Do GG ao pp

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Recicle seus hábitos

Vida Natural & Equilíbrio separou para você 20 dicas que irão melhorar sua qualidade de vida e a do meio ambiente também. Essa é uma campanha que nós abraçamos para deixar seu dia-a-dia mais leve e verde!



1. Cumprimente as pessoas

O que custa desejar "bom-dia" ao porteiro do prédio quando sai para trabalhar de manhã? Educação não é apenas um sinal de respeito aos outros, mas também uma forma de cativar as pessoas. O chefe que cumprimenta seus funcionários tem boas chances de ser mais admirado por eles e, provavelmente, não terá problemas sérios de relacionamento com a equipe. Acredite: educação é contagiante

2. Seja bem-humorado

Não é preciso ser nenhum comediante, mas bom humor é fundamental para manter o ambiente de trabalho ou pessoal em harmonia. Conviver com indivíduos que estão sempre de mal com a vida não é fácil, mesmo se forem competentes naquilo que fazem. Mesmo assim, é importante saber dosar as coisas, pois os "engraçadinhos" podem ser amados ou odiados. Portanto, é bom ter limites.

3. Estabeleça metas

É saudável que as pessoas estabeleçam metas e objetivos para concluir ao longo da vida. Se sempre quis ter uma casa na praia, centre seus esforços para concretizar essa vontade. Isso é importante porque saber onde quer chegar e lutar por esse sonho dá um propósito à vida. No entanto, não crie metas absurdas, pois não realizá-las pode ser bem frustrante e prejudicial à autoestima.

4. Faça exercícios

Essa dica já é bem batida, mas nunca é demais reforçá-la. Fazer exercícios físicos é fundamental para conseguir manter o corpo e a mente saudáveis. Mas não pense que jogar futebol nas manhãs de domingo basta. É necessário se empenhar mais e criar uma rotina para realizar essas atividades, sempre com o aval do médico e a supervisão de um especialista,para não correr o risco de ter problemas. Praticar exercícios ajuda a melhorar a res- piração e a circulação sanguínea, além de dar mais resistência ao organismo.

5. Compre orgânicos

Os supermercados já oferecem uma série de itens orgânicos, ou seja, aqueles cultivados sem agrotóxicos. Eles podem ser um pouco mais caros que os alimentos convencionais, mas certamente são mais saudáveis (para você e o meio ambiente).


6. seja solidário

Prestar serviços comunitários em ONGs ou entidades assistenciais faz bem para você e àquele que recebe a ajuda. Isso tam- bém pode contar pontos positivos para seu currículo. Hoje, as empre- sas têm valorizado cada vez mais os empregados que decidem dedicar parte do tempo livre para colaborar com a popula- ção mais carente. Só tome cuidado para saber exatamente a quem está ajudando. Muitas entidades não são tão sérias como podem parecer, e você pode se frustrar.

7. Saiba dar valor

Realmente, ninguém vive sozinho no mundo. Todos precisam de amigos e familiares para ter uma vida feliz e harmoniosa - embora muitas vezes existam problemas naturais da convi- vência. O ideal é que se tente conci- liar a atenção à família e aos amigos. Se conseguir fazer isso, certamente se sentirá melhor, e as outras pessoas ao seu redor se sentirão valorizadas.

8. Seja otimista

Pensar positivo pode não resolver seus problemas, mas serve para deixá-lo mais calmo e, com isso, raciocinar melhor até encontrar uma solução. Essa é a lógica: paciência é uma virtude que deve ser de- senvolvida com o tempo e sempre ligada com pensamentos otimistas. Se pensar de forma negativa, é possível que você não consiga ficar suficientemente calmo e seus problemas tendem a aumentar.

9. Saiba ser Companheiro

Principalmente no trabalho, as pes- soas devem demonstrar segurança e autonomia para resolver problemas e, além disso, sempre propor coisas no- vas que possam melhorar o desempe- nho da empresa. No entanto, excesso de confiança pode ser um problema, principalmente quando essa segurança leva o trabalhador a ser individualista. Ninguém consegue viver isolado. Por isso, é bom ter amigos e também saber ser amigo quando alguém precisar de ajuda ou conselhos.

10. Pare, pense e reflita

Pensar na vida não é sinal de ócio. Pelo contrário: refletir sobre o próprio com- portamento e as atitudes é um bom exercício para tentar encontrar os erros e depois corrigir as falhas, sempre bus- cando melhorar. Isso, aliás, deveria ser uma prática diária, pois é saudável e leva à evolução pessoal. Em alguns ca- sos, vale a pena sentar em algum lugar silencioso e arejado e meditar sobre essas questões existenciais. Músicas leves e harmoniosas também ajudam na hora de pensar na vida.



