Do GG ao pp

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Vegetal de respeito!

O brócolis ajuda a controlar a pressão, fortalece o esqueleto, protege o coração, alivia o estômago, espanta o risco de tumores e, sim, pode ser uma delícia


por Pamela Leme


Sua mãe cansou de dizer: comer brócolis faz bem à saúde. E não faltam estudos científicos para provar que ela tem razão. Integrante do time de vegetais crucíferos é primo próximo da couve-flor e do repolho, mas com algumas diferenças. Têm cálcio, vitaminas e fitoquímicos à beça para deixar os parentes verdes de inveja.

Um estudo divulgado em agosto por pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, sugeriu que o brócolis pode reverter os danos causados pela diabetes nos vasos sangüíneos do coração. De acordo com os especialistas, um composto do alimento, o sulforafano, seria responsável pela produção de enzimas que protegem os vasos e de moléculas capazes de reduzir danos causados às células pelo excesso de açúcar.

E mais! Os cientistas descobriram que essa substância ativou uma proteína chamada nrf2, capaz de proteger os tecidos ao produzir enzimas antioxidantes e desintoxicantes. Além disso, também ajuda a controlar a pressão arterial.

Mas outros elementos do vegetal colaboram para essa última função. "Boa fonte de potássio, brócolis pode contrabalancear os efeitos do excesso de sódio nos indivíduos hipertensos", conta a nutricionista funcional Patrícia Davidson Haiat.

E não pára por aí. Esse aliado verde-escuro também tem alto teor de fibras, que promovem a redução dos níveis de colesterol, auxilia o processo de digestão dos alimentos e estimulam a sensação de saciedade.

Pouco calórico, é um parceiro e tanto para quem busca uma silhueta mais esbelta - cada 100 gramas têm apenas 25 calorias.

Dá um chega pra lá no câncer
A hortaliça também é rica em vitamina C (ótima para absorver o ferro, fortalecer o sistema imunológico e frear o envelhecimento precoce), poderoso antioxidante e uma das várias armas do alimento para impedir mutações malignas nas células, afastando riscos de infecções e alguns tipos de câncer.

"O brócolis e outros crucíferos contêm substâncias denominadas glicosinolatos, que no corpo transformamse em fitoquímicos como o sulforafano. Eles aumentam a secreção de compostos tóxicos, metabolizados no fígado", explica Patrícia. Por que isso é importante? Toxinas não-processadas pelo fígado podem invadir o organismo e interferir no DNA das células.

fotos shutterstock.com
O alimento é boa fonte de vitamina C, ideal para fortalecer o organismo

Para completar, ainda promove a excreção de parte do estrogênio, hormônio sexual que, em excesso, também pode levar a proliferação de células cancerosas. "Por essa razão, o brócolis pode evitar o câncer de mama e próstata, assim como o de intestino, pulmões e rins", avisa a especialista. Em julho passado, cientistas do Instituto de Pesquisas sobre Alimentos de Norwich, na Inglaterra, escreveram um artigo no British Journal of Cancer revelando que comer brócolis provoca modificações na atividade de certos genes associados ao desenvolvimento do câncer de próstata.

"Os cientistas descobriram que o Indol3-carbinol, substânciAliás, o tom verde do alimento também merece destaque. É cheio de clorofila e de carotenóides, como a luteína e o betacaroteno, aliados contra tumores. "Podem ajudar a prevenir certas doenças relacionadas ao envelhecimento, neutralizam os radicais livres [causam danos às células saudáveis] e, adicionalmente, minimizam os riscos de catarata, controlam as taxas de colesterol e previnem doenças cardiovasculares", ressalta Fernanda.

Aliás, o tom verde do alimento também merece destaque. É cheio de clorofila e de carotenóides, como a luteína e o betacaroteno, aliados contra tumores. "Podem ajudar a prevenir certas doenças relacionadas ao envelhecimento, neutralizam os radicais livres [causam danos às células saudáveis] e, adicionalmente, minimizam os riscos de catarata, controlam as taxas de colesterol e previnem doenças cardiovasculares", ressalta Fernanda.


