Do GG ao pp

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Alimentos nota 10

Alimentos nota 10


Nem só com arroz e feijão se monta um bom prato. Conheça dez alternativas saudáveis para compor um cardápio cheio de sabor e com muita saúde


por Patrícia Affonso


FOTOS JUCA VIEIRA / PRODUÇÃO MARIA ESPIAUT

"Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio". Essa recomendação, feita pelo filósofo grego Hipócrates (460-377 a.C.), nunca foi tão atual e possível. Afinal, hoje, pesquisadores trabalham incessantemente para encontrar soluções para manter a saúde em dia, de uma forma prazerosa e alternativa. E não há melhor saída para isso do que cuidar da alimentação. O jeito é sair da mesmice, variar e comprovar o que funciona melhor para você. Quer uma forcinha nessa tarefa? Então vamos lá: selecionamos dez alimentos pra lá de saudáveis que não aparecem com frequência no cardápio do brasileiro. Depois de conhecê-los melhor, você vai se perguntar por que demorou tanto para adotá-los em sua dieta.






Nem só com arroz e feijão se monta um bom prato. Conheça dez alternativas saudáveis para compor um cardápio cheio de sabor e com muita saúde


por Patrícia Affonso


Anticâncer

FOTOS JUCA VIEIRA / PRODUÇÃO MARIA ESPIAUT

Apesar de sua popularidade e do preço bastante acessível, muitas pessoas evitam o consumo do repolho (Brassica oleracea) por conta da má fama como colaborador no aumento da flatulência. A verdade, no entanto, é que a ingestão do alimento oferece muito mais vantagens do que prejuízos. Exemplo disso é a pesquisa da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que apontou o sulforafano (presente nas folhas do repolho e outros vegetais) como substância que mais eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo.

Além disso, o vegetal é hipocalórico - são 24 calorias em 100 gramas de repolho-branco e 31 calorias no repolho roxo - e rico em fibras que contribuem para o bom funcionamento intestinal. Tais características o tornam uma ótima pedida para quem quer fazer as pazes com a balança. "Também recomendo o consumo durante a TPM, pois seu alto teor de água previne inchaços, e a vitamina B6 ajuda a espantar o mau humor", conta a nutricionista paulistana Alessandra Pannozzo.

E não para por aí. Por conta de suas diferenças, as variedades branca e roxa têm algumas indicações específicas. "O repolho roxo é rico em antocianinas, o mesmo pigmento flavonoide responsável pela coloração das uvas e amoras. Suas propriedades antioxidantes previnem doenças cardiovasculares e câncer", afirma a nutricionista. Esse tipo ainda favorece o sistema imunológico, graças à presença de vitamina C, outro importante antioxidante.

Quem prefere o repolho branco também pode comemorar. "Ele apresenta mais vitamina A, excelente para a saúde dos olhos e a prevenção da catarata", diz Alessandra Pannozzo. O ácido fólico e o potássio também são mais abundantes nessa espécie. O primeiro fortalece o corpo contra o câncer; o segundo favorece a musculatura.

Quanto consumir: para aproveitar os benefícios, a recomendação de consumo é de uma porção, duas ou três vezes por semana. "Utilize-o cozido ou em forma de salada crua. É importante não comprá-lo picado, para evitar a perda de parte das vitaminas e minerais que se oxidam rapidamente em contato com o ar", orienta a nutricionista.

Adeus, anemia!

FOTOS JUCA VIEIRA / PRODUÇÃO MARIA ESPIAUT

Na maioria dos lares, durante a preparação de uma colorida salada de beterraba, suas folhas têm um destino certo: o lixo. Vez ou outra, elas são poupadas e viram um poderoso adubo para o jardim. O que muita gente desconhece, no entanto, é que está desperdiçando um alimento saudável e versátil, que vai bem em saladas, refogados e outros preparos. O valor nutritivo dessas folhas é altíssimo. E não poderia ser diferente: nelas encontramos sais minerais como o ferro, o cobre, o cálcio, o fósforo, o manganês, o cromo, o potássio e o zinco. Além disso, contêm vitaminas A, C e do complexo B. "São muitas as propriedades benéficas provenientes do consumo da folha da beterraba. Vale destacar as ações antianêmica, antioxidante, laxativa, diurética, estimulante das funções do fígado e do baço", esclarece a nutricionista Joyce Garcia Gusmão, da Nutrivitta Assessoria Nutricional (SP).