11. Use a bicileta

Uma boa idea para ajudar a despoluir o meio ambiente e, ao mesmo tempo, fazer exercícios físicos. Portanto, tire a "magrela" da garagem e acostume-se a ir ao trabalho ou à escola de bici- cleta. Pedalar é uma ótima atividade que, além de ecológica, é econômi- ca, porque você deixa de gastar com as tarifas de trem e metrô. O mais importante é que, com menos carros e circulação, cai consideravelmente a emissão de gás carbônico na atmosfera, o vilão do aquecimento global.


12. Recicle

Não tem mais jeito. As pessoas devem aprender que é fundamental reciclar papel, garrafa PET, isopor e lata de alumínio. Todos os moradores da casa precisam se acostumar a separar o lixo para, depois, enviar o material a al- guma cooperativa ou associação especializada em reciclagem. Para despertar essa consciência, coloque três lixeiras na cozinha: para alumínio, plástico e papel. Para distingui-las, use cores diferentes ou placas, e obrigue os parentes a respeitar a coleta seletiva. Com o tempo, esse hábito fica mais natural.

13. Não polua

Essa nem precisa de explicação. Evite poluir o ambiente de todas as formas possíveis. Não jogue papel na rua, recicle garrafas plásticas, pare de fumar (pois a fumaça também polui o ar, além de prejudicar a sua saúde e a das pessoas), e, principalmente, esqueça os produtos vendidos em bandejas de isopor. Na padaria, prefira que a mussarela e o presunto sejam embalados no papel, como era antes.

14. Gaste menos água

Diminuir o tempo de banho é importante, mas não é suficiente para reduzir os gastos com água, um bem finito que precisa ser poupado a todo custo. Uma das soluções é utilizar aparelhos que captam a chuva, tratam o mineral em uma cisterna e, depois, bombeiam essa água para ser reaproveitada nos vasos sanitários e nas torneiras externas da casa. O líquido pode ser usado para lavar o quintal e o carro, mas não deve ser ingerido de forma alguma, pois contém elementos tóxicos e prejudiciais à saúde.

15. Gaste menos energia

Tomar banho mais rápido também ajuda a diminuir os gastos com energia elétrica. Além disso, há outras dicas que podem contribuir para baixar os índices de consumo de luz, como desligar os equipamentos eletrônicos da tomada (há gastos até mesmo quando os aparelhos estão na função stand by), instalar acendedores automáticos na casa e trocar a borracha de vedação da geladeira - se estiver gasta, há "fuga" de eletricidade. Por fim, deixe as janelas abertas por mais tempo, para aproveitar a luz do sol.

16. Plante árvores

Além de ensinar português, matemática e ciências, as escolas também podem contribuir para despertar nos alunos a consciência de preservação ecológica (veja página 64). Os professores poderiam desenvolver atividades pedagógicas extraclasse que estimulassem os jovens a plantar árvores. Elas são responsáveis pela realização da fotossíntese, ou seja, absorvem o nocivo gás carbônico do ar e liberam o oxigênio já limpo. As fábricas e demais empresas também poderiam manter canteiros para plantar árvores.

17. Divirta-se

Trabalhar e estudar são atitudes boas, mas gastar todo o tempo disponível no trabalho ou debruçado nos livros não é muito saudável. O recomendável é dedicar uma parte do dia para se divertir. É isso mesmo: faça o que gosta, seja ir ao cinema, caminhar no parque ou jogar futebol com os amigos. O importante é que as atividades sejam lúdicas, sem envolver algo que possa estressá-lo.


18. Conscientize!

Nada mudará se você ficar parado em casa apenas lendo essa reportagem. Para melhorar o mundo, é preciso agir. E isso pode ser feito em qualquer lugar, seja no prédio onde mora, no clube, na academia ou na rua. O essencial é que as pessoas saibam da importância de preservar o meio ambiente. Portanto, faça sua parte: converse com os vizinhos, peça a palavra nas assembleias de condomínio e faça sua parte. Mas tome cuidado para não exagerar. Muita militância na hora de convencer as pessoas pode resultar no efeito contrário.

19. Não desperdice

Por que comprar um produto se não conseguirá comer tudo antes do vencimento? Isso é desperdício! Como os alimentos estão ficando escassos no mundo, ninguém pode se dar ao luxo de jogar comida no lixo. Sendo assim, compre apenas aquilo que você realmente pode comer. O mesmo vale para outros produtos, como livros e CDs. Se não for usar, é melhor nem comprar. Guarde o dinheiro e invista em outras coisas, como passeios ou cursos.

20. Compre reciclados

Hoje em dia, é possível reciclar praticamente tudo. Desse modo, também se encontra no mercado diversos artigos produzidos com materiais reciclados. Portanto, nada o impede de comprar cadernos cujas folhas são recicladas, ou mesmo réguas com plástico reaproveitado ou outros itens semelhantes.