Do GG ao pp

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Trança de Castanha-do-Pará


Fiquei muito satisfeita com essa massa, tanto que preparei-a duas vezes na mesma semana. Ela fica macia, doce e parece combinar com qualquer tipo de recheio. Hoje fiz com tomate seco e cottage (numa versão salgada) e ficou muito boa. No entanto aconselho ainda mais o recheio original, a castanha-do-pará. Ela acrescenta um quê a mais na massa, deixando-a com uma textura mais macia - e os pedaços maiores são pequenas surpresas ao mastigar. A castanha-do-pará pra mim é daqueles alimentos que não funcionam bem sozinhos, só com outros elementos, quando fica divina.

Ingredientes:
Massa:
1/4 de xícara de leite
1/4 de xícara de manteiga derretida
1/4 de xícara de água morna
1/4 de xícara de açúcar (pode usar menos, se quiser salgada)
1/2 colher (chá) de sal (pode usar mais, se quiser salgada)
15 g de fermento biológico fresco (usei 4 g do seco)
2 ovos
3 xícaras de farinha de trigo

Recheio (doce) de castanha:
1 xícara de castanha-do-pará picada
1 clara*
1/4 de xícara de açúcar
1/4 de xícara de manteiga derretida

Recheio (salgado) de tomate seco:
100 g de tomate seco picado (ou a gosto)
queijo tipo cottage a gosto

Para a massa, misture o leite com a manteiga derretida, o açúcar e o sal. À parte, dissolva o fermento na água morna e junte a mistura do leite. Bata os ovos (se quiser, pode reservar uma colher de sopa para pincelar o pão), e acrescente a mistura feita com leite e fermento. Vá juntando a farinha aos poucos. Se for fazer na batedeira, comece batendo e juntando a farinha, depois use o gancho quando a massa ficar mais pesada. A quantidade de farinha pode ser menos, nas duas vezes que fiz usei apenas 2 xícaras e meia. A massa é lisa e praticamente não gruda nos dedos. Coloque-a numa vasilha untada, cubra e deixe crescer por 1 hora.
Abra a massa numa superfície enfarinhada, deixando-a com 43 x 30 cm e empregue o recheio desejado. Para preparar cada recheio é só juntar todos os ingredientes de cada. No recheio de castanha, tenha cuidado pois a *clara deixa a mistura muito mole, acho que não há problema em não usá-la ou usar só um pouco. No recheio de tomate, distribua o tomate pela massa e depois vá soltando pequenas colheradas do queijo.

Enrole a massa pela parte maior como se fosse um rocambole. Corte este rocambole ao meio no sentido do comprimento e vá enrolando as duas partes, como se fosse uma trança. Prenda as pontas e deite-a sobre uma assadeira grande untada. Pincele com o ovo reservado ou com uma gema e jogue por cima lascas de castanha (opcional).

Leve ao forno pré-aquecido a 180° por cerca de 30 minutos ou até estar bem dourada. Sirva, de preferência, ainda quentinha.

Fonte: Revista Especial Claudia Cozinha "Só Pães".


Creme de Pêssego e Castanha-do-Pará

Lendo o artigo da Neide sobre pêssegos em calda me deu vontade de preparar esta sobremesa que eu costumava fazer há um tempo atrás (cuja receita me foi passada por uma amiga). Assim como os docinhos de caju cristalizados ou as latinhas de marrom-glacê ou as geléias de mocotó, as latas de pêssegos estão agora na seção "nostalgia" do supermercado. Talvez até o leite condensado - apesar de ainda extremamente popular - vá perdendo sua força, já que uma grande crítica feita aos doces brasileiros é que todos são muito doces e que a maior parte deles é feita com a latinha acinturada. Pois eis aqui um bom exemplo, mas fazer o quê? Fica muito bom e a maioria das pessoas gostam, principalmente o cearense, que é louco por açúcar.
É uma receita que muita gente deve ter parecida em casa, uma camada feita com amido e leite condensado, outra com pedaços de fruta em calda, outra de creme batido com fruta. A castanha-do-pará ficou por minha conta e achei que combinou bem com o pêssego. Ah, desculpem a ausência (aos poucos vou voltando) e um beijo especial para a Giovanna e a Larissa.

