Do GG ao pp

quinta-feira, 8 de setembro de 2011


A "moda" Jack 3d!!!

É impressionante, mas o nome que mais tenho ouvido falar ultimamente pela academia em termos de suplementação é o tal Jack 3d. Todos o conhecem como  um óxido nítrico que garante melhoras no treino, mas como nao conhecia a fundo o produto resolvi investigar. Afinal, o que é o Jack 3d?
Para começar vamos citar os seus compostos: teofilina, dimetilamilamina, dibenzo, schizandrol A, creatina mono-hidratada, beta alanina, arginina, alfa-cetoglutarato, ácido nítrico, sucralose e acesulfame k.
Bem, é uma lista de componentes e agora vamos detalha-los para saber como cada um deles age em nosso organismo.



  • Teofilina ou dimetilxantina: É uma droga usada no tra­ta­mento de doen­ças res­pi­ra­tó­rias como asma, doença pul­mo­nar obs­tru­tiva crô­nica (DPOC), tem efei­tos esti­mu­lan­tes por pos­suir forma estru­tu­ral seme­lhante a da cafeína. Con­tudo, por causa dos seus efei­tos cola­te­rais agora é rara­mente uti­li­zada clinicamente. Seus efeitos: dilata os bronquios do pulmão, aumenta pressão arterial e fluxo sanguíneo nos rins, estimula SNC, aumenta força de contraçao do coraçao. Efeitos colaterais: nauseas, diarréia, irritabilidade, insônia, aumento da frequência cardíaca, tonturas, cefaléia, vertigens.
  • A Dimetilamilamina ou Methy­lhe­xa­ne­a­mine, é um com­po­nente do óleo da flor de Gerâ­nio e por isso é ven­dida pela indús­trias de suple­men­ta­ção como ali­mento dietético. Quando iso­lada em labo­ra­tó­rio, nor­mal­mente é uti­li­zada como des­con­ges­ti­o­nante nasal, por via oral ou nasal, por causa do seu efeito vasoconstritor. Efeitos colaterais: dores de cabeça, náuseas, acidente vascular cerebral.
  • Dibenzo: grupo de medicamentos para tratar ansiedade que serve como sedativo, hipnótico e relaxante muscular. Efeitos colaterais: confusão mental, dependência, agressividade, euforia, dentre outros.
  • Schizandrol A: Ele pro­voca o aumento nas con­cen­tra­ções de dopa­mina e sero­to­nina no cére­bro, levando a um aumento na sen­sa­ção de pra­zer e bem estar, por isso, tam­bém pode ser uti­li­zado no tra­ta­mento de trans­tor­nos de comportamento, ansiedade e depres­são.
  • Creatina mono-hidratada: Como suple­mento, é uti­li­zada nor­mal­mente em moda­li­da­des espor­ti­vas que exi­gem uma grande pro­du­ção de força, e de maneira rápida. Nos ali­men­tos é encon­trada em mai­o­res quan­ti­da­des nas car­nes em geral.
  • Beta alanina: É um ami­noá­cido não essen­cial pre­sente no nosso orga­nismo, que tem par­ti­ci­pa­ção em todas as vias energéticas: carboidratos, pro­teí­nas e gor­du­ras. Ela atua no reco­nhe­ci­mento dos nutri­en­tes que serão utli­za­dos pela célula, na regu­la­ção da ati­vi­dade de cer­tos tipos de enzi­mas, no meta­bo­lismo do Trip­to­fano (ami­noá­cido for­ma­dor de Sero­to­nina) e tam­bém auxi­lia no aumento da sín­tese pro­teíca (for­ma­ção de novas proteínas).
  • Arginina: A argi­nina é o pre­cur­sor ime­di­ato do Óxido Nítrico e esse por sua vez pro­move rela­xa­mento dos vasos san­guí­neos, dimi­nuindo a pres­são arte­rial. Tam­bém é impor­tante para pro­du­ção de cre­a­tina e tem papel fun­da­men­tal na divi­são celu­lar (mitose e mei­ose), na cica­tri­za­ção de feri­das, na remo­ção de amô­nia do corpo, no sis­tema imu­no­ló­gico e na pro­du­ção de alguns hormônios.
  • alfa-cetoglutarato: Conhe­cido tam­bém como Ácido Alfa-Cetoglutarato tem par­ti­ci­pa­ção na for­ma­ção de ener­gia celu­lar sendo uma peça chave no Ciclo de Krebs (ciclo for­ma­dor de ener­gia den­tro das célu­las). Além de regu­lar a pro­du­ção de ener­gia, outra fun­ção impor­tante desse ácido é a for­ma­ção de ácido glu­tâ­mico ou Glu­ta­mina, ami­noá­cido essen­cial para con­tro­lar a repa­ra­ção de teci­dos no corpo (pele, mús­cu­los e outros) e man­ter o sis­tema imunológico.
  • Ácido nítrico: é um anti­o­xi­dante encon­trado na mai­o­ria das fru­tas, sobre­tudo nas mais cítri­cas, limão, laranja, acerola. Sua fun­ção é aju­dar a remo­ver os átomos de oxi­gê­nio que “sobram” no nosso corpo, retar­dando o pro­cesso de envelhecimento.
  • Sucralose e acesulfame-k: adoçantes
Aí estão todos os composto e seus detalhes de como agem em nosso organismo. Minha conclusão é a seguinte, é claro que os componentes são fortes e podem causar efeitos colaterais, como qualquer outro medicamento que as vezes temos de utilizar em caso de doenças, ou recomendado por médicos, portanto acredito que a diferença entre o medicamento e o veneno é a dosagem e a forma correta de utilizá-lo. E é claro que nao deve ser utilizado por pessoas que já possuem alguma doença cardíaca ou entao pressão alta. Muito importante também lembrar que este suplemento, por ter substâncias que causam dependência, nao deve ser utilizado por grande período de tempo. Como nao utilizei ainda, não posso dar meu depoimento pessoal, mas farei um teste e nao exitarei em compartilhar os meus resultados.





