Do GG ao pp

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Provoque seu paladar

Com ingredientes inusitados, criamos sucos com maior benefícios para a saúde


Você provaria um suco com pimenta ou com alface? Pois a gente experimentou cinco receitas montadas com alimentos que você nem sonharia jogar dentro de um copo. Preparadas por Salvador Ferreira de Almeida, proprietário do restaurante paulistano BeFresh, a pedido da MH, cada uma delas apresenta uma surpresa na lista dos ingredientes.

Desafie seu paladar com estas sugestões, que não levam adição de açúcar nem de água. "O açúcar das frutas (frutose) já basta. E sem água a concentração de vitaminas é maior", explica Almeida. Ele escolheu a dedo alimentos que, além de seus valores funcionais, não transformam a bebida numa pasta grossa e pesada. Mas, para chegar a esse resultado, o segredo está no eletroportátil: deixe de lado o liquidificador e use uma centrífuga. Se você não tem uma, veja no quadro ao lado onde encontrar.

Segundo Almeida, o movimento centrífugo das lâminas da máquina permitem separar a fibra da parte líquida dos legumes, frutas e verduras. A praticidade: ao processar os alimentos na centrífuga, você não precisa retirar a casca. Mais uma vantagem: essa parte, que é rica em vitaminas, chega ao seu copo. A idéia é se refrescar nos dias mais quentes e reforçar sua saúde!

CENOURA, ALFACE E MAÇÃ

O que vai: 2 cenouras (330 g), 1/3 de alface americana (150 g), 3 maçãs (350 g) e 1 colher de café de ginseng em pó (4 g).

Como preparar: coloque na centrífuga a alface, as cenouras e as maçãs, nessa ordem, para conseguir melhor aproveitamento. Adicione o ginseng e misture.

Os benefícios: rico em vitamina C e betacaroteno, que atua como antioxidante, desacelerando o processo de envelhecimento. A alface ajuda na digestão, protege o fígado e reduz o risco de doenças cardíacas, AVC e catarata. Entre as vantagens do ginseng está o aumento do nível de atenção e concentração.

Valor calórico: 115 calorias (300 ml).

VEREDICTO MH - "O gosto muito suave da alface americana não inibe o da maçã. Dá para perceber os grãos do ginseng em pó."

PIMENTÃO, MAÇÃ E LARANJA

O que vai: pimentão vermelho sem casca (75 g), 3 maçãs (330 g) e 2 laranjas (400 g).

Como preparar: despeje o pimentão seguido das maçãs na centrífuga. Acrescente o suco das duas laranjas espremidas ao caldo obtido.

Os benefícios: ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e regula a pressão arterial. O elevado nível antioxidante da maçã permite desintoxicar o organismo. O pimentão, que até agora você só comia na salada e é rico em vitamina A, combate infecções e atua como analgésico.

Valor calórico: 105 calorias (300 ml).

VEREDICTO MH - "Apesar do intenso odor do pimentão, o paladar que predomina é o da laranja."

SALSÃO, UVA E SALSINHA

O que vai: 2 ramos de salsão (15 g), uvas verdes (500 g) e salsinha (10 g).

Como preparar: lave muito bem todos os ingredientes e jogue-os no eletroportátil respeitando a seguinte ordem: salsão, salsinha e uvas verdes.

Os benefícios: alto teor antioxidante, que evita a destruição das células. O salsão, normalmente usado em sopas, ajuda na digestão e estimula o transporte de oxigênio na corrente sangüínea. A salsinha é rica em vitaminas A, B1, B2, C e D, mas consumida crua, como nesta receita.

Valor calórico: 150 calorias (300 ml).

VEREDICTO MH - "Quase dá para considerar a bebida salgada. O salsão marca forte presença no cheiro e no gosto."

TOMATE, CENOURA, PIMENTA E LARANJA

O que vai: suco de tomate (100 ml), 2 cenouras (330 g), 1/2 pimenta dedo-de-moça verde, 2 laranjas (400 g).

Como preparar: esprema as laranjas e reserve. Coloque a dedo-de-moça, sem as sementes, e as cenouras na centrífuga. Misture com os sucos de tomate e de laranja.

Os benefícios: reduz o risco de câncer de próstata pela ação do licopeno presente no tomate. A pimenta possui capsaicina, que ajuda na prevenção de acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e bronquite. Por ser termogênica, estimula a perda de peso.

Valor calórico: 90 calorias (300 ml).

VEREDICTO MH - "No primeiro gole, você sente o lado picante, que rapidamente alivia na boca. A acidez é suavizada pela cenoura."

MAÇÃ, PEPINO, HORTELÃ E GENGIBRE

O que vai: 4 maçãs (450 g), 1/3 de pepino (100 g), 2 ramos de hortelã (30 g), 1 rodela de 3 centímetros de largura de gengibre (8 g)

Como preparar: tire as sementes do pepino. Centrifugue os ingredientes na ordem hortelã, gengibre, pepino e maçã.

Os benefícios: elevado nível antioxidante, o que retarda a degeneração das células. A hortelã facilita a digestão e auxilia no tratamento de asma e outras alergias. O gengibre combate problemas respiratórios, enjôos e resfriados. E o pepino, cheio de minerais, tem enxofre, que repara os tecidos, pois serve de matéria-prima para a queratina.

Valor calórico: 119 calorias (300 ml).

VEREDICTO MH - "Quase não se nota o sabor do pepino. O aroma do gengibre aparece bem, mas prevalece o gosto da maçã com hortelã."