Do GG ao pp

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O especialista responde - Moda e estilo Por Cristiane Senna

Roupas para ir a festa, ao shopping, ao parque... Não é à toa que mulher vive indecisa na frente do espelho. Depois da SPFW então, nem se fala. São tantas tendências, algumas até impossíveis de usar, que embaralham a cabeça de qualquer ser pensante. Por isso, convidamos Regina Martelli, consultora de moda e estilo da TV Globo, para tirar todas as suas dúvidas. Confira as respostas da expert e envie a sua pergunta.

Com qual look eu posso usar a meia-arrastão sem errar? Tenho 20 anos, mas não quero parecer punk. Fabiana Gonçalves Araujo, Goiânia - GO
Meia-arrastão não tem nada a ver com punk. Você pode usá-la com qualquer look. No frio, coloque uma meia-calça da cor da pele por baixo. Aconselho que use com um vestido, uma saia-lápis ou uma saia rodada. Para o visual não ficar pesado, evite a bota e aposte em uma sandália Anabela ou meia-pata.

Tenho 40 anos, mas todos dizem que pareço bem menos. Devo abandonar as minissaias e os decotes? Adoro as peças, mas ouço falar que, depois dessa idade, nada de mínis. Sou magra e não me sinto bem com roupas conservadoras. Rosana dos Santos Boos, Blumenau - SC
Mulheres de 40 anos devem se destacar pela elegância, e não pelo look sexy. Você pode usar decote e minissaia, sim, mas precisa ter autocrítica para isso. Sua atitude também deve ser moderna e jovem. Não adianta achar que está arrasando no look quando não está. E lembre-se: opte por um decote ou uma minissaia. Os dois ao mesmo tempo, nunca.

Gostaria de saber se uma calça de alfaiataria cai bem com um tênis descolado e uma camiseta. Nádia Figueiredo, Rio de Janeiro - RJ
Ótimo, vai ficar bárbaro. É uma nova maneira de usar calça de alfaiataria. É moderno e bacana.

É deselegante ir a um casamento de calças compridas? Margareth Carvalho, Rio de Janeiro - RJ
Depende do casamento e da calça. Se for jeans, skinny ou capri, não dá. Se o casamento for mais chique, de noite, use uma pantalona de tecido mais molinho, como a seda. Já de dia, mais simples, opte por uma reta, mais básica, de shantung e com uma certa estrutura.

Vou fazer uma entrevista de emprego em uma grande empresa, mas não quero usar terninho. Gostaria de algo elegante, mas que mostrasse minha personalidade. O que você sugere? Carol Cortese, Cuiabá - MT
Na entrevista de emprego, você deve passar a imagem de uma pessoa séria, que se cuida. Por isso, é muito importante estar bem arrumada. Use um desses casaquetos novos com manga três-quartos, azul cobalto ou vermelha, e uma calça de alfaiataria com uma textura diferente. Por baixo, uma t-shirt branca. O sapato pode ser plataforma, como uma sandália anabela, ou até masculino. Brinco de argolas são uma ótima pedida, pois não comprometem o visual e transparecem jovialidade. Se quiser, aposte também numa maxibolsa, que está na moda e passa um ar de pessoa dinâmica e antenada.

Posso usar estampa de onça, tigre e outros bichos durante o dia? Na verdade, sou discreta, mas, como a bicharada está em alta, tenho considerado essa possibilidade. O que você acha? Tenho 45 anos -com corpinho e jeito de 30! Cristina V. Flausino, São José dos Campos - SP
É claro que pode, mas com um detalhe: se estiver com uma blusa de onça, todo o resto deve ser liso. Se optar por um vestido de bicho, o resto tem de ser superdiscreto. Use bijuterias simples, como um brinco bonito e umas pulseiras, mas nada de ficar colocando mil colares. A estampa já é suficientemente chamativa e dispensa qualquer outro tipo de atração.

