Do GG ao pp

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mastigando Novamente

Meu novo Cardápio Diário => para evitar crises de Hipoglicemia:


Café da Manhã
200ml de leite desnatado + Nescafé e adoçante
2 fatias de pão integral OU 1/2 pão sírio integral
1 fatia de peito de peru / blanquet de peru OU 1/2 fatia de presunto magro
1 fatia grossa de queijo branco OU 1 fatia fina de mussarela

Lanche da Manhã I
1 yogurte light com aveia em flocos OU granola (sem açúcar)
1 barrinha cereal light

Lanche da Manhã II ==> Antes de caminhar
1 banana pequena
2 torradas integrais com:
- cream cheese / polenguinho / requeijão (light) OU ricota // queijo branco

Almoço => até 250g
Carne vermelha + legumes OU ovo + feijão (ou outra leguminosa)
Salada crua (com proteína: atum, kani, queijo branco, peito de peru, etc)
Sobremesa: gelatina OU pudim diet OU fruta OU sobremesa láctea light

Lanche da Tarde I
1 yogurte light com aveia em flocos // granola (sem açúcar) OU
2 torradas integrais com:
- cream cheese / polenguinho / requeijão (light) OU ricota // queijo branco
1 copo de chá com pêssego light

Lanche da Tarde II
1 fruta
1 barrinha de cereal light

Jantar
Igual ao almoço

Lanche da Noite
Opção 1:
1 copo de chá com adoçante
2 torradas integrais com 1 colher (sopa) geléia diet
1 fatia grossa queijo branco

Opção 2:
1 copo de leite desnatado
6 mini cookies integrais

Este cardápio foi feito especialmente para mim, de acordo com meu paladar e para manutenção do meu peso.

>> 18/07/07:
Muitas pessoas me escrevem, perguntando o que eu como. Então, vou relacionar abaixo, alguns dos produtos que eu consumo (e recomendo):

• Requeijão Light: Danúbio. Já experimentei todas as marcas e essa é a mais saborosa.

• Cream Cheese Light: Philadelfia ou Danúbio. Os dois são deliciosos. Atualmente, eu amo passar cream cheese na torrada quentinha… hum!

• Yogurte Light: Corpus Duo de Morango, simplesmente delicioso.

• Sobremesa Láctea: Creamy Chocolate da Batavo; a única que eu tomo. É light e tem apenas 50 calorias cada potinho.

• Leite Desnatado: com a alta dos preços, compro a marca que está em promoção… Mas, tenho preferência pela Italac, Elegê e Parmalat.

• Queijo Branco: Gosto demais do Frescatino ou Danúbio. Não compro queijo branco light, pois acho horrível… O Vigor, não recomendo para ninguém, pois achei detestável!

• Ricota: Já experimentei várias e gostei de todas. A Cristina sempre tem um preço excelente.

• Torrada: Bauducco (levemente salgada) e Magic Toast Marilan.

• Pão de Forma: 7 Grãos da Pullman ou qualquer um da linha light Nutrela. Mas como o normal da Pullman também.

• Bolachas: Maizena (normal ou sabor chocolate) da Triunfo; Mini Triunfo Integral; Cookies Integrais (diversas marcas) e bolacha Cream Cracker (Adria ou Levíssima) não faltam aqui em casa!

• Refrigerante: Tomo bem pouco e somente Coca Light. H2OH! eu adoro!

• Suco e Chá: Eu, particularmente detesto suco natural… Só tomo se for de laranja lima ou melancia. Mas adoro suco (light) de Morango, Manga ou Pêssego das marcas Del Vale ou SuFresh. Chá, adoro de vários sabores (de saquinho). Também compro Chá Light Lipton Iced Tea, nos sabores pêssego ou limão.

• Adoçante: Só uso o Finn em pó. Na falta dele, o Zero Cal é passável…

Esses são os que eu me lembro agora…
Abaixo, coloco um exemplo de cardápio diário. Notem que eu não sou nutricionista e não estou recomendado à ninguém que siga esse cardápio! Estou apenas relatando o que eu como num dia normal.
Notem, que eu como bem mais do que há 10 meses.

