Do GG ao pp

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Leguminosa que emagrece

A boa-nova vem de uma proteína do feijão-branco, a faseolamina, que diminui a absorção dos carboidratos e auxilia no emagrecimento
por Paula Bueno


FOTO JUCA VIEIRA / PRODUÇÃO MARCIA ASNIS

Se alguém disser por aí que o feijão, um dos alimentos mais antigos da humanidade, ajuda a eliminar alguns quilos, é melhor não duvidar. A novidade é proveniente do feijão-branco, e a faseolamina, uma proteína de reserva, é a responsável pela ação emagrecedora. Ela tem como propriedade inibir a atividade da enzima alfa-amilase humana, que é a responsável pela transformação do amido ingerido em glicose.

Funciona assim: a alfa-amilase é liberada toda vez que nos alimentamos. Sua função é ajudar na digestão dos carboidratos, convertendo-os em açúcares, que são lançados na corrente sanguinea, causando aumento da glicemia. A ingestão da faseolamina inibe essa enzima, e faz que parte desses carboidratos não sejam digeridos, enviando-os diretamente ao intestino para eliminação através das fezes. A proteína diminui os níveis de açúcar no organismo e desta forma auxilia na redução de peso. "Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento, diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante e para a diminuição de triglicerídeos, favorecendo a saúde do coração", atesta a nutricionista funcional Fernanda Granja, de São Paulo.

Para que essa ação ocorra no organismo, porém, é necessário que o feijão-branco seja consumido na forma de farinha, pois assim o benefício é concentrado. Se fosse consumido na forma de grão, seria necessário 1 quilo de feijão para obter a quantidade adequada de faseolamina, o que é contraindicado. Além da presença dessa proteína de reserva, a farinha é rica em fibras solúveis, que promovem a sensação de saciedade e ajudam no controle da compulsão alimentar. "É importante que a pessoa se lembre de tomar bastante água, para que o intestino funcio ne adequadamente tam bém", acrescenta a nutricionista.

Outras variedades de feijão também possuem essa propriedade emagrecedora, entretanto, o feijão-branco é o mais indicado para essa finalidade. "Os outros tipos de feijão têm a capacidade de trazer saciedade, devido ao conteúdo de proteínas e fibras, mas estudos científicos dão mais destaque à faseolamina do feijão-branco como a principal", afirma a nutricionista Juliana Labanca, da Nutricorp (RJ).

Faça em casa

A farinha de feijão-branco pode ser encontrada em casas de produtos naturais ou lojas de suplementos esportivos. As farmácias de manipulação vendem a versão encapsulada, que só deve ser consumida com prescrição de nutricionistas ou médicos, devido à dosagem indicada para cada pessoa. Se preferir, a farinha também pode ser feita em casa. O procedimento leva alguns dias para ser concluído, mas é bem simples.

Fontes: Fernanda Granja, nutricionista funcional (SP); e Juliana Labanca, nutricionista da Nutricorp (RJ)

NA PRÁTICA
A farinha de feijão-branco deve ser consumida duas vezes ao dia, 30 minutos antes do almoço e do jantar - nessas refeições o consumo de carboidrato é maior. De forma geral, a dose recomendada é de 1 grama por dia, equivalente a uma colher de chá rasa, que deve ser diluída em um copo de água ou suco. "É preciso lembrar que a quantidade recomendada pode alterar entre as pessoas, pois há outras variáveis, como qualidade da alimentação, doenças, estilo de vida, idade, peso, entre outros fatores", alerta a nutricionista Barbara Sanches, da VP Consultoria Nutricional (SP).

A farinha de feijãobranco deve ser consumida duas vezes ao dia, 30 minutos antes do almoço e do jantar

Não adianta consumir a farinha em doses maiores do que a recomendada, nem em refeições onde não há ingestão de carboidratos, pois a sua finalidade é "enganar" o organismo. Por exemplo: se em uma refeição forem ingeridos 250 gramas, a faseolamina bloqueará cerca de 20% desses carboidratos, fazendo que a porção fique com um peso menor.

POTENCIALIZANDO OS RESULTADOS
O consumo de alguns alimentos que aumentam a saciedade, aliados à ingestão da farinha, potencializa o emagrecimento. "É importante comer frutas, legumes e verduras, além de porções adequadas de carboidratos, mesmo com a absorção desse nutriente diminuída", indica Juliana Labanca.

As fibras solúveis também ajudam bastante no processo e podem ser adquiridas por meio da fibra de maçã, farinha de maracujá, farelo de aveia e farinha de linhaça dourada. Os fitoterápicos como a Gymnema silvestre e a Garcínia camboja, também podem atuar como coadjuvantes do emagrecimento. O primeiro estimula a liberação de insulina, reduzindo a concentração de glicose, e o segundo atua como moderador de apetite, inibindo a absorção de carboidratos.