Não é necessário estar grávida para usar o vestido da atriz Adriana Esteves
Foto: Cauê Moreno

Estou grávida de 5 meses e percebo que as gestantes foram favorecidas pela moda de inverno, com roupas largas, cores vivas e muito elegantes. Gostaria de saber se a moda verão vai seguir essa tendência que prima pelo conforto e quais os modelitos apropriados para nós, futuras mamães. Viviane Ferreira Alcântara, Belo Horizonte - MG
Esse estilo vai continuar, sim, roupas amplas são uma tendência forte. Aposte em vestidinhos soltos que encaixam perfeitamente a barriga. Sugiro que seja acima ou na altura dos joelhos, porque, se for mui comprido, perderá o glamour. Um detalhe: os soltos são confortáveis para grávidas, mas não se sinta condenada a usar apenas isso. Pode apostar em uma silhueta mais justa também.

A "velha e boa" jaqueta jeans, no estilo tradicional, combina melhor com quais peças no inverno? Dá para usá-la e ficar com um look moderno? Acho uma peça superconfortável e prática. Rivana Garcias da Silva, Belo Horizonte - MG
Dá, sim. Para ela ficar moderna, use com uma saia lápis justa. Pode até ser de um tecido diferente, com um certo brilho, como o cetim stretch. Sapato plataforma, como o anabela e o meia-pata, nos pés. A blusinha de baixo pode ser mais comprida que a jaqueta.

Como posso andar sempre na moda gastando pouco dinheiro? Natalia Gomes, Ibicuitinga - CE
Aposte em três peças básicas, como uma skinny, um casaqueto curtinho e um sapato moderno. Aí misture com tudo o que tem da estação passada. Invista também nos acessórios, como um cinto largo.

Melissa peep-toe Ultra Wedge. R$ 109

Meia-calça está em alta. Posso usá-la com peep-toe? Renata da Silva, Porto Alegre, RS
Claro que pode, mas a meia-calça tem de ser mais grossa, sem deixar aparecer os dedinhos. Use-a com vestidos, saias e até com uma calça. Já pensou que charme aparecer só a pontinha colorida?

Como seguir a moda e manter meu estilo? Juliana de Souza Teixeira, Belo Horizonte - MG
O que faz o estilo de cada pessoa é usar a moda de uma maneira pessoal. Então, se alguma coisa dentro das tendências te agrada, cai bem no seu corpo e combina com seu estilo de vida, use. Não invista em nada só porque está em alta.

Vou me casar pela manhã, apenas em uma cerimônia civil, em agosto. O que eu deveria usar? Gostaria de algo simples e bonito para o meu 1,59 metro de altura. Gisele Moraes, Rio de Janeiro - RJ
Você deve usar uma roupa clara, porque é pela manhã. Não precisa necessariamente ser branco, mas opte por um off-white ou pérola. Sugiro que use um vestido curto de alça, num tecido soltinho e bem fino -como musseline, voal ou uma seda-, com um casaco sete oitavos de lãzinha, meio anos 60, por cima. É fundamental que o sapato seja de salto e clarinho.

Mistura nos acessórios da Colcci: cinto com detalhes em prata e pulseiras douradas

Posso misturar bijuterias douradas e prateadas? Zuilderli de Sousa Silva, Fortaleza - CE
Atualmente esse tipo de mistura é muito usada. Alguns estilistas já apresentaram essa proposta, inclusive contrastando roupas prateadas com bijuterias douradas, e vice-versa. Só é necessário cuidado para harmonizar o look. Você pode, por exemplo, usar os brincos e o anel prateados e misturar pulseiras douradas e prateadas.

Comprei, no exterior, uma meia-calça opaca verde-escura, mas não consigo combiná-la com nada. Como posso usá-la? Carla Renata Pereira, São Paulo - SP
Você pode usar a meia-calça com um vestido e sapato pretos. Se preferir, use botas pretas. Use-o também com um vestido em tons de bege, marrom ou caqui. Como é difícil ter um sapato verde-escuro, harmonize a meia-calça com a roupa. Ela cria, aí, um efeito especial.