Café da Manhã:
200ml de leite desnatado com Nescafé e adoçante
+ 2 fatias de pão de forma torrado (sem casca), com cream cheese
OU queijo branco

Lanche da Manhã:
1 banana prata
4 bolachas com mussarela ou patê de azeitona

Almoço (200g):
carne vermelha
4 colheres de legumes e/ou feijão e/ou ovo
Sobremesa: doce de banana com adoçante e canela

Lanche da Tarde:
igual ao lanche da manhã OU barrinha de cereal + fruta

Jantar:
Igual ao almoço
Sobremesa: Corpus Duo ou Creamy Light Chocolate

Ceia:
chá com adoçante + 5 cookies integrais
(se sentir fome: 1 sopinha instantânea individual)

>> 01/09/07:
A nutricionista me recomendou comer pães e bolachas integrais, no lugar de pão de forma comum e Club Social. Os produtos feitos com grãos escuros, além de serem menos calóricos, dão uma maior saciedade. E os produtos feitos com a farinha branca só engordam e são pobres de nutrientes. Além de não darem “sustança”. Engraçado, que eu estava lendo exatamente sobre esse assunto no Livro Dieta dos Deuses. Então eu comprei cookies integrais em 2 sabores deliciosos: Papaya com Cassis e Maçã com Banana. Escolhi o pão 7 Grãos da Pullman. Eu como pouco carboidrato nas refeições, então posso até 4 fatias de pão integral por dia. Porém, acho muito. Não me vejo comento tanto pão assim! Ela mandou acrescentar um pouco mais de proteína no lanche da manhã. O resto ficou praticamente igual. A quantidade por refeição é cerca de 200g. Esse cardápio foi feito especialmente para mim, de acordo com meu paladar e para manutenção do meu peso.

Café da Manhã:
200ml de leite desnatado com 1 colher de achocolatado diet
OU 200ml de leite desnatado com café e adoçante
+ 2 fatias de pão integral, com 2 recheios:
• ricota temperada
• requeijão light
• peito de perú defumado ou blanquet de perú
• peito de chester ou frango
• presunto magro
• queijo branco ou cottage
• polenguinho

Lanche da Manhã:
1 yogurt light com aveia ou cereal
OU 2 torradas integrais com queijo branco
+ 1 banana prata
(se sentir fome: + 1 ovo mexido)

Almoço:
120g de carne vermelha
4 colheres de legumes e/ou verdura OU omelete
sobremesa: mamão

Lanche da Tarde:
1 barrinha de cereal
+ 1 yogurte light OU queijo branco
OU lanche igual ao café da manhã

Jantar:
Igual ao almoço

Ceia:
chá com adoçante + 5 cookies integrais
(se sentir fome: trocar por 1 sopinha instantânea individual)

>> 13/06/06:
Daqui alguns dias completarei 10 meses de cirurgia. Não uso mais açúcar, só adoçante. Leite só desnatado. Troquei tudo por diet ou light. Aboli o refrigerante. Como diariamente, além da carne vermelha, frutas e legumes ou verduras. Minha alimentação está saudável. E eu estou muito feliz!

Bom, tenho que contar que tive meu 1º entalo! Foi no jantar de 6ª feira (09/06/06). Não sei dizer exatamente o que aconteceu, pois tenho certeza absoluta que mastiguei corretamente. Estava comendo carne desfiada e risoto de frango com legumes. Comi um pouco e fiquei cheia. Resolvi fazer uma pausa, pois comecei a sentir uma leve dorzinha. Em questão se segundos, a dor foi aumentando. Meu marido deu uns tapas nas minhas costas e eu levantei, para andar um pouco. A dor já estava insuportável e eu não conseguia nem falar. Senti o anel, literalmente, doer. Se é que isso é possível… Fui para o banheiro, achando que iria vomitar. Fiquei muito confusa na hora, não sabia direito o que fazer. Pedi para meu marido ir buscar um pouco de coca-cola, pois tinha lido vários relatos que ela ajuda a desentalar. Quando ele saiu, eu arrotei, puro ar mesmo. Passou na hora, impressionante, como se nada tivesse acontecido. Quando meu marido voltou, eu já estava bem. Tomei alguns golinhos da coca-cola mesmo assim e ainda dei mais um arroto pequeno e fiquei imediatamente com a sensação de estômago vazio. A dor passou, como que por encanto. Foi uma sensação horrível, que durou por uns 5 minutos. Pensei tanta coisa durante esse tempo… Só achei ótimo por estar em casa e não na rua. E, melhor ainda, por não estar sozinha com minha filha, pois ela ficou assustada com o ocorrido. Deixei meu prato dentro do microondas e, uma hora mais tarde, jantei normalmente. Então, esse foi o meu 1º entalo. Agora vou tomar mais cuidado nas refeições, para não engolir muito ar junto com a comida!