Rica em carotenoides, pigmento natural dos vegetais, essas ramas também são excelentes protetoras da visão, já que ajudam a proteger os olhos contra o envelhecimento. "Só não vale exagerar no consumo, pois o alimento possui quantidades excessivas de oxalatos que, em combinação com o cálcio e ferro, formam sais insolúveis e podem levar à formação de cálculos renais", alerta a nutricionista.

Quanto consumir: a nutricionista Joyce Garcia recomenda o consumo de duas folhas de beterraba, uma ou duas vezes por semana. "Assim, aproveitamos o que há de melhor no vegetal, sem causar excessos ao organismo", pondera.

Aumenta a imunidade

FOTO JUCA VIEIRA / PRODUÇÃO MARCIA ASNIS

Ela oferece um verdadeiro leque de vitaminas indispensáveis à manutenção da saúde. "A goiaba é uma das principais fontes de vitamina C", esclarece a professora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo (SP), Alessandra Paula Nunes. Esse nutriente multifuncional auxilia na produção de colágeno, melhora a absorção de ferro, aumenta a imunidade contra doenças bacterianas e virais, ajuda no combate às infecções, hemorragias e na cicatrização de cortes e queimaduras. E mais: o alimento também conta com a presença da vitamina B1, importante na regularização do sistema nervoso e digestório e na tonificação do músculo cardíaco, e do betacaroteno, precursor da vitamina A, que cuida da visão e auxilia o crescimento.

Mas nem só de vitaminas se faz uma boa fruta. "Os minerais cálcio, fósforo e ferro, que contribuem para a saúde dos ossos, dentes e sangue, também fazem parte da composição da goiaba", diz a profissional.

Todos esses benefícios são encontrados em ambos os tipos. Mas a versão vermelha sai um pouco na frente. Isso porque sua polpa contém maior concentração de fibras solúveis e licopeno, componentes benéficos no controle do colesterol e da pressão sanguínea. "Vale destacar ainda que o licopeno, que confere a cor vermelha a vários alimentos, é um dos mais potentes antioxidantes já estudados. Seu consumo está associado a um menor risco de câncer, principalmente o de próstata, e doenças cardiovasculares", comenta a nutricionista Wanessa Santos. Uma curiosidade: enquanto o tomate, muito divulgado como alimento anticancerígeno, contém 31 microgramas de licopeno a goiaba in natura concentra 53 microgramas. Poderosa, não?

Quanto consumir: "Ingerir uma metade de goiaba vermelha por dia pode reduzir consideravelmente os níveis de pressão arterial, do colesterol e de triglicérides", explica a professora do São Camilo.

FOTO ARAQUÉM ALCÂNTARA

Antioxidante

A composição do açaí é repleta de antioxidantes poderosos, como a antocianina e as vitaminas C e E. "Isso auxilia o corpo na eliminação dos radicais livres, retarda o envelhecimento celular e impede a oxidação do colesterol na parede das artérias, que causa o entupimento dos vasos", pondera a nutricionista Marcia Dal Medico, do Spa Jardim da Serra, em São Pedr (SP). Merece destaque também a presença de fibras e proteínas, nutrientes especialmente importantes para quem faz atividade física para manutenção do peso e da musculatura.

Mas calma lá, não é porque o fruto é saudável que se pode exagerar. Metade da composição da polpa é gordura, o que o torna um alimento calórico. A maior parte delas é do tipo poli-insaturada, aquela que ajuda a proteger a saúde do coração. Quanto consumir: "Um pote pequeno [100 gramas], duas vezes por semana", diz a nutricionista Lara Natacci, de São Paulo. Nos outros dias, a especialista sugere a ingestão de frutas e vegetais que contêm algumas das substâncias benéficas presentes no açaí. São boas opções a acerola, o morango, a berinjela e o brócoli.

Anti-inflamatória

FOTOS SHUTTERSTOCK

Aqueles que acham que a cereja só serve para dar um toque de sofisticação à taça de sorvete estão extremamente enganados. E quem julga esse fruto pelo seu tamanho, não faz ideia do seu potencial.