HAMBÚRGUER DE BRÓCOLIS

INGREDIENTES
1 maço médio de brócolis cozido e picado (só as flores)
1 cebola pequena picada
1 clara
2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
½ xícara (chá) de maionese light
1 colher (chá) rasa de sal
6 fatias de queijo-de-minas light

PREPARO
Em uma tigela média, junte os brócolis, a cebola, a clara, a aveia, a farinha de
rosca, a maionese light
e o sal. Misture bem. Enfarinhe as mãos com farinha de rosca e modele 6 hambúrgueres finos com a massa da tigela. Coloque em
uma assadeira untada e leve ao forno (180 graus) até dourarem dos dois lados
(após uns minutos, vire de lado). Acrescente 2 fatias de queijo-de-minas sobre 3
hambúrgueres. Em cima do queijo, coloque mais um hambúrguer. Leve ao forno
novamente até o queijo derreter.

RENDIMENTO
Três hambúrgueres duplos

Fonte: Chef Renata Braune, do restaurante Chef Rouge

OSSOS FIRMES E FORTES
Para cuidar do esqueleto, o brócolis é um dos vegetais mais abastecidos de cálcio. "Ele também tem doses de magnésio, vitamina A, C e K, além de proteínas que auxiliam a manter a estrutura óssea", lembra Patrícia.

Esse arsenal de nutrientes - somado ainda ao potássio, selênio e às fibras do alimento - faz com que a ingestão de brócolis também deixe a pele mais bonita, os músculos mais fortes e melhore a visão. Para as gestantes, a hortaliça é especialmente benéfica. Por ser rica em ácido fólico, ajuda na boa formação do feto.

O vegetal é rico em carotenóides, substâncias que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce


Adicione o brócolis no cardápio e ganhe boas quantidades de cálcio

Que alívio!
Os especialistas agora tentam desvendar se o consumo de brócolis pode ajudar no tratamento da H. pylori, bactéria responsável por até 80% dos casos de gastrites e úlceras - e que pode também provocar câncer gástrico.

"Talvez pelas quantidades de vitamina C, que está envolvida na cicatrização de feridas, o brócolis possa ser aplicado nestas situações", comenta Patrícia. Na Universidade de Tsukuba, no Japão, pesquisadores investigam se o sulforafano também está envolvido no combate a essa bactéria.

Pele protegida
Até os efeitos dos raios ultravioletas podem ser amenizados com a ingestão do vegetal. Em artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, revelaram que o extrato das sementes da verdura reduz o avermelhamento da pele e as lesões dérmicas ao aumentar a produção de enzimas capazes de proteger as células da radiação.

O grupo de pesquisadores administrou o extrato a seis pessoas para provar diferentes doses em vários setores da pele expostos a radiação ultravioleta e compararam o estado de pele com regiões não tratadas. De acordo com os especialistas, em doses mais altas, o extrato reduziu o avermelhamento e a inflamação em uma média de 37%.

Mas não substitua os protetores solares por brócolis! Ainda faltam estudos conclusivos sobre mais essa vantagem do alimento.

Consuma de três a cinco xícaras de chá do alimento por semana

Quanto consumir
A nutricionista Patrícia Davidson recomenda de três a cinco xícaras de chá por semana. E é bom não abusar. Por conter muito enxofre, o brócolis pode causar desconforto intestinal e aumento da produção de gases. "Esse efeito é mais evidente em indivíduos com desequilíbrio intestinal", sinaliza Fernanda Scheer.

De acordo com os especialistas, alguns estudos mostram que exagerar nas quantidades de vegetais crucíferos pode prejudicar o funcionamento da glândula tireóide em pessoas com deficiência de iodo.

Para manter todos os nutrientes do alimento, o jeito certo de consumi-lo é cozido no vapor. "Ao fervê-lo em água perdem-se muitos nutrientes", indica Fernanda. Tem mais: o tempo de cozimento não deve exceder três minutinhos. Se ultrapassar o prazo, perde-se fibras e glicosinolatos. Para deixar tudo mais gostoso, inclua o brócolis em cremes, caldos, tortas e massas, ao lado de outros vegetais. Só não deixe de aproveitar os muitos benefícios dessa folha saborosa.