Do GG ao pp

segunda-feira, 15 de março de 2010

Sempre linda


O dermatologista Ademir Jr. ensina a cuidar da pele negra

Quais os problemas estéticos mais comuns desse tipo de pele? Por quê?
Normalmente são as manchas ou lesões, que conhecemos como discromias, ou seja, alterações de pigmentação. Isto ocorre porque as células que produzem melanina costumam trabalhar mais na pele negra. Apesar de este pigmento proteger a pele das agressões solares, qualquer disfunção em sua produção levará, com maior facilidade, à formação das manchas.

Quais as principais causas das manchas na pele negra? Há como evitá-las?
Excesso de sol, acne e situações onde há estímulo hormonal, como o uso de anticonceptivos ou gestação. A melhor forma para evitá-las é utilizar filtro de proteção solar fator 8, no dia-a-dia, e na praia, a partir de 15. E usar bloqueadores físicos, chapéus e bonés.

É verdade que a pele negra tem diferentes tonalidades pelo corpo? O que fazer para a cor da pele ser mais homogênea?
Todos têm diferentes tonalidades pelo corpo: claros, negros e orientais. Isto ocorre porque a distribuição de células de pigmento não é uniforme. Este fato fica mais evidente nos negros porque nas áreas de maior ou menor concentração destas células as variações de tonalidade ficam mais expressivas. Situações que permitem uma tonalidade mais homogênea da pele: boa hidratação, esfoliações periódicas (de duas a três vezes por semana) e uso de filtro solar.

Quais os principais tratamentos faciais e corporais para negros?
Limpeza de pele, peelings superficiais, hidratações, massagens, esfoliações físicas e laser de baixa potência, para rejuvenescimento e clareamento de manchas.

Laser e ácido retinoico podem ser usados por negros?
O laser pode ser utilizado desde que seja específico para esse tipo de pele, e desde que a cútis tenha passado por uma preparação para ficar com a pigmentação homogênea. Sobre o uso do ácido retinoico, quando bem orientado, é um excelente produto para qualquer tipo de pele, e os negros se beneficiam muito de seu uso.

O que pode ser feito, em casa, sem que haja riscos à saúde da pele?
Hidratação, esfoliação e cuidados gerais orientados pelos dermatologistas.

Serviço:
Clínica Ademir Jr., (11 3864-3967, SP)