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 medidas de leite a partir da lata de condensado
1 colher (sopa) rasa de manteiga
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de baunilha
1 gema
1 lata de pêssego em calda (ou outra fruta)
2 caixas ou latas de creme de leite
100 g de castanha-do-pará trituradas

Misture numa panela o leite condensado, o leite, o amido de milho, a gema e a manteiga. Leve tudo ao fogo até engrossar e começar a borbulhar). Acrescente a baunilha, mexa e deixe esfriar.
À parte, passe umas quatro metades de pêssego no liquidificador juntamente com o creme de leite e um pouco de calda de pêssego (vai depender se quer mais ou menos doce). O que sobrou da fruta corte em pedacinhos.
Para montar, numa travessa ou em taças, coloque uma camada do creme com leite condensado, depois espalhe por cima os pedaços de fruta. Em seguida acrescente o creme batido com pêssego. Sobre tudo espalhe a castanha. Leve ao congelador ou geladeira por umas quatro horas.

Fonte: Lílian C.

Potinhos de Batata e Queijo

Essa é uma daquelas receitas de aproveitar o que tem na geladeira/despensa. Dá para usar vários tipos de vegetais nela, contanto que se tenha as batatas e o queijo. Dessa vez eu não tinha em casa, mas fica muito bom com alho-poró refogado ou cenoura crua ralada ou pimentão...
Ter esse caráter de aproveitamento, no entanto, não quer dizer que esses potinhos não sejam deliciosos, pois são. Sempre que faço vou tirando e incorporando outros ingredientes, de forma que da receita original ficou só a lembrança. Dessa vez acrescentei migalhas de pão e gostei muito. A mussarela e o presunto foram só por questão de aproveitamento - prefiro as versões vegetarianas e usar queijo coalho em cubos no lugar da mussarela. Enfim, é uma base para se fazer no gosto de cada um.

Ingredientes (6 a 8 porções):
4 batatas grandes sem casca e cortadas em cubos médios
1 xícara de caldo de legumes
1 xícara de água
1 tomate picado
50 g de mussarela
50 g de presunto
1/2 xícara de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 gemas
1/2 copo de requeijão
1 pãozinho esmigalhado
1 colher (sopa) de páprica doce
Alho a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Queijo ralado a gosto para polvilhar (usei de coalho)

Numa panela grande, tempere as batatas com alho, páprica, sal (pode deixar pra colocar sal depois ou não colocar) e pimenta. [Se for usar verduras como cebola e alho-poró, pode refogar antes e juntar às batatas.] Junte o caldo de legumes e a água e leve ao fogo para cozinhar rapidamente, só até amaciar um pouco. Dilua a farinha de trigo no leite e acrescente à panela, mexendo bem, até ferver novamente e engrossar. Desligue o fogo e acrescente as gemas e o requeijão. Junte o tomate, a mussarela, o presunto e o pão, mexa bem e distribua a mistura em ramequins grandes (dessa vez renderam 7 ramequins). Polvilhe com queijo ralado e leve para assar em forno bem quente até o queijo ficar bem dourado.

Fonte: Baseada na receita Forminha de batata e queijo, Especial Claudia Cozinha - Pronto em 30 minutos.

Gelado Light de Iogurte, Maracujá e Chocolate

Passei um tempo exagerando nos doces, então fiz essa mistura pra ter uma opção de sobremesa sem culpa. Já é a segunda vez que faço e funcionou bem para nosso paladar: é azedinho mas as gotinhas harmonizam a coisa; a idéia era substituir esteticamente as sementes, mas elas se revelaram essenciais, ainda que em pouca quantidade.

Ingredientes:
2 maracujás (ou 1/2 xícara de polpa)
1 pacote (15 g) de gelatina em pó light sabor maracujá
1/2 xícara de água fervente
2 potes (200 g cada) de iogurte natural desnatado
Gotas de chocolate meio-amargo a gosto (ou sementes de maracujá)

Passe a polpa dos maracujás por uma peneira até extrair cerca de 1/2 xícara de sumo (complete com água, se não der). Dissolva bem a gelatina na água fervente. Junte à essa o sumo do maracujá e misture bem. Se o iogurte for do tipo mais sólido, bata um pouco com um fouet até ficar um pouco cremoso. Junte a mistura de gelatina e bata mais, até ficar homogêneo. Distribua nos recipientes de servir e jogue as gotas (ou sementes) por cima. Leve à geladeira até ficar consistente. Outra opção é levar a mistura num só recipiente (pode bater, se quiser deixar numa consistência cremosa) e deixar pra juntar as gotas na hora de servir.


