Do GG ao pp

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Símbolo de fé baiana vira moda no exterior

Fitinhas do Senhor do Bonfim viajam o mundo e já estão sendo usadas por celebridades internacionais.

Tamanho da letra

As famosas fitinhas do Senhor do Bonfim, que sempre fizeram sucesso no Brasil, agora viraram objeto de desejo de muitas celebridades mundo afora.

Quem vai à Igreja do Senhor do Bonfim, a mais famosa da Bahia, acaba levando pelo menos uma fitinha, nem que seja só como lembrança.

"São três pedidos que se faz. Em cada nó se faz um pedido e deixa a fita ficar até o dia em que cair", explica a contadora Regina Barbosa.

É uma tradição de 200 anos que muitos baianos e turistas levam a sério. Eles acreditam que os pedidos feitos ao Senhor do Bonfim são atendidos quando a fitinha amarrada no pulso se rompe com o tempo.

Também é costume amarrar a fita na grade ou nas portas da igreja. "É uma tradição aqui na Bahia e a gente queria fazer um pedido para fortalecer e ajudar a nossa vida", diz a turista carioca Nilma Gonçalves.

De tanto frequentar a Igreja do Bonfim, a estilista Néa Santtana acabou fazendo das fitas coloridas o diferencial do seu trabalho. "É uma identidade que eu busquei na minha pesquisa de criação, não só pela importância, mas também pelo contraste que dá quando você trabalha com as cores", conta.

Nas lojas de artesanato de Salvador, mais uma mostra da popularidade das fitinhas do bonfim: elas aparecem estampadas numa série de produtos. Esse símbolo da religiosidade e do misticismo da Bahia, voou longe e também está ficando conhecido lá fora.

Agora as fitas são vendidas numa página da internet criada nos Estados Unidos. Elas são oferecidas como um adereço brasileiro com forte significado espiritual, capaz de ajudar a realizar desejos, e já podem ser vistas no pulso de gente famosa como as atrizes Lindsay Lohan e Susan Sarandon.

No exterior, as fitinhas são vendidas a U$ 5, quase R$10. Uma grande diferença em relação ao preço cobrado aqui. “A fitinha nós cobramos a unidade 10 centavos e, levando o pacotinho, é R$ 1. O pacotinho com 12 fitinhas", diz o vendedor ambulante Éder Cordeiro.

O preço e o sucesso das fitinhas entre os americanos não surpreendem a produtora de moda Tininha Viana: "Amuleto está muito em moda. O olho grego, o elefante indiano, a fitinha do Brasil”, diz.