo com o hairstylist Carlos Jamaika, até 10% de brancos podem ser escondidos com alguns fios mais claros sem influenciar no tom original. “Se houver até 20% já é preciso fazer uma boa iluminação que altere um pouco a cor natural. Até 40%, é necessário colorir a raiz e iluminar as pontas. A partir dos 50%, coloração global”, observa. O público masculino costuma disfarçar os grisalhos com a técnica de luzes ou reflexos invertidos, em que as mechas são coloridas de um tom escuro (próximo ou não à tonalidade