Ainda continuo invicta nos quesitos: vômito e Dumping! hehehe

>> 15/05/06:
Alguns alimentos que eu pensei que teria dificuldades de comer, após a cirurgia: farofa, milho, pipoca, arroz e frango. Eu li muitos relatos sobre esses alimentos e pensei que era regra geral, não se dar bem com eles. Mas não é! Já comi todos e nunca passei mal. Farofa, eu amo. Já experimentei vários tipos. Milho, comi alguma vezes, sem problemas. Pipoca é a minha perdição… E desce super bem. Arroz eu nunca como, prefiro risoto. Acho que arroz branco não tem gosto de nada e só engorda. Frango, que muitos reclamam, eu como de qualquer jeito: ensopado, assado, na brasa, filé grelhado, torta. Nunca tive problema. A campeã de reclamações é a CARNE VERMELHA. Eu como super bem, todos os dias. No começo, rejeitei a carne moída. Mas isso já passou faz tempo. Sou super fã de churrasco. Picanha na brasa (sem a gordura), passou a ser a minha carne preferida. Não pode estar bem passada, senão fica dura. No máximo, ao ponto. A carne quando está bem quentinha, fica macia. Carne fria é muito dura e difícil de mastigar. Às vezes, evito a carne em alguns lugares, com medo dela estar dura. Aí fica difícil mastigar mesmo.

>> 10/05/06:
Estou perto de completar 9 meses de cirurgia. Até hoje, nunca entalei ou vomitei. Presto muita atenção na minha alimentação e na mastigação. Acho que sou sortuda também! hehehe
É importante comer a cada 3h e fazer as 6 refeições diárias. Já sinto fome, coisa que só começou a acontecer após o 5º mês. É uma fome pequena, geralmente próximo do horário das refeições. Como e fico logo satisfeita. Também tenho tido alguns ataques de gula… Esses são terríveis! É preciso controlar. Na maioria das vezes, consigo “contornar”, comendo alguma coisa saudável. Tem horas que é impossível e como não sou de ferro, também caio em tentação… O importante é não criar esse hábito! A reeducação alimentar é importantíssima e não deve ser colocada de lado. Já cheguei muito longe e não quero colocar tudo a perder. Procuro deixar as escapulidas para os finais de semana. E comer chocolate, no máximo 2x por semana. Isso, agora que estou na reta final. No começo, eu fui bem mais rigorosa com a minha dieta, para não atrapalhar o meu emagrecimento.

>> 31/01/06:
Queda de cabelos + baixa nas taxas de proteínas. Resultado? A endócrino me mandou comer entre 250g e 300g de carne vermelha por dia, todos os dias. Se sobrar lugar, depois da carne, aí posso comer legumes ou outro acompanhamento. Proteína animal, ela disse! Além da carne, 200ml de leite desnatado + 200ml de yogurte light + 1 fatia grossa de queijo branco (ou ricota ou polenguinho light) todos os dias. Mussarela, de vez em quando, para variar. O polenguinho light, não posso mais ver na minha frente… Então, por hora fico com o queijo branco e a mussarela. Acho que as 250g de carne eu consigo comer, mais do que isso, sinceramente, não cabe!!! Frango ou carne de porco, no máximo 3x por semana, em apenas 1 das refeições. É, começou aquela velha briga entre os médicos vs. gastroplastizados: precisa comer muita carne vermelha diariamente!!! hehehe

>> 27/01/06:
Andei modificando um pouco o meu cardápio diário. Por causa do calor e, também, por que enjoei um pouco de alguns alimentos, como polenguinho e yogurte light. Só tomo o yogurte com suco de frutas da Molico. E acrescentei outros alimentos, como barrinha de cereal e cookies integrais, que são ricos em fibras.