A amplitude que faz a diferenca!!!

Quando realizo alguns trabalhos de assessorias percebo o quanto a amplitude faz diferenca no treinamento e o quanto as pessoas tem dificuldade em associar esta técnica tendo que diminuir a quantidade de pesos para executá-la, pois trata-se de um grau de dificuldade avancado. 
No método de treinamento que utilizo, Musculacao Intensidade Total, levamos este ítem com grande consideracao por notar que com ele conseguimos um grande resultado, trabalhando os movimentos com grande amplitude, com uma grande angulacao, e temos acompanhado resultados gratificantes com a técnica. Quando trabalhamos assim podemos alcancar o músculo desde sua origem á insercao, trabalhando-o como um todo e também trabalhando desde as fibras de contracao lenta, como as de contracao rápida, obtendo-se assim um resultado a curto prazo de tempo e bastante eficaz.

Podemos trabalhar a amplitude em todos os movimentos, tanto para treinar membros inferiores como membros superiores. O que se deve lembrar sempre é que praticantes de musculacao nao sao powerlifters, ou seja, nao é uma competicao para ver quem carrega mais peso, mas sim utilizamos o peso para moldar o corpo, portanto deixe a quantidade de pesos de lado, e pense mais na execucao do movimento, assim garantirá resultados melhores.

Entre os estudos de laboratório que verificaram os maiores níveis de hipertrofia, facilmente encontramos vários que utilizam descargas elétricas em fibras alongadas, ou seja, contrações musculares a partir de ângulos elevados. Pelo que sugerem os estudos de FRIDEN et al (1988), McCULLY et al (1986) e ARMSTRONG et al (1991), a contração dos músculos a partir da posição alongada causa alongamento irregular dos sarcômeros, aumentando o potencial de ocorrência das microlesões, que consistem na base de um dos modelos de hipertrofia mais conhecidos.(retirado do site da academia Corpore Sano)

Devemos levar em consideracao também o fato de que realizar seu treino com grande amplitude, ao contrário do que muitos pensam, é um alívio para suas articulacoes, pois trabalhando com grande angulacao voce irá realizar um número menor de repeticoes e com uma carga relativamente menor, do que fosse realizar com grande carga, movimentos curtos, e com um número grande de repeticoes, porém é claro que nao posso deixar uma enfase de que todos os movimentos devem ser realizados com a devida precaucao, e com os devidos equipamentos de seguranca, como cinto, a faixa para joelho, para cotovelo, e também, em alguns exercícios, deve-se contar com a ajuda de alguém.

Abaixo hack machine sendo realizado em grande amplitude de movimento.