Do GG ao pp

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Nutricionista dá dicas sobre como se alimentar na hora do exercício físico


Há quem diga que sempre se deve comer antes do exercício. Outros afirmam não se deve beber muita água. O que é verdade? A gente foi atrás das respostas.

Fantástico
Fantástico
Beber água é uma das principais recomendações para quem pratica exercício físico. (Foto: reprodução TV Globo)

Neste domingo, o Fantástico exibiu uma reportagem com várias dicas e quebrou alguns mitos sobre exercício físico. E para que a receita de uma vida saudável fique completa, a gente preparou uma matéria aqui no site sobre como se alimentar na hora de praticar atividades físicas.

Conversamos com uma especialista no assunto e ela nos passou várias orientações e quebrou alguns mitos da alimentação.

Há quem diga que sempre se deve comer antes do exercício. Outros afirmam não se deve beber muita água! Afinal, o certo é beber água antes, depois ou durante a atividade? A gente, então, foi atrás das respostas.


Dica nº 1: hidrate-se

A nutricionista e doutora em fisiologia pela UFRJ, Renata Lopes Araújo, afirma que cerca de 80% das pessoas que a procuram estão em busca de orientações sobre como se alimentar para praticar exercícios na academia, seja pela estética ou pela saúde. Segundo a especialista, a regra número um da dieta para quem pratica exercícios físicos é a hidratação.

“Uma observação importante é que é a água que hidrata. Muita gente bebe suco de fruta para se hidratar, mas o problema é que o percentual de água no suco pode variar. Um suco de fruta pode ter um percentual de água bem reduzido, de apenas 30%, dependendo da composição e da concentração do suco”, alerta a nutricionista.

Mas Renata Araújo ressalta que todo mundo deve beber muita água e não apenas quem pratica algum exercício. “A recomendação é beber de 2L a 2,5L de água por dia. Mas, com esse calor, a recomendação pode chegar a 3,5L”, afirma.

Mas se você não tem o hábito de beber tanta água, a especialista dá a dica: “Uma maneira de se controlar é colocar uma garrafa de 2L de água na sua mesa do escritório. Aí, você começa a tomar aquilo como rotina”. Mas é importante beber aos poucos. “Se você beber 1L ou 1,5L der uma vez, não tem o mesmo efeito que beber aos poucos, porque o organismo acaba eliminando parte desta água sem utilizá-la devidamente”.

Qual é a melhor hora para beber água ao se exercitar?

E sempre fica aquela dúvida: beber água antes, durante ou depois do exercício? A especialista diz que tanto faz, o importante é que a pessoa se sinta bem e esteja sempre hidratada. “Varia de acordo com a pessoa. É importante que ela esteja 100% hidratada. Se ela não bebeu água antes do exercício, é importante que, durante o treino ou depois, ela se hidrate. Tem gente que vai para a academia e bebe água durante a corrida e passa mal. Se isso acontecer, ela deve beber água depois. O importante é repor a água que se perde”.

Por isso, a dica é estar sempre hidratado, seja antes, durante ou depois do exercício. A hora exata vai depender de pessoa para pessoa.

Quando devo comer: antes ou depois do exercício?

Outra dúvida muito freqüente dos adeptos da atividade física é quando comer. Há quem diga que deve ser antes do exercício. Outras pessoas sugerem que seja depois. Segundo a nutricionista, a própria pessoa é que deve definir quando se alimentar.

“O corpo tem reservas e estoques energéticos. Na hora em que você vai para uma atividade desportiva, seu corpo é capaz de gastar energia e utilizar energia estocada, mas tem gente mais sensível. Essa tolerância é individual”, aponta a especialista.

Se você não consegue fazer uma alimentação antes da atividade física, deve fazer um bom jantar no dia anterior. “Quem que se exercita no final da tarde ou à noite e passa o dia sem comer nada, comer algo duas ou três horas de malhar. Ela tem que observar se sente alguma indisposição. E, assim que sair do exercício, deve comer, para repor o gasto energético”, Renata Araújo faz a ressalva.

Alimentos leves antes do exercício é uma das orientações

Mas o que comer? A nutricionista aponta algumas orientações.

Antes do exercício: coma alimentos que são facilmente digeríveis, como frutas, frescas ou desidratas e iogurte. E com volume reduzido de líquido.

Depois do exercício: reponha proteína e carboidrato após a atividade física. Deve-se procurar um profissional para saber as quantidades específicas de proteína e carboidrato de cada pessoa.

Renata Lopes Araújo aponta também que a pessoa deve se alimentar, preferencialmente, em um intervalo de três ou quatro horas. Mas, segundo a especialista, isso não é regra. Se você tem algum compromisso e tem que escolher em comer duas horas depois da última refeição ou, então, só sete horas depois, é melhor que se alimente em períodos de tempo menores do que ficar sem comer durante muito tempo.

“A gente sabe que é preciso ter uma flexibilidade. Por isso, coma em pequenas porções e em intervalos freqüentes”, indica a nutricionista.

Nutricionista faz um alerta: não copie dietas

Sobre as dietas que a gente recebe por indicação de algum amigo ou que viu na internet, a nutricionista ressalta que a alimentação que é indicada para uma pessoa pode não ser boa para outra. “Cada indivíduo tem suas restrições de idade, sexo, histórico familiar e composição corporal. Por isso, o que comer pode variar de acordo com o indivíduo”, declara. “Fazer uma dieta que o outro faz não significa que vai ser saudável para você”.

Por isso, procure um especialista para mais informações mais específicas para saber como você deve se alimentar de forma saudável e de acordo com o exercício que pratica.



saiba mais