Do GG ao pp

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Em busca do jeans perfeito


Acerte na hora de escolher a peça-chave para todo guarda-roupa feminino

Giovanna Antonelli

Giovanna Antonelli investe em modelos
básicos
Foto: Leonardo Lemos

Não tem saída! Prática e versátil, a calça jeans nasceu para ser a queridinha das mulheres. Mesmo as mais básicas, como a atriz Giovanna Antonelli, que adoram usar a peça apenas com uma camiseta, podem fazer o jeans ganhar cara nova mudando os acessórios.

Para completar, a peça veste mulheres de qualquer idade e forma física. "O importante é escolher o modelo que se encaixa na sua silhueta", diz a consultora de moda Christiana Francini. E três calças é o suficiente. "Elas devem ser de lavagens e cortes diferentes", diz a consultora Roberta Bourguignon.

Tenha na ponta da língua: existem diversas modelagens de jeans, entre elas há uma especial, perfeita para qualquer mulher. Essa "calça curinga" tem corte reto, é ajustada no corpo, cai naturalmente nos quadris e tem a barra um pouquinho mais larga. Também conhecida como bootcut (o nome já aparece nas etiquetas de algumas lojas), essa calça tem pernas um pouco mais largas a partir do joelho.

Fique mais nova (e magra!)

Peças com lavagem escura são as que mais rejuvenescem. Para ficar cinco anos mais nova apenas com o jeans, invista em um modelo atual (nada daquelas calças baggy escondidas lá no fundo do guarda-roupa, hein!). Outra vantagem das lavagens escuras é que elas são as que mais emagrecem. Regra para as gordinhas: use lavagens escuras, corte reto e numeração exata. Esqueça a idéia de vestir manequim 40 se o seu é 44. Isso só vai destacar ainda mais as gordurinhas.

Stretch é bom para gordinhas

Jeans escuro com stretch, com pernas retas e sem detalhes, é perfeito para enxugar as medidas. Ele não aperta no abdômen, não marca e, próximo ao corpo, não aumenta bumbum, quadris e coxas.

Engrosse as pernas

Quer fazer suas pernas parecerem mais grossas? Então aposte em calças com corte reto e lavagem escura. O truque é que, na região das coxas, a cor seja desbotada. Como os tons mais claros acrescentam centímetros, suas pernas vão parecer bem maiores do que realmente são.

Encolha a barriga

Está na dúvida entre duas peças maravilhosas e uma é feita de zíper e a outra de botões? Então olhe para a sua barriguinha. Se ela for saliente, escolha a de zíper. Ele não aumenta a região, ao contrário dos botões que ampliam um pouco a superfície e fazem a barriga parecer maior.

Destaque o bumbum

Mulheres com bumbum grande devem evitar bolsos com bordados e estampas ou muito pequenos, porque aumentam a região. Já quem é menos privilegiada pode abusar: invista em bolsos cheios de detalhes porque eles dão a impressão de que a região é bem maior!

Disfarce a altura

A calça corsário naturalmente deixa a mulher mais baixa, porque corta as pernas na horizontal e achata a silhueta. Com isso, deixa baixinhas menores ainda. Se é o seu caso, o ideal é combinar a calça com a cor dos sapatos. Tenha o cuidado de comprar modelos justos na perna e que terminem na curva imediatamente abaixo do joelho.

Crie falsas curvas

Quem é reta como uma tábua não precisa se sentir excluída do mundo dos jeans. Basta investir em cós largo, porque ele dá um corte anatômico na calça e produz o mesmo efeito de um cinto largo, caído sobre os quadris, acentuando as curvas. Nada mais perfeito para valorizar quem tem pouca cintura. Para completar, opte por blusas mais curtas, que não se sobreponham ao cós.

Cresça e apareça

A calça jeans é ótima para acrescentar alguns centímetros na altura. Se esse é seu caso, aposte em modelos retos e com lavagem escura. Para ficar mais alta ainda, use sapatos de salto.