Barrinhas de Butterscotch e Chocolate

Não me dou muito bem com esse tipo de receita: geralmente a aparência não fica muito boa, alguma coisa dá errado, mas eu insisto porque sei que certas coisas só vêm com a experiência. O que mais gostei nestas barrinhas foi a camada de butterscotch. Ficou bem gostosa com as castanhas. Mas a base ficou muito quebradiça, não sei se assou demais ou de menos, mas tem sabor de biscoito de chocolate. No geral, gostei, é bem gostoso, mas não fiquei totalmente satisfeita.

Ingredientes:
Base de chocolate:
225 g (2 xícaras) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
115 g (1/2 xícara) de manteiga sem sal em cubos
50 g (1/4 de xícara) de açúcar mascavo
150 g de chocolate meio-amargo derretido
2 colheres (sopa) de amêndoas moídas

Camada de Butterscotch:
175 g (3/4 de xícara) de manteiga sem sal
115 g (1/2 xícara cheia) de açúcar
2 colheres (sopa) de glucose de milho (mel Karo)
3/4 de xícara de leite condensado
150 g (1 e 1/4 de xícara) de avelãs inteiras tostadas (usei castanhas-de-caju)

Cobertura:
225 g de chocolate meio-amargo

Pré-aqueça o forno em 160°. Unte uma assadeira de 30 x 20 cm. Numa tigela grande, peneire juntos a farinha de trigo e o fermento. Junte a manteiga e misture com a ponta dos dedos, fazendo uma espécie de farofa grossa. Incorpore o açúcar à essa mistura. Acrescente o chocolate e as amêndoas, misturando com as mãos até formar uma massa homogênea e lisa. Pressione essa mistura na superfície da assadeira untada de modo que fique nivelada. Faça vários furos com um garfo sobre a massa e leve pra assar por cerca de 25-30 minutos. Deixe esfriar na assadeira.
Para a camada de butterscotch, junte a manteiga, o açúcar, a glucose de milho e o leite condensado numa panelinha. Leve ao fogo médio e mexa até a manteiga e o açúcar derreterem. Deixe ferver e mexa ocasionalmente, até que fique dourado. Acrescente as avelãs e misture bem. Despeje por sobre a base de chocolate, de modo que fique nivelada e deixe descansar.
Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas e despeje sobre a camada de butterscotch. A receita não pede, mas talvez seja indicado "temperar" o chocolate antes de usá-lo como cobertura. Deixe descansar (ou esfriar) antes de cortar em barrinhas.

Fonte: Afternoon Tea - Molly Perham.

Pudim de Tapioca

Quem anda por aqui conhece a minha luta com o caramelo, mas sabe que hoje eu até que consegui? Foi um feito: ficou com gosto de caramelo e não amargou, mas ainda vou lutar mais um pouco pra aprender. A cautela foi tanta que eu fiz só um pouquinho mas o pudim é tão gostoso que não fez diferença. A receita pesquei do blog da Bia, minha querida amiga secreta, que finalmente recebeu seus presentes.
Eu imaginei que por ser de goma ele poderia ficar com uma textura parecida com tapioca, levemente liguenta*, mas fica como qualquer outro pudim, só que com a casquinha diferente. Como não costumo desenformar pudins (nunca dá certo), usei uma fôrma de vidro para pudins: é ótima pra visualizar no forno e depois vai direto pra geladeira, recomendo. Mas como ela tem a capacidade de 1 litro e meio, fiz apenas meia receita.

*Eu estou muito surpresa que essa palavra não exista no dicionário (estava procurando um sinônimo menos regional), pois eu a ouço muito! Não consigo encontrar uma substituição.

Ingredientes:
1 litro de leite
1 xícara (chá) de fécula de mandioca (polvilho doce, goma, tapioca)
200 g de côco ralado
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 lata de leite condensado (395 g)
1 colher (sopa) de manteiga
1 pitada de sal

Ferva o leite e misture-o com a fécula numa tigela. Deixe descansar por 30 minutos, para hidratar. Pré-aqueça o forno em 180°.
Bata no liqüidificador os ovos, o côco e um pouco do leite com fécula, já frio. Bata por 3 minutos. Adicione os outros ingredientes e bata bem. Faça um caramelo na forma (capacidade de 2 litros para a receita inteira) e despeje nela a mistura. Leve ao forno em banho-maria por 1 hora e meia. Espere amornar para desenformar.