CUIDADOS NO CONSUMO
Como em toda dieta, não adianta apostar todas as fichas na farinha de feijão-branco e achar que apenas a faseolamina vai cuidar de todo o processo de emagrecimento. É necessário que haja uma readequação da alimentação para torná-la equilibrada e saudável, e é sempre bom procurar ajuda de um profissional de nutrição. "Moderação e individualidade são as palavras-chave para o sucesso do tratamento, por isso, um profissional de nutrição é o mais adequado para ser consultado, pois ele é o único que tem capacidade técnica e científica para planejar cardápios e receitas para fins especiais, como emagrecimento", aconselha a nutricionista Fernanda Granja.

Vale ressaltar que algumas pessoas devem ter cuidado ao consumir essa farinha. "Os estudos ainda não apresentam contraindicações, mas, como parte do carboidrato não será absorvida, devemos lembrar que ela ficará no intestino passível de ser fermentada, servindo como alimento para bactérias maléficas", salienta a nutricionista da VP Consultoria Nutricional. Por isso, quem tem problemas de digestão, excesso de produção de gases, constipação, ou mesmo diarreia deve tomar cuidado com a utilização da farinha. Pessoas que sofrem de hipoglicemia não devem fazer uso sem acompanhamento.

Tem no feijão

Carboidratos e Proteínas:
fornecem energia e, como também tem fibras, ainda há o benefício de essa energia ser liberada aos poucos ao organismo, evitando picos de glicose no sangue, além de auxiliar em um bom funcionamento intestinal, o que reflete na saúde como um todo. Já é bem conhecido o papel das fibras na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de câncer, constipação, entre outros males associados.

Minerais (cálcio, zinco, cobre, manganês, potássio e magnésio):
nutrem de uma forma geral todas as células do corpo.

Cálcio:
importante para o crescimento e manutenção dos ossos.

Zinco:
ajuda na saúde do sistema imunológico.

Cobre:
atua na formação do sangue e dos ossos e libera a energia dos alimentos.

Manganês:
estimula a atividade das enzimas antioxidantes e processos de produção de energia.

Potássio:
importante para ajudar o corpo a expelir o excesso de sódio, prevenindo a hipertensão.

Magnésio:
promove saúde muscular, alivia a cólica menstrual e o tensionamento muscular.

Vitaminas do complexo B:
melhoram o fornecimento de energia ao organismo, podendo dar mais disposição ao indivíduo.

Vitamina E:
antioxidante que protege contra a oxidação.

Vitamina K:
essencial para a formação de proteínas responsáveis pela coagulação sanguínea e para manter a saúde dos ossos.


magreça com saúde

Coma a cada 3 horas: quanto mais tempo ficar sem comer, maior será a quantidade de cortisol (hormônio do estresse). Ficar durante horas sem comer é um tipo de estresse para o organismo e faz que o cortisol seja liberado na corrente sanguínea em grande quantidade, provocando aumento do tecido adiposo na área abdominal.

Beba 2 litros de água: a água ajuda o intestino a funcionar melhor, liberando as toxinas do organismo e ajudando no processo de desintoxicação pelo fígado.

Coma frutas, folhas e legumes:nutrientes são essenciais para uma perda de peso saudável e melhor funcionamento do metabolismo celular, por isso, nada melhor do que comer um bom prato de folhas e legumes e uma fruta de sobremesa.

Faça uso das fibras: elas dão saciedade e diminuem a absorção de carboidrato e gordura na corrente sanguínea, fazendo que não haja depósito e vire gordura localizada. A faseolamina do feijão-branco entra nesse caso.

Diminua o consumo de gordura: diminuir a gordura saturada, proveniente de alimentos como carnes gordas, e aumentar a gordura boa, como óleo de peixe ou óleo de coco, ajuda no processo de emagrecimento, já que atua como anti-inflamatório natural. Os benefícios vão além: o cabelo fica bonito, as unhas mais fortes e a pele saudável.

Alimentos antioxidantes: eles previnem o envelhecimento precoce e ajudam o organismo a responder melhor à dieta.

Faça exercícios físicos: tal prática aumenta a absorção de açúcar, pois melhora os receptores de insulina, desta forma, haverá menos glicose no sangue e menos insulina circulante, o que resultará em uma menor quantidade de gordura corporal.

FOTOS SHUTTERSTOCK

Salada de feijão-branco com atum

INGREDIENTES
1 maço de rúcula
2 limões-sicilianos (raspas e suco)
1 litro de atum em salmoura
1 cebola roxa em rodelas
300 g de feijão-branco cozido
40 ml de azeite de oliva
Louro
Sal e pimenta

PREPARO
Deixe o feijão de molho por 2 horas. Cozinhe o feijão com uma folha de louro até ficar al dente. Coloque na geladeira. Lave e higienize a rúcula. Corte as cebolas em rodelas. Tempere o feijão com sal, pimenta, azeite, as raspas e o suco de limão. Acrescente o atum e as cebolas e decore com folhas de rúcula.

