Do GG ao pp

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Coordenando Cheiros

O tempo ainda não decidiu se vai ficar frio ou calor, mas hoje começa oficialmente a Primavera aqui no hemisfério sul. Nessa estação, os ares ficam mais leves, alegres e floridos, e para combinar com o clima agradável, os perfumes florais são perfeitos por serem sutis e refrescantes, assim como os dias até 21 de dezembro. Essas fragrâncias se caracterizam por ter o cheiro de uma única flor ou de “buquês“, combinação de vários aromas. Em geral, são sutis podendo ser usados em quase toda ocasião e hora, o que os torna um dos tipos de perfume mais populares no mundo.

primavera1

Heidi Georg, gerente de marketing da loja Época Cosméticos explicou que normalmente as pessoas que optam por perfumes florais são delicadas, sonhadoras e muito femininas. Mas é cada vez mais comum na perfumaria a associação com outras notas. Assim, temos os florais orientais, amadeirados que remetem à sofisticação, ou os gustativos, que falam de sensualidade. Os florais aromáticos associam notas cítricas ou especiarias às flores, indicando modernidade, e os florais aquáticos remetem à liberdade e à serenidade, sendo preferidos pelos adeptos da vida ao ar livre. “Os famosos florais frutais são os preferidos das adolescentes ou de quem tem o espírito jovem”, completa Heidi.

Escolhemos seis opções de florais que apesar de serem da mesma família, tem notas bem variadas, para você escolher o que mais combina com a sua personalidade:

vitrine_perfurme

a. Very Irrésistible Givenchy: A rosa damascena 2008 de Isparta dá uma primeira impressão de algo fresco e frutoso nas notas de saída, enquanto o anis enfeita suavemente a fragrância. A rosa é acompanhada por patchouli nas notas de fundo.

b. Lola by Marc Jacobs: À semelhança de Daisy, a nova fragrância mistura notas de frutas e flores: uva, pêra, baunilha, pimenta rosa, peonia, rosa, gerânio, fava-da-índia e almíscar.

c. Daisy by Marc Jacobs: Refrescante e feminino, Daisy remete ao frescor de um buquê floral. No coração da fragrância, notas florais de gardênia e pétalas de violeta, envolventes e luminosas. O frescor delicioso do morango com folhas de violeta e grapefruit vermelho compõe as notas de cabeça. Nas notas de fundo, o musk, um toque de baunilha e madeiras brancas que dão um toque quente e sensual à fragrância.

d. Hippy Fizz Moschino: Alegre, radiante e despreocupado, com notas de madeira do cedro, folhas de framboesa, cor-de-rosa, violeta de Parma, magnolia, lótus, musk, limão.

e. Kenzo Amour Eau Florale: Possui em suas notas a essência de néroli, cardamomo, toranja, groselha, flor de frangipanir, botão de rosa, gardênia, almíscar branco e madeira de cedro.

f. Infusion De Fleur D’oranger: O enigma da flor de laranjeira, uma delicada flor branca que cresce ao lado da laranja é a grande descoberta de Prada. Os componentes naturais combinam o neroli, óleo de mandarina, jasmim e tuberosa, resultando em um aroma inesperadamente delicado.


Coordenando Cheiros


Sabonete, xampu, condicionador, creme de pentear, desodorante, hidratante, pomada para os pés e, finalmente, seu perfume preferido… São vários os produtos que uma mulher usa durante o banho, e depois dele, para ficar deliciosamente hidratada e cheirosa. Mas será que essa mistura toda de cheiros pode acabar causando um desastre olfativo? O Modices entrevistou a sócia da Época Cosméticos, Lucila Milman, e a gerente de avaliação olfativa e desenvolvimento de produtos da Natura, Mônica Pinotti para saber como usar todos esses itens a seu favor na hora de ficar cheirosa.

perfumando

(Foto: Reprodução)

Primeiro, é importante lembrar que cada produto foi desenvolvido para ter performances diferentes. “O cheiro do sabonete e do xampu explodem muito no banho, para completar a sensação de bem estar, revigorante ou calmante. Mas depois da pele e dos cabelos secos, a ‘aura’ desse perfume tende a ser menor e apenas ao chegar próximo dessas partes você ainda sente o cheiro, nas duas horas seguintes ao banho“, explica Mônica. Com os outros itens, como hidratante, desodorante e finalizadores de cabelo, a fórmula é diferente.”Alguns produtos usados depois do banho tendem a ficar mais, mas os de perfumação, que foram desenvolvidos para terem grande performance e fixação, com certeza irão cobrir os outros”, acrescenta.

banho

(Foto: Reprodução)

Segundo Lucila, o ideal é optar por produtos que tenham fragrâncias suaves e voláteis para o cuidado com os cabelos, e usar a linha completa da mesma fragrância desde a higiene corporal – sabonete e desodorante – passando pela hidratação da pele até chegar ao perfume. “Isso não vai deixar seu cheiro extremamente forte e enjoativo, porque a concentração da fragrância é adequada a cada produto e a proposta é mesmo evitar o choque das composições olfativas”, explica Lucila.

Tentar combinar os cheiros dos produtos é algo complicado, que pode acabar com sua ideia. “ Se não é possível usar a mesma linha do início ao fim, é preferível abrir mão da fragrância no momento da higiene e da hidratação e deixar que se revelem as notas do perfume que você escolheu para aquela ocasião, evitando gerar alquimias desastrosas que poderão, na melhor das hipóteses, descaracterizar a sua proposta“, analisa Lucila.

Separamos algumas linhas variadas de produtos, agora é com você: escolha a que parece ter mais a ver com seu estilo e humor!

hidratantes_vitrine3

a. Secret Garden Collection, Victoria’s Secret d. Linha Chá Verde, L’Occitane
b. Fun Milk, O Boticário e. Linha Pitanga, Mahogany
c. Est Toillete Verde, Época Cosméticos