"A cereja contém grande quantidade de antocianinas, substância que age no organismo como um anti-inflamatório natural e ajuda a prevenir a degeneração de células", conta a nutricionista Wanessa Santos, da consultoria Sprim Brasil (SP). Sua polpa contém ainda vitamina A, também conhecida como retinol, que desempenha um papel importante na nutrição do globo ocular e na aparência saudável da pele, além de cálcio e fósforo, indispensáveis à saúde de ossos e dentes.

Ainda não está comprovado, mas acredita-se que a cereja pode ser mais uma aliada importante no controle do colesterol e na prevenção da diabete. "Um estudo recente realizado em Michigan com ratos que eram predispostos à diabete e ao colesterol elevado mostraram que os animais que se alimentaram com cereja apresentaram melhoras de forma geral no perfil lipídico e na diminuição de açúcar no sangue. Isso sugere menor risco de doenças cardíacas e diabete tipo 2", diz Wanessa Santos.

Quanto consumir: a recomendação é de uma porção, duas vezes por semana. "Cada porção equivale a 10 cerejas. O ideal é variar seu consumo com o de outras frutas", diz a nutricionista.

Sem colesterol ruim

FOTOS SHUTTERSTOCK

Na época das grandes navegações, a canela era uma moeda de troca muito importante entre o Oriente e a Europa. Isso se dava por conta de seu sabor característico, que confere um toque especial aos preparos. Hoje, graças aos estudos científicos, sabemos que o valor desse alimento vai muito além. "A canela contém flavonoides, que são antioxidantes potentes com boa atuação no combate ao colesterol ruim [LDL]. Por isso, seu consumo favorece a diminuição do risco de doença coronária", conta Sueli Longo, professora do curso de Nutrição da Universidade Metodista de São Paulo. E tem muito mais: sua ingestão regular aumenta a capacidade das células para utilizar a glicose, neutralizando o nível de açúcar no sangue.

Adeptos da medicina tradicional chinesa utilizam muito a especiaria para aliviar sintomas de gripes e resfriados, graças à sua capacidade de aquecer o corpo. Quando sentir aquele desconforto persistente, comum dos males de inverno, pode apostar no chazinho da vovó, preparado com canela e gengibre. O resultado é surpreendente.

Quanto consumir: ½ colher (chá) ao dia, salpicada no café ou no cereal, por exemplo, é o suficiente. Sabe o antigo hábito de mexer a bebida com um pauzinho de canela? Pois está aí outra medida simples e muito eficaz para incluí-la na rotina.

FOTOS SHUTTERSTOCK

Bom para o cérebro

Difícil encontrar por aí quem não seja fã de chocolate. Pesquisas mostram que o consumo da versão amarga pode trazer vários benefícios à saúde. A explicação é simples: essa variedade contém maior concentração de cacau, componente que reúne nutrientes poderosos. Já em outros tipos, ele perde espaço para o leite, o açúcar e as gorduras. "Estudos apontam que o consumo de uma quantidade moderada pela manhã diminui a vontade de atacar os doces.

As responsáveis por isso são a feniletilamina e a N-aciletanolamina, substâncias presentes no cacau", destaca a nutróloga Daniela Huéb, de Bauru (SP). E há muito mais a se admirar nesse fruto típico de regiões tropicais, como o Brasil. "O cacau possui flavonoides e polifenóis que reduzem o colesterol ruim [LDL] e tem forte ação anti-inflamatória, prevenindo doenças cardíacas", afirma Alessandra Paula Nunes, do São Camilo.

Precisando ficar mais esperto? Que tal um chocolate? "A teobromina e a cafeína presentes nesse doce amargo favorecem a atividade cerebral e estimulam o sistema nervoso central", completa.