Cano alto

Bota de cano alto é o par perfeito para
jeans retos e justos
Foto: Leonardo Marinho

Qualquer calça escolhida deve ter a barra longa o suficiente para cobrir a maior parte dos pés, mas sem arrastar no chão. Se você gosta de salto alto, não se esqueça de levar o calçado ao comprar a calça. A regra, nessas horas, é a mesma: a peça deve cobrir boa parte do salto. E lembre-se: o sucesso do seu look com jeans vai depender do sapato. Para não pisar em falso e escorregar na sua produção, siga estas dicas:

· Calças mais longas e de boca alargada, como a bootcut, ficam muito bem com plataforma e anabela, porque têm o solado mais grosso e dão continuidade à peça. Sapatos de salto grosso ou peep toe (dedos aparentes) também ficam ótimos.

· Peças curtas (corsário ou capri) pedem calçados sem amarração nas pernas. Caso contrário, a silhueta ficará mais achatada ainda.

· O par ideal para o jeans reto e justo é a bota de cano alto, que pode ser usada sobre a calça. Sandálias de salto fino também ficam perfeitas.

· Calça cigarrete fica bem tanto com sapatilhas quanto com minissaltos. Ela sempre confere elegância à peça.

-----FIM Ferramentas -----
Calça jeans

Calças com boca larga evidenciam coxas
e quadris
Foto: Carlos Bessa

Atenção ao formato da perna do seu jeans. Até os joelhos, as calças costumam ser iguais. Depois, elas podem abrir, indo do modelo bootcut (levemente aberta) até a pata-de-elefante (quase uma saia!), passando pela boca-de-sino. Também afunilam na barra, e algumas trazem zíper, ficando mais justas.
Fuja dos extremos — bocas largas ou estreitas demais — a não ser que você seja alta e magra. Confira:

· Seca: a calça reta alonga e distribui o volume dos quadris e das pernas, criando uma silhueta mais proporcional.

· Justa:
mais agarradinha ao corpo, ela cai em cima do sapato, cobrindo o peito do pé. Ideal para prolongar pernas curtas.

· Boca larga:
calças em que a boca se abre a partir dos joelhos podem evidenciar as coxas e os quadris das mulheres.

· Dobrada:
a barra dobrada encurta as pernas e só pode ser usada por quem é alta. A dobra deve ter entre 7 e 10 cm e fica muito bem com salto.

· Colada:
a calça skinny, mais justa, alonga as pernas e revela o volume das coxas e dos quadris.

Jeans da cabeça aos pés

Este jogo só funciona em um único caso: quando as duas peças têm lavagens parecidas e, por isso, tons quase iguais. Daí você pode usar, por exemplo, uma calça e uma jaqueta. Do contrário, evite a combinação de jeans com jeans. Aproveite para abusar de peças de outros materiais, como uma calça jeans e um blazer de tecido (oxford) ou calça jeans, camisa e parca.

Jeans claro pode?

Cores escuras, em geral, enxugam as medidas. Mas isso não quer dizer que uma mulher com quadris largos não possa usar um jeans claro, desde que invista em um corte que a favoreça (o reto favorece todas). Se preferir calças claras, que sempre agregam volume, escolha as que tenham laterais um pouco mais escuras. O detalhe vai deixá-la mais alta e elegante.

Fuja do maior erro!

A cintura baixa é a responsável pelos maiores deslizes com o jeans. Só fica legal em altas e magras. É um pecado deixar os pneuzinhos caindo por cima do cós da calça. Para compensar a impressão de encurtamento das pernas, prefira jeans escuros e sapatos de salto.

Não afunile seu corpo

Modelos que afunilam no tornozelo (tipo skinny) caem bem apenas em donas de pernas longas e quadris estreitos. E pegam muito mal em mulheres de quadris largos e com cintura marcada (o corpo vira um losango. Não dá!).

Cintura alta voltou!

Você tinha saudade? Elas voltaram! As calças com cintura alta já recheiam lojas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Mas cuidado na hora de usá-las. Embora favoreçam o tipo brasilleiro (corpo violão), como devem ser justinhas, só caem bem em mulheres com corpo proporcional (tronco do mesmo tamanho das pernas). É que o cós alto aumenta os quadris e o bumbum, encurta o tronco e cria uma cintura intermediária.

SEGREDO INFALÍVEL:

Use o provador! O teste do provador mostra se a calça está na medida. Agache e, principalmente, sente-se. Se a peça estiver muito apertada, peça um número maior. E veja a parte de trás. Ao sentar, se o "cofrinho" aparecer, é melhor trocar de modelo.