Fonte: L'amour dans l'assiette.

Brownie de Café com Avelãs

Estava com vontade de um doce, vasculhei uns livretinhos e vi essa receita, era exatamente o que eu queria. Aproveitei para usar umas avelãs da despensa, mas acredito que fique melhor com nozes ou castanha-de-caju. O resultado, no entanto, foi surpreendente pra mim, ficou delicioso, bem úmido, com casquinha quebradiça. Estava com saudade de usar o forno...

Ingredientes:
250 g de chocolate meio amargo
250 g (1 xícara e 1/4) de manteiga
7 ovos
3 e 1/2 xícaras de açúcar
1 pitada de sal
1/4 de xícara de café preparado forte
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de nozes picadas (usei avelãs)

Aqueça o forno em temperatura média. Unte e forre com papel-manteiga uma forma de 35 x 23 cm. Derreta o chocolate junto com a manteiga em banho-maria, mexendo às vezes, até ficar homogêneo. Reserve.
Numa tigela, junte os ovos, o açúcar e o sal e misture com uma colher até ficar homogêneo. Acrescente o chocolate derretido e o café e misture bem. Peneire a farinha de trigo sobre essa mistura e incorpore-a à massa.
Polvilhe o papel que forra a assadeira com metade das nozes. Despeje a massa e distribua as nozes restantes por cima. Leve ao forno por 40 minutos ou até a massa crescer ligeiramente e a superfície ficar crocante.

Fonte: Claudia Cozinha Especial Bolos e Pães.


Tomates Assados Balsâmicos

Dia desses estava com vontade de comer uns tomates assados e comecei a prepará-los, um pouco na intuição, quando percebi que meu inconsciente estava usando uma receita da Patricia. A diferença maior foi só o uso de sal e o fato de deixar assar mais um pouco, pros tomates ficarem mais sequinhos. Ficaram deliciosos e já é a segunda vez que os faço. Servi assim: no pão, com lascas de queijo.


Ingredientes:
5 tomates maduros, sem sementes, cortados em 4
1 colher (sopa) de sal (ou a gosto)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de aceto balsâmico
3 colheres (sopa) de açúcar
1 ou 2 galhos de manjericão

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Disponha os tomates com a parte da casca pra baixo numa assadeira (usei uma de pizza). Tempere-os, usando o sal, o açúcar, o azeite e o aceto. Vire-os com a casca pra cima e disponha o galho por entre eles. Leve para assar por 30 minutos (ou 20 minutos caso os queira mais macios). Sirva em saladas ou sanduíches.

Fonte: Technicolor Kitchen.

Sorvete de Manga e de Abacate

Com tantos sorvetes maravilhosos pelos blogs, fica irresistível preparar alguns. É o tipo de receita que todo mundo sabe fazer, mas deixo aqui registrada. Como não tenho sorveteira, fiz no velho esquema bate-e-volta, mas ficou bem legal. O Colher de Tacho também me inspirou a usar abacates, que, como a manga*, são frutas bem gordurosas e calham bem para sorvete.

Sorvete de Abacate
2 abacates
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de leite integral
Sumo de 1 limão

Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve para o congelador. Quando estiver bem congelado (sugiro fazer à noite e deixar pro outro dia), passe pelo liquidificador ou batedeira para dar uma textura mais cremosa. Volte para o congelador. Como esse sorvete fica bem cremoso, basta fazer esse processo uma vez.

Sorvete de Manga
2 mangas grandes (usei manga coité)
1 xícara de leite integral
1/4 de xícara de açúcar demerara

Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve para congelar. Quando estiver congelado, passe pelo liquidificador novamente e volte para o congelador. Repita o processo mais uma vez, se desejar.

*Update: a Juliana, que é nutricionista, comentou que a manga não é tão gordurosa assim como eu pensava. :D

Frango com 40 Dentes de Alho

Queria preparar um frango bem diferente e lembrei logo de pesquisar no blog da Agdá, já que ela tem postado algumas receitas bem interessantes com essa carne. O escolhido foi esse, lembro que fiquei com água na boca quando vi a foto e realmente fica divino. É tão simples e vale muito a pena, me arrependi de ter feito meia receita - acabei usando apenas 20 dentes - quem comeu ficou querendo mais. O alho é realmente a sensação do prato: ele vira uma pastinha saborosa até pra quem não gosta muito dele. Vai virar um clássico aqui em casa.