Quanto consumir: "Coma 30 gramas diariamente, o equivalente a uma barrinha ou dois bombons pequenos. Isso é o suficiente para aproveitar as propriedades funcionais do alimento e curtir o sabor sem prejuízos ao organismo e à boa forma", diz Daniela Huébe

Gorduras do bem

FOTOS SHUTTERSTOCK

As oleaginosas, formada pelas castanhas, nozes e amêndoas, ganha mais destaque na época das festas de fim de ano. Uma das justificativas, além da tradição, é o alto valor calórico desses alimentos. Afastá-las do cardápio, porém, nos outros meses não é uma atitude muito saudável. Afinal, seu consumo moderado pode fazer maravilhas ao organismo. O primeiro esclarecimento importante é sobre seu índice de gordura. Realmente são alimentos bem oleosos, porém, de uma espécie do bem: as gorduras mono e poli-insaturadas, importantes na lubrificação das articulações, circulação, produção de hormônios e na melhora das taxas do bom colesterol. Um bálsamo para o coração!

Outros nutrientes, como vitaminas, minerais e os ácidos graxos ômega-3 e 9 também exercem um papel benéfico. "A combinação desses itens gera funcionalidades como a ação antioxidante, emoliente e hidratante. Só para dar uma ideia do quanto as oleaginosas são poderosas, vale lembrar que uma única castanha contém uma quantidade de selênio que ultrapassa a necessidade diária do corpo", alerta a nutricionista Daniela Huéb.

Mas se você ainda está com medo de ganhar uns quilinhos extras, aí vem uma boa notícia. O consumo controlado das oleaginosas pode ajudar no combate ao sobrepeso. Um estudo do City of Hope National Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que a ingestão de oito unidades de amêndoas por dia ajuda a acelerar o metabolismo e confere saciedade, facilitando a vida de quem quer mandar embora aqueles inconvenientes quilinhos.

Quanto consumir: estudos apontam que 30 gramas diárias favorecem o organismo sem ocasionar ganho de peso - isso, é claro, se sua dieta estiver bem balanceada.

Rica em fibras

FOTO JUCA VIEIRA / PRODUÇÃO MARIA ESPIAUT

Considerada um alimento completo, a abóbora é aproveitada integralmente. Antes, apenas a polpa era usada na culinária. Depois, descobriu-se que a casca, além de saborosa, também é extremamente saudável. Agora é a vez da semente, que vem se firmando cada vez mais como um petisco delicioso e nutritivo.

Prepará-lo é fácil: basta tostar as sementes no forno e salpicar um pouquinho de sal. "Essa semente, especialmente sua casca, é rica em fibras, que ajudam a regular o funcionamento intestinal", explica a nutricionista Lara Natacci, de São Paulo. E põe rica nisso: para se ter ideia, 23% da composição do alimento são fibras - teor maior do que o feijão, a lentilha e o pão integral. Triturando no liquidificador as sementes, depois secas e douradas na frigideira, é possível preparar um pó poderoso, que substitui a farinha de trigo refinada em preparos como pães e biscoitos, com a vantagem de enriquecê-los nutricionalmente.

"Outro fator importante sobre a semente de abóbora é sua grande reserva de magnésio", comenta a nutricionista Marcia Dal Medico.

Um estudo francês concluiu que homens com altas taxas de magnésio no sangue têm 40% menos chances de sofrer uma morte prematura do que aqueles com baixos índices.

Quanto consumir: "Uma xícara [café] de sementes de abóbora, duas vezes por semana, é uma dose saudável. Alterne o consumo com outros tipos de sementes, como as de girassol, o gergelim, ou então frutas oleaginosas, na mesma quantidade", sugere Lara Natacci.

Fonte de ômega-3

A sardinha pode ser encontrada com facilidade em supermercados e feiras livres, disponível na versão fresca ou em conserva. Ela é um peixe de água fria e, como tal, rica em ômega-3. Os esquimós, que se alimentam com grandes quantidades desse peixe e similares, são praticamente isentos de doenças cardiovasculares. "Isso se deve à ingestão desse ácido graxo, comprovadamente eficaz para baixar a taxa de colesterol e triglicerídeos sanguíneos" explica a nutricionista Joyce Garcia Gusmão. Ele também exerce outras funções como a melhora na coagulação, minimizando a possibilidade de trombose.

E se você acredita que alimento enlatado não pode ser saudável, a história não é bem assim. "A sardinha é rica em cálcio, nutriente que se encontra em concentração ainda maior na versão enlatada, já que esta possibilita o consumo da espinha do animal. Uma lata desse peixe contém mais cálcio do que um copo de leite", conta a nutricionista Alessandra Pannozzo. Por esse motivo, o alimento combate a perda de massa óssea, a osteoporose e serve como suplemento de cálcio durante a gestação. Outros nutrientes, tais como ferro, iodo, potássio, flúor, magnésio, fósforo, sódio e as vitaminas A, D e do complexo B também compõem esse pescado, que figura na lista de proteínas magras e de melhor digestão que a carne vermelha.