Café da Manhã:
200ml de leite desnatado com 1 colher (sopa) de chocolate em pó diet
OU 1 yogurte Molico light com suco de frutas

Lanche da Manhã:
1 ou 2 bisnaguinhas com requeijão light
OU 1/2 pacote Club Social light (ou similar)
OU 1 banana prata (média)

Almoço:
120g de carne vermelha + 2 colheres (sopa) de legumes
(frango grelhado ou carne de porco magra, somente 2x por semana; ovo mexido 1x por semana)
Sobremesa: 1/2 papaya (médio)

Lanche da Tarde:
1 barrinha de cereal
OU 1 yogurte Molico light com suco de frutas
OU 60g de queijo branco

Jantar:
Igual ao almoço
OU sopa de carne com legumes (em pedaços)
Sobremesa: uva

Ceia:
3 cookies integrais + 200ml de suco ou chá light
Abaixo, uma relação dos produtos que eu consumo. Não como tudo isso por dia, é claro, vou fazendo um revezamento.

Matinais e Lanches:
• Chocolate em Pó Stevip Diet (sem açúcar)
• Yogurte Molico Light com suco de Morango e Kiwi
• Requeijão Light Danúbio
• Leite Desnatado (todas as marcas, exceto Marajoara)
• Patê de Presunto Suave Sadia
• Bisnaguinha Pullmann
• Club Social Light ou Toda Hora Light Bauducco
• Barrinhas de Cereal
• Cookies Integrais de Castanha do Pará

Bebidas:
• Água de Côco
• Chá com Pêssego ou Limão Light Lipton
• Gatorade (Maracujá, Tangerina ou Uva)
• Suco Light Del Vale, SuFresh ou Mais (Morango, Manga ou Pêssego)
• Suco Natural de Laranja Lima

Frutas:
• Banana Prata
• Figo Roxo
• Maçã
• Manga
• Papaya
• Pera
• Uva Itália ou Rubi

Vegetais:
• Alface Americana
• Brócolis
• Cenoura
• Couve Flor
• Couve Manteiga
• Espinafre
• Mandioquinha
• Tomate
• Rúcula
• Vagem

Conservas:
• Champignon
• Seleta de Legumes com Milho
• Palmito Pupunha

Frios:
• Mussarela
• Peito de Peru Defumado
• Presunto Magro
• Queijo Branco Danúbio ou Frescatino
• Queijo de Coalho na Brasa

• Carne Vermelha:
(moída, de panela, filé grelhado, hamburger assado, churrasco e sopa);
• Frango:
(filé grelhado, assado, ensopado, lingüiça assada, torta e canja);
• Carne de Porco:
(lombo, bisteca, lingüiça, filé mignon suíno - todos bem assados e sem gordura)

Minhas Perdições:
• Bacon picadinho para cozinhar
• Pipoca Light Orville´s
• Sorvete Light de Flocos

>> 04/11/05:
Continuo me alimentando corretamente, não tenho entalos, vômito ou Dumping. Acho que o segredo é:
• Comer com calma, porções pequenas e mastigar bem;
• Não pular refeições;
• Se alimentar a cada 3 horas;
• Não trocar refeição por lanche.

Coloco abaixo, uma mostra do meu cardápio diário, com cerca de 770 calorias. Todos os dias, como 2 frutas e tomo cerca de 400ml entre leite desnatado e yogurte light. Não sou nutricionista, heim pessoal? Então, não é para copiar o que eu como, mas sim, para servir de referência!

Café da Manhã:
200ml de leite desnatado
OU 1 yogurte Molico light

Lanche da Manhã:
1 bisnaguinha com requeijão light + 1/2 fatia de peito peru defumado
OU 1 torrada com o mesmo recheio
OU 1 banana prata (média)

Almoço:
120g de carne vermelha OU 120g de frango grelhado
+ 1 colher (sopa) de legumes
OU 1 ovo mexido com mussarela e peito de peru defumado
Sobremesa: 1/2 papaya (pequeno)

Lanche da Tarde:
60g de queijo branco
OU 2 polenguinhos light
OU 1 yogurte Molico light

Jantar:
Igual ao almoço
OU 1 prato pequeno de canja
OU sopa de carne com legumes (em pedaços)
Sobremesa: 1 maçãzinha ou 1 pera (média)

Ceia:
1 yogurte Molico light
OU 200ml de suco ou chá light

>> 04/10/05:
• Recebi esse texto pelo e-mail e resolvi compartilhar com vocês, pois achei muito importante. Copinho na mão e vamos tomar ÁGUA!