Qual é o tamanho certo da barra de uma calça? Ela varia de acordo com o sapato a ser usado? Ludmila E., São Paulo - SP
Esse é um dos grandes problemas da moda. Antigamente existia uma calça para tudo, mas hoje você deve ter no mínimo duas: uma para sapatos altos e outra para baixos. É complicado definir se a barra deve ser feita a 10 ou 4 centímetros do chão, mas, na minha opinião, a calça nunca deve tampar os sapatos -afinal de contas, a gente gasta tanto dinheiro neles! O ideal é que apareça pelo menos a sola. A calça skinny tem de ser mais curta, enquanto a de alfaiataria, mais masculina, pode ser um pouco mais comprida.

Calça de cintura alta Triton

Comprei uma calça jeans linda de cintura alta. Será que essa moda vai pegar mesmo? Mariane Meira, Feira de Santana - BA
Você não tem que se preocupar com isso. Se gostou e se sentiu bem, use. Acredito que a tendência vai demorar um pouco para pegar, porque a peça pode ser desconfortável e não é qualquer corpo que fica bem nela. Quadris largos, por exemplo, não são favorecidos. Vai ser difícil desbancar a cintura baixa.

Tenho as coxas e as pernas muito grossas e torneadas. Posso usar calça skinny? Carla Pontes, São José dos Campos - SP
A calça skinny é uma tendência forte na Europa e nos EUA. Lá, as mulheres têm pernas finas e não têm quadril, um biótipo completamente diferente do das brasileiras. O ideal é que mulheres com muito quadril e pernas grossas não usem esse tipo de calça. Aposte na calça jeans com o corte reto, que continua em alta. Mas, se você realmente quiser experimentar, use a skinny com uma túnica que cubra um palmo abaixo do quadril.

Maxibolsa dourada Forum, para fugir da mesmice do clássico

Não gosto muito de modismos e sou clássica. Mas gostaria de sair um pouco do tradicional. O que você sugere? Tenho 44 anos, 1,63 metro e 60 quilos. Denise Carneiro Neiva, Paracatu - MG
Você pode misturar texturas e estampas mais ousadas com formas clássicas, como combinar uma calça masculina e uma blusa de babados, por exemplo. Invista também nos acessórios. Uma camisa e calça reta pedem um brinco de argola, por exemplo, superfeminino. Quem sabe uma bolsa ou sapato com estampa de onça para quebrar a monotonia do clássico...

A moda da calça legging com vestido é adequada para mulheres com mais de 40 anos -com corpo em forma? Maria Tereza Pons, Porto Alegre - RS
Hoje em dia, as mulheres de 40 anos têm cara de 30. O look é adequado a qualquer idade - desde que você esteja com o corpo em forma - , mas não para qualquer ocasião. Reserve para ir ao shopping, levar os filhos na escola, ir ao supermercado ou, no máximo, para um almoço informal.

Vestido soltinho Anabela Baldaque

Sou alta, mas tenho o quadril largo. Que roupa devo usar para disfarçá-lo? Raquel Donay da Silva, Porto Alegre - RS
Opte pelo anti-skinny. Abuse de saia e calça retas, que não marcam e alongam a silhueta. A moda dos vestidos soltos também está super a favor da mulher com quadril largo. Não marca nada, é ideal.

Minha dúvida é sobre o uso de botas. Acho lindo, mas nunca tive coragem de usá-las, pois tenho 1,54 metro e 55 quilos. Me acho muito baixinha, cheinha e me sinto menor ainda com elas. Renata Rodrigues Oliveira, Belo Horizonte - MG
Você pode usar, sim, desde que invista em uma bota sem nenhum efeito especial e que acompanhe o formato da perna. Opte por usá-la com uma saia e meia-calça, todos com cores iguais ou da mesma família. Baixinhas devem evitar cortar a silhueta para que seu corpo pareça longínquo. Vale usar a bota montaria, de salto baixo e cano alto, por fora da calça, desde que de cor escura.

Como devo combinar bolsa, cinto e sapato? Muitos consultores dizem que usar a mesma cor está fora de moda. Valéria Batista, São Paulo - SP
Combiná-los é uma coisa antiga, do século passado. Você precisa harmonizar a produção, mas não há a necessidade de usar a mesma cor e material. Imagine ter uma bolsa para cada sapato. Precisaríamos de muitas bolsas.