Quanto consumir: de acordo com a profissional, para um bom aproveitamento dos nutrientes, o ideal seria consumir duas unidades desse peixe, de duas a três vezes por semana. "Prepare-o sempre cozido ou assado. A fritura causa grandes perdas em seus índices nutricionais", sugere.

Charutos de folha de beterraba

Ingredientes
16 folhas de beterraba
1 tablete de caldo de galinha
Metade de uma cebola em fatias
16 talos de agrião
16 talos de beterraba

Molho
2 colheres (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 e ½ xícaras (chá) de leite morno
2 colheres (sopa) de queijo ralado
Sal a gosto

Preparo
Depois de higienizadas, ferva as folhas de beterraba com o caldo de galinha. Reserve. Recheie cada folha com uma fatia de cebola, um talo de agrião e um talo de beterraba, levemente fervidos. Enrole como um charutinho e disponha em um refratário. Para o molho, derreta a margarina, acrescente a farinha de trigo e coloque leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Verifique o sal e deixe cozinhar. Coloque o molho sobre as folhas de beterraba recheadas, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno preaquecido até gratinar.

Rendimento
4 porções

Bolo de maçã com canela

Ingredientes
3 ovos
1 e ½ xícara de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
2 colheres (sobremesa) de amido de milho
½ xícara de leite desnatado
1 colher (café) de cravo-da-índia moído
1 colher (café) de noz-moscada
1 colher (café) de canela em pó
½ xícara de uva-passa sem sementes
2 maçãs sem casca e picadas
Margarina para untar
½ xícara de água

Preparo
Na batedeira, bata as claras em ponto de neve e acrescente as gemas uma a uma. Pare de bater e incorpore delicadamente a farinha de trigo, o fermento e o amido de milho, intercalando com o leite. Por último, acrescente as especiarias (cravo, nozmoscada e canela em pó), as passas e as maçãs. Coloque em uma forma redonda de aro removível, previamente untada com margarina e enfarinhada. Leve ao forno, preaquecido e moderado (180ºC), durante aproximadamente 25 minutos. Enquanto isso, misture em um recipiente a água com canela. Reserve. Depois de assado, retire o bolo do forno, fure-o com o auxílio de um garfo e regue-o com a calda reservada. Espere

Rendimento
4 porções

Pãezinhos de fubá com sementes de abóbora

Ingredientes
2 e ½ xícaras de leite
3 colheres (sopa) de sementes de abóbora
5 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
1 gema
2 tabletes de fermento biológico
3 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de açúcar
2 xícaras de fubá

Preparo
Misture em uma panela ½ xícara de leite, o fubá, o açúcar e a manteiga. Leve ao fogo e cozinhe por 6 minutos, sem parar de mexer, ou até obter um mingau encorpado. Retire e deixe amornar. Transfira para uma tigela, junte o fermento dissolvido no restante do leite, misture, cubra a tigela e deixe crescer por 30 minutos. Em seguida, junte os ovos, misture e, aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo. A massa não deve ficar muito dura. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, sove por 5 minutos, volte para a tigela e deixe descansar por mais 45 minutos, ou até crescer bem. Em seguida, modele 25 bolinhas, coloque-as em uma assadeira untada e pincele com a gema batida com 2 colheres (sopa) de água fria. Distribua as sementes de abóbora sobre os pãezinhos, cubra a assadeira e deixe crescer por mais 45 minutos. Leve para assar, em forno médio (180°C), preaquecido, por 45 minutos, ou até dourarem.

Rendimento
25 unidades

Salada funcional de repolho

Ingredientes
Metade de um repolho roxo
Metade de um repolho branco
5 colheres (sopa) de uvas-passas
Queijo branco picado a gosto
Tomate cereja para decorar

Preparo
Higienize as folhas do repolho lavando bem em água corrente. Pique-as em tiras finas e coloque em uma saladeira. Acrescente os outros ingredientes misturando levemente. Tempere a gosto com sal, limão e azeite.