10 RAZÕES PARA VOCÊ BEBER MAIS ÁGUA

1 - É o único alimento com zero caloria que existe. Contém nutrientes indispensáveis para o organismo que não são encontradas em nenhum outro tipo de alimento.

2 - Beber bastante água ajuda a controlar o apetite. “no corpo mal hidratado, a temperatura interna sobe e estimula a região do cérebro responsável pela sensação de fome”.

3 - É o cosmético natural para manter unhas e cabelos fortalecidos.

4 - É o remédio que protege o sistema imunológico de intoxicações.

5 - O corpo fica inchado sem uma boa reserva de água. Isso acontece porque a concentração de sódio aumenta e é preciso compensá-la com retenção de líquidos.

6 - Pessoas bem hidratadas têm melhores resultados com a ginástica. “Á água faz as fibras musculares deslizarem com facilidade”. Na falta desse líquido, aumentam as chances de cãibras durante os exercícios.

7 - Para ganhar massa muscular, você precisa estar muito bem hidratado. É através da água que o glicogênio chega às células para “alimentar” as fibras musculares.

8 - Beber oito copos de água por dia mantém o intestino funcionando regularmente. Os alimentos fibrosos ajudam, mas fibras secas não fazem nada.

9 - Todas as proteínas e vitaminas que você está tendo o cuidado de ingerir serão mal aproveitadas se não forem acompanhadas por uma quantidade adequada de água.

10 - Pesquisadores concluíram que a água gelada é a melhor bebida para a reposição de líquidos. A maioria das bebidas comerciais são absorvidas mais lentamente do que a água, e não há evidência de que nós perdemos muitos eletrólitos (minerais e líquidos) durante os exercícios para exigir sua reposição imediata.

>> 30/09/05:
• Ontem falei com a nutri pelo telefone. Estava com receio de comer muito pouco. Ela falou que estou indo bem! Para comer o máximo de carne vermelha por dia e, se necessário, incluí-la no lanche da tarde (kibe ou hamburguer assado - sem o pão, rosbife, etc). Não sei se consigo fazer isso… vamos ver! Ela me liberou para tomar líquidos 1/2h após as refeições. Insistiu para eu comer 2 porções de frutas por dia, mas isso eu estou fazendo corretamente. A quantidade de leite e yogurte que estou tomando diariamente, também está boa (+/- 350ml). Agora preciso conseguir tomar 1,5 litro de líquidos por dia! Ontem a noite, tomei 450ml de água. Uma delícia, voltar a tomar água com gosto!!!

• Meu marido comprou para mim, uma fatia de torta Cheese Cake Light, feita com leite desnatado e adoçante. Gente, o que é isso??? Nunca imaginei que uma sobremesa light pudesse ser tão DELICIOSA!!! Será que venderam “gato por lebre”?? hehehe

>> 27/09/05:
• Já estou comendo há 14 dias. Está indo tudo muito bem. Minhas porções de comida (almoço e jantar) são bem pequenas: cerca de 120g. Essa quantidade tem sido suficiente e, prefiro não forçar, para não ficar estufada ou vomitar. Não gostei de comer carne moída, pois fico um tempão mastigando e ela não termina nunca… Éca!!! Com cenoura crua, aconteceu a mesma coisa… Comi feijão e foi bom. Alcachofra, simplesmente espetacular! No domingo, depois do jantar, comi um chocolate batom, dividido em 2 metades. Deixei derreter na boca… Que delícia! Aumentei a ingestão diária de líquidos, para 800ml por dia. Pretendo alcançar 1 litro nos próximos dias. Bebo água (normal ou gelada) sem problemas, +/- 100ml por vez.

