Do GG ao pp

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O bom das sementes



Pequenas no tamanho, mas cheias de nutrientes. Assim podem ser definidas as sementes de linhaça, abóbora, girassol e gergelim. Fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e proteínas, elas ganham espaço por sua ação antioxidante, reguladora do funcionamento intestinal, protetora contra doenças cardiovasculares e envelhecimento. Além disso, contêm magnésio, essencial na formação do esqueleto e no combate à osteoporose. Conheça a importância de algumas:

Semente de linhaça: possui, além de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, 27 componentes anticancerígenos que agem na prevenção do câncer de próstata, de cólon e de pulmão. Outra grande característica é ser a mais rica fonte de ômega-3 (gordura boa) existente na natureza, evitando doenças cardiovasculares. "É uma semente muito benéfica. A linhaça tem cinco vezes mais fibras que a aveia, e contém 100 vezes mais lignina (fibras insolúveis dietéticas) que os melhores grãos integrais. Portanto, é um alimento importante para o bom funcionamento do intestino", ressalta a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional (SP).

Semente de abóbora: ela é repleta de potássio, mineral capaz de auxiliar no controle da pressão arterial. Por dia, homens e mulheres precisam de 2000 mg do mineral, e a semente possui 919 mg. Além disso, é rica em fibra, que funciona bem contra a prisão de ventre, e vitamina A, boa para os olhos por prevenir doenças como a degeneração macular. "Outro diferencial da semente de abóbora é a grande quantidade de vitamina E, nutriente que combate o envelhecimento", afirma a especialista.

Semente de girassol: tem fibra, vitamina A, e é rica em gordura monoinsaturada, nutriente considerado essencial por afastar males cardiovasculares, grande medo da atualidade. O mineral da semente de girassol, o magnésio, também é uma procura da sociedade moderna, pois ajuda na formação do esqueleto e combate a osteoporose. Homens e mulheres precisam de 420 mg de magnésio por dia, e 100 g dessa semente possuem 354 mg.

Semente de gergelim: é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B, além de altamente eficaz na lubrificação do intestino, graças à ação emoliente e suavemente laxante. Evita prisão de ventre, hemorroidas e câncer de colón.

Serviço:
Clínica Equilíbrio Nutricional (www.equilibrionutricional.com.br)