Rendimento
4 porções

Molho de goiaba

Ingredientes
4 goiabas vermelhas médias
½ xícara de vinho branco
½ xícara de suco de laranja
1 cebola
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-da-jamaica moída na hora a gosto

Preparo
Lave as goiabas, descasque-as, tire as sementes. Pique a polpa e coloque no copo do liquidificador. Junte o suco de laranja e o vinho. Bata por 1 minuto ou até ficar homogêneo. Reserve. Descasque a cebola, lave-a, rale e coloque em uma panela com o azeite de oliva e a pimenta. Leve ao fogo e refogue por 3 minutos, mexendo de vez em quando, ou até a cebola ficar macia. Junte o creme de goiaba e o sal. Abaixe o fogo. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 15 minutos ou até obter um molho levemente encorpado. Acerte o sal e retire do fogo.

Rendimento
750 ml

Biscoitinhos de chocolate

Ingredientes
250 g de chocolate meio amargo ralado grosso
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de açúcar
15 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de margarina
1 colher (café) de bicarbonato de sódio

Preparo
Passe o chocolate no ralo grosso. Depois, coloque todos os ingredientes em uma tigela. Misture tudo bem, amassando com as mãos. A massa deve ficar bem lisa e uniforme. Faça bolinhas do tamanho de um brigadeiro e coloque-as em uma assadeira. Ponha em forno médio, preaquecido por 15 minutos.

Rendimento
30 unidades

Cerejas especiais

Ingredientes
150 g de cerejas
2 colheres (sopa) de queijo ricota
1 colher (sopa) de amêndoas torradas

Preparo
Aqueça as cerejas no micro-ondas. Em seguida, basta cobri-las com o queijo ricota e as amêndoas.

Rendimento
1 porção

Lasanha de berinjela com sardinha

Ingredientes
1 berinjela cortada em 4 (sentido do comprimento)
4 filés de sardinha
1 tomate em rodelas
½ cebola em rodelas
½ pimentão verde em tiras
1 dente de alho amassado
Sal
Pimenta-do-reino branca moída
1 limão espremido
1 xícara de molho de tomate
½ xícara (chá) de ricota esfarelada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (chá) de noz-moscada ralada

Preparo
Deixe as fatias de berinjela, com casca, de molho por 30 minutos em água com a metade do suco de limão. Tempere os filés de sardinha com alho, sal, pimenta e o restante do limão. Arrume em um refratário metade do molho de tomate, 2 berinjelas, os filés de sardinha temperados, o tomate cortado em rodelas, o pimentão, a cebola, metade da salsinha, mais duas fatias de berinjela, o restante do molho e por último a ricota. Polvilhe com a noz-moscada e cubra o refratário com papel-alumínio. Leve ao forno médio preaquecido por 15 minutos. Depois, retire o papel e deixe dourar. Salpique o restante da salsinha e sirva.

Rendimento
4 porções


Salteado de legumes e castanha de caju

Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
300 g de cogumelos mistos (paris, shiitake e shimeji) limpos e picados
Folhas de ½ maço médio de espinafre
1 cenoura em rodelas finas
1 pimentão vermelho picado
100 g de castanha de caju
Sal e sementes de erva-doce a gosto

Preparo
Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira funda, junte os cogumelos, o espinafre, a cenoura, o pimentão, a castanha de caju, o sal e as sementes de erva-doce. Refogue, salteando de vez em quando, por 6 minutos. Acerte o sal, salteie mais um pouco e retire do fogo. Sirva.

Rendimento
4 porções

Pão de açaí

Ingredientes
1 ovo
1 colher (café) de sal
1 e ½ colher (sopa) de leite em pó
1 colher (sopa) açúcar
½ copo de polpa de açaí
1 xícara cheia de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento biológico
¼ de xícara de água

Preparo
Misture o fermento, o ovo, o leite em pó, o açúcar, o sal e a polpa de açaí. Acrescente a farinha aos poucos intercalando com a água. Então, sove bem a massa. Deixe descansar por 30 minutos e faça bolinhas. Descanse a massa por mais 20 minutos. Leve ao forno preaquecido (200ºC) por 30 minutos.

Rendimento
10 porções