>> 21/09/05:
• Voltei a mastigar faz 1 semana! Como carne vermelha e frango muito bem. Legumes, frutas, queijo branco / mussarela e ovo mexido também. Hoje vou experimentar feijão pela 1ª vez. Arroz e macarrão ainda não comi. Já me sinto bem mais segura, coloco na boca uns pedacinhos um pouco maiores, mastigo bem e vou engolindo aos poucos. Está dando muito certo para mim. Preciso aumentar a ingestão diária de líquidos! Por enquanto, estou tomando 1/2 L por dia, o que é muito pouco. O leite desnatado morno fica uma delícia com um achocolatado em pó diet, chamado SteVip. Não contém açúcar e cada colher de sopa, suficiente para 200ml de leite, tem apenas 30 calorias.

>> 17/09/05:
• Já estou descobrindo meu rítmo, durante as refeições. Consigo comer 4 colheres de sopa de comida, sem ficar “cheia”, mas é o meu limite por enquanto. Não quero forçar a 5ª colher! Já me alimento mais tranqüila, sem medo de entalar, mas presto muita atenção na mastigação. Noto que meu paladar está um pouco diferente; vamos ver se isso é temporarário! Ainda não consegui fazer todas as refeições recomendadas. Não tive enjôo, nem vontade de vomitar.

>> 14/09/05:
• Iniciei hoje a alimentação sólida, comendo 60g de queijo branco no lanche da tarde. Desceu muito fácil e gostoso. No jantar, comi um bifinho de filé grelhado, equivalente a 3 colheres de sopa. Demorei quase 2h para conseguir comer tudo, pois o medo de entalar era grande! Cortei em pedaços minúsculos e mastiguei MUITO. Demorei tanto para terminar, que não deu para fazer a ceia. Mas foi muito bom, voltar a mastigar!

Orientação Nutricional pós dieta líquida*

• Mastigue muito bem os alimentos, cortando-os em mini pedaços e utilize prato e talheres de sobremesa (se achar necessário), levando no mínimo 40 minutos por refeição.

• Demore pelo menos, 1 minuto entre as garfadas e deixe o garfo em repouso no prato.

• Evite falar enquanto se alimenta (para não engolir ar) e comer na frente da TV (para não se distrair e engolir sem mastigar).

• Coloque de 4 a 5 colheres de sopa de comida no prato (aproximadamente 200g).

• Ingerir 300g de carne vermelha por dia, no mínimo 4 vezes por semana.

• Não beba líquidos durante as refeições. Se for beber líquidos próximos às refeições, beba 30 minutos antes ou 1h depois.

• Realize 5 a 6 refeições por dia: café da manhã; lanche da manhã; almoço; lanche da tarde; jantar e ceia. Coma de 3 em 3 horas, sem omitir refeição nenhuma.

• Priorize os alimentos ricos em proteínas em todas as refeições: carnes, leite, queijos, ovos e yogurtes.

• No almoço e no jantar, consuma sempre primeiro a carne. As leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e soja) devem ser um acompanhamento das carnes;

• No primeiros meses, prefira carne moída ou preparada na panela de pressão, para facilitar o processo de aprendizagem da mastigação.

• Carboidratos: arroz, macarrão, batata, beterraba, milho, farofa, polenta, fubá, farinhas em geral, cará, inhame, mandioca, mandioquinha, devem ser consumidos por último nas refeições. Não misture 2 carboidratos na mesma refeição.

• Prefira os queijos magros: ricota, cottage, queijo branco, Polenguinho light, mussarela light.

• Consuma leite ou yogurte, de preferência desnatados, pelo menos 2x por dia, num total de 400ml.

• Consuma frutas pelos menos 2x por dia.

• Pão: quando for consumir, prefira pão de forma ou pão francês torrado ou na chapa.

• Evite os alimentos que esmigalham, pois são de fácil de aceitação, mas muito calóricos: biscoitos, bolachas, sequilhos, salgadinhos, biscoito de polvilho, pipoca, amendoim, etc.

• Doces: evite-os ao máximo, porém, quando for consumí-los, faça sempre após o almoço ou jantar. Não coma doces com o estômago vazio, para não causar Dumping.

• Utilize adoçante, no lugar do açúcar.

• Evite gorduras e frituras ao máximo.

• Refrigerante e bebidas alcoólicas estão proibidos.

• Pratique caminhadas regularmente.
* Estas orientações foram elaboradas pelas nutricionistas do Instituto Garrido e devem ser seguidas corretamente.