RENDIMENTO
4 porções

Fonte: Silvana Cintra, chef do Cuisine

Creme de feijão-branco ao azeite de manjericão

INGREDIENTES
300 g de feijão-branco
2 dentes de alho
½ cebola picada
30 ml de óleo de girassol
1 batata média

PREPARO
Deixe o feijão de molho por algumas horas. Cozinhe-o com a batata. Bata no liquidificador e coe. Refogue o creme em óleo, cebola e alho. Sirva com o azeite de manjericão.

INGREDIENTES DO AZEITE DE MAJERICÃO
1 maço de manjericão
½ xícara (chá) de azeite
Gotas de limão
Sal e pimenta

PREPARO
Bata todos os ingredientes no processador.

RENDIMENTO
4 porções

Fonte: Silvana Cintra, chef do Cuisine

Farinha de feijão-branco

Lave o feijão com água e seque ao sol ou sobre papel toalha, durante dois ou três dias. Quando estiver bem seco, coloque no liquidificador ou processador e bata bem. Passe o feijão triturado por uma peneira. Se quiser a farinha mais fina, passe-a novamente pelo liquidificador e torne a peneirar. A parte que sobrar na peneira é o farelo. Ele tem as mesmas propriedades da farinha, e misturado à farinha de trigo, pode ser usado em receitas como pães e bolos. Em geral, 1 kg de feijão-branco rende aproximadamente 200 gramas de farinha, que deve ser colocada em um pote bem fechado e armazenada em local seco e arejado. Evite fazer em grandes quantidades para evitar que a farinha fique velha e perca as propriedades.

Sopa de feijão-branco com legumes

INGREDIENTES
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
1 cebola picada
2 tomates picados sem sementes
2 cenouras picadas
2 batatas sem casca
½ repolho pequeno picado
1 xícara (chá) de feijão-branco cozido
1 talo de salsão picado
Cheiro-verde
Sal

PREPARO
Refogue a cebola no azeite. Acrescente tomate, salsão, cenoura, as batatas inteiras, o repolho, o feijão e água até cobrir os ingredientes na panela. Tempere com o sal. Deixe ferver por 40 minutos. Retire as batatas, amasse-as e torne a devolvê-las na panela. Antes de servir, acrescente o cheiro-verde.

RENDIMENTO
4 a 5 porções

Fonte: Juliana Labanca, nutricionista da Nutricorp (RJ)

Salada de feijão-branco

INGREDIENTES
1 xícara (chá) de feijão-branco cozido e sem caldo
3 colheres (sopa) de vinagre
3 colheres (sopa) de azeite
Coentro picado
1 cebola média em tiras
1 pimentão vermelho picado
1 cenoura ralada
½ maço de rúcula

PREPARO
Forre uma travessa com as folhas de rúcula. Misture todos os outros ingredientes e sirva sobre a rúcula.

RENDIMENTO
3 a 4 porções

Fonte: Juliana Labanca, nutricionista da Nutricorp (RJ)

Feijão-branco com carnes light

INGREDIENTES
300 g de filé de peito de frango em tiras finas
100 g de presunto sem capa de gordura
150 g de carne-seca magra (lagarto) e dessalgada (ferver por pelo menos 3 vezes e jogar a água fora)
2 xícaras (chá) de feijão-branco cru, que tenha ficado de molho por 2 horas
3 dentes de alho amassados
Folhas de louro
Sal
1 colher (sopa) de azeite extravirgem

PREPARO
Refogue o alho no azeite, acrescente as carnes aos poucos e refogue bem. Junte o refogado ao feijão sem a água do molho, as folhas de louro, sal e água suficiente para cobrir os ingredientes. Deixe cozinhar por 30 minutos e sirva quente.

RENDIMENTO
8 porções

Fonte: Juliana Labanca, nutricionista da Nutricorp (RJ)

Sopa de abóbora e feijão-branco

INGREDIENTES
500 g de abóbora japonesa em cubos médios
1 colher (chá) de azeite
2 unidades de tomate maduro
1 unidade de cebola picada
1 litro de caldo de legumes sem gordura
1 colher (sopa) de hortelã fresca
1 xícara (chá) de feijão-branco cozido
Salsinha a gosto

PREPARO
Refogue a abóbora no azeite, junte os tomates, o alho, a cebola e deixe refogar por 5 minutos. Regue com o caldo e deixe cozinhar em fogo baixo até amaciar. Espere amornar e bata no liquidificador. Volte à panela com o feijão e deixe encorpar. Na hora de servir, polvilhe a salsinha.

RENDIMENTO
5 porções