Ingredientes:
1 kg de frango limpo em pedaços ou partes de sua preferência (usei filezinhos de peito)
2 colheres (sopa) de manteiga (também usei azeite de oliva)
1/2 colher (chá) sal grosso (usei bem mais, a olho)
1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino (usei a olho)
40 dentes de alho, descascados
1 e 1/4 de xícara (chá) de caldo de legumes
1 xícara (chá) de vinho branco (também substituí por caldo de legumes)

Enxugue os pedaços de frango com uma toalha de papel. Tempere com a pimenta-do-reino e sal grosso. Cubra com filme transparente e guarde na geladeira até a hora de preparar. Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira, coloque o alho e deixe que doure em fogo baixo. Vire de vez em quando para dourar por igual. Remova o alho da panela, aumente o fogo e coloque os pedaços de frango. Não é necessário mexer muito, só de vez em quando, para não grudar. Deixe dourar bem de um lado e depois de outro, fogo médio ou mais forte, para que não junte caldo nessa fase. Quando estiver bem douradinho, distribua o alho por cima do frango, acrescente o caldo de verduras (e/ou vinho branco) e tampe. Cozinhe em fogo baixo até amaciar bem, de 30 a 40 min. Se necessário, remova o frango e reduza o caldo ou deixe assim com molho. Sirva com pão francês ou outro acompanhamento de sua preferência.

Fonte: Agdá.

Torta de Frango com Massa de Iogurte

Essa torta da Lica já é um sucesso, e hoje eu comprovei e aprovei. Fiz para levar para a casa da minha querida tia Anaudira, onde encontramos alguns amigos e todos gostaram, não sobrou migalha. A massa é muito boa, vou ficar viciada nela, mas na próxima vou acrescentar mais um pouquinho de sal. O recheio original é com palmito, do qual não sou muito fã, mas eu substituí por frango e champignon e ficou delicioso. A foto não ficou muito boa, mas garanto que a receita é ótima, é só comprovar com a foto da Eliana.

Ingredientes:
Massa:
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
150 g de manteiga ou margarina
180 g de iogurte natural
1 colher (chá) de sal
1 gema para pincelar

Recheio
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
1 tomate inteiro picado
200 g de frango cozido desfiado
180 g de cogumelos picados
1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
1 lata de ervilha (usei 1 xícara de ervilha congelada)
1/2 xícara (chá) de salsa e cebolinha picadinha
220 g de requeijão cremoso
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta a gosto

Comece preparando o recheio, que deve ser utilizado frio. Aqueça numa panela o azeite e refogue a cebola só até ficar transparente (não é para dourar), junte o tomate e deixe criar um caldinho no refogado. Adicione o frango, a ervilha, o cogumelo, as azeitonas, o sal e a pimenta e deixe cozinhar por alguns minutos. Acrescente o requeijão cremoso, a salsa, a cebolinha e a farinha de trigo e mexa. Deixe cozinhar por mais alguns minutinhos: fica com textura de creme. Transfira para outra vasilha e deixe esfriar completamente.
Para a massa, Coloque 2 xícaras da farinha de trigo num recipiente e junte a manteiga ou margarina, sal e o iogurte. Misture com as mãos (nesse momento, se for necessário, utilize a 1/2 xícara de farinha que sobrou - eu usei só um pouco). A massa não gruda nas mãos mas é úmida. Deixe descansar por 20 minutos tampada com um pano ou filme plástico. A seguir polvilhe com farinha de trigo um saco plástico aberto, coloque metade da massa, polvilhe um pouco e cubra com outro saco plástico aberto. Com o auxílio de um rolo, abra a massa. O ideal é que não fique grossa. Cubra o fundo e as laterais de uma assadeira de 22 cm de aro removível (pode ser feita num refratário ou assadeira comum) e coloque o recheio frio. Abra o restante da massa seguindo o mesmo processo e cubra a torta com uma roda de massa ou fazendo uma grade. Pincele com a gema e leve ao forno a 180°, por cerca de 20-30 minutos, até dourar.

Fonte: Sabores da Lica.