Do GG ao pp

domingo, 14 de junho de 2009

Apoiada sobre degrau quadrado de concreto revestido de madeira de demolição, a escada de metal (Terassi) exibe corrimão de freijó embutido na parede.Apoiada sobre degrau quadrado de concreto revestido de madeira de demolição, a escada de metal (Terassi) exibe corrimão de freijó embutido na parede.
O colorido patchwork de azulejos tem a assinatura de mãe e filhos. O trio montou o painel na loja, clicou e, com base na foto, organizou o mosaico na parede ao lado da churrasqueira.O colorido patchwork de azulejos tem a assinatura de mãe e filhos. O trio montou o painel na loja, clicou e, com base na foto, organizou o mosaico na parede ao lado da churrasqueira.
Com jeito de spa, o banheiro do casal foi dividido em três áreas distintas: os banhos masculino e feminino e, entre eles, o ponto onde fica a banheira de hidromassagem instalada em deck de cumaru. Piso e paredes revestidos com cerâmica Brennand branca contrastam com painel de freijó escurecido (MP Marcenaria), paredes de tijolos lavados e outras com pintura acrílica acetinada.Com jeito de spa, o banheiro do casal foi dividido em três áreas distintas: os banhos masculino e feminino e, entre eles, o ponto onde fica a banheira de hidromassagem instalada em deck de cumaru. Piso e paredes revestidos com cerâmica Brennand branca contrastam com painel de freijó escurecido (MP Marcenaria), paredes de tijolos lavados e outras com pintura acrílica acetinada.
A janela de alumínio com pintura eletrostática deixa a horta de temperos sempre à vista. Repare na ilha central com cooktop  (Electrolux) e coifa (Tuboar). Pendentes de alumínio (Reka) enchem a cozinha de bossa. No piso, porcelanato pietra de frontenac (Cecrisa).A janela de alumínio com pintura eletrostática deixa a horta de temperos sempre à vista. Repare na ilha central com cooktop (Electrolux) e coifa (Tuboar). Pendentes de alumínio (Reka) enchem a cozinha de bossa. No piso, porcelanato pietra de frontenac (Cecrisa).
Garrafa de cristal Baccarat (33 cm de altura), dos anos 1950. Custa 1 120 reais na Ben-Hur Antiguidades.Garrafa de cristal Baccarat (33 cm de altura), dos anos 1950. Custa 1 120 reais na Ben-Hur Antiguidades.
Pratarias: vaso menor, 59,50 reais, vaso maior, 79,50 reais, e castiçal, 79,50 reais. Todos da Le Lis Blanc.Pratarias: vaso menor, 59,50 reais, vaso maior, 79,50 reais, e castiçal, 79,50 reais. Todos da Le Lis Blanc.
Almofada florida com bordado Girassol (50 x 50 cm), da ONG Orientavida. Por 130 reais.Almofada florida com bordado
Arcos dourados, assinados por Waltercio Caldas, pendem do teto (à esquerda). A veste na parede é trabalho de Nelson Leirner. Sobre o aparador dos designers Luciana Martins e Gérson de Oliveira (Ovo), ficam duas esculturas de Franz Weissmann (1911-2005) e porcelanas de Rochelle Costi. Na mesa de centro, obra vermelha de Jeff Koons. Almofadas indianas (Le Lis Blanc), mesa Tulipa e cadeiras Spoleto (Forma).Arcos dourados, assinados por Waltercio Caldas, pendem do teto (à esquerda). A veste na parede é trabalho de Nelson Leirner. Sobre o aparador dos designers Luciana Martins e Gérson de Oliveira (Ovo), ficam duas esculturas de Franz Weissmann (1911-2005) e porcelanas de Rochelle Costi. Na mesa de centro, obra vermelha de Jeff Koons. Almofadas indianas (Le Lis Blanc), mesa Tulipa e cadeiras Spoleto (Forma).
O cubo espelhado (Conceito Firma Casa) dá apoio a vasos comprados em Veneza. Poltrona dos anos 1950 (Collectors) e luminária da Reka.O cubo espelhado (Conceito Firma Casa) dá apoio a vasos comprados em Veneza. Poltrona dos anos 1950 (Collectors) e luminária da Reka.
Atualmente, Yvonne roda o mundo para abastecer sua loja, a Pateo Capannema, de onde trouxe o abajur, o quadro mineiro apoiado no piso, o fragmento de uma igreja baiana, aplicado na parede, e o banquinho tailandês. O sofá com braços de madeira é um catre que já serviu de cama para uma de suas filhas. Atrás do móvel, um antigo tampo de mesa espelhado, que se quebrou, agora reflete o verde. Sob o tapete persa fica uma esteira tailandesa.Atualmente, Yvonne roda o mundo para abastecer sua loja, a Pateo Capannema, de onde trouxe o abajur, o quadro mineiro apoiado no piso, o fragmento de uma igreja baiana, aplicado na parede, e o banquinho tailandês. O sofá com braços de madeira é um catre que já serviu de cama para uma de suas filhas. Atrás do móvel, um antigo tampo de mesa espelhado, que se quebrou, agora reflete o verde. Sob o tapete persa fica uma esteira tailandesa.
Porta-velas de ferro e vidro. Custa 550 reais na Indoasia.Porta-velas de ferro e vidro. Custa 550 reais na Indoasia.
O papel de parede (Wallpaper) delimita o canto de refeições, mobiliado com mesa herdada da avó e cadeiras dadas pela madrasta. No vaso da Vila Vitória, arranjo de flores feito pela moradora.O papel de parede (Wallpaper) delimita o canto de refeições, mobiliado com mesa herdada da avó e cadeiras dadas pela madrasta. No vaso da Vila Vitória, arranjo de flores feito pela moradora.
Penteadeira encontrada em uma loja de usados. Helena escolheu escrever - sala especial - no letreiro, produzido pela Neon 3 Estações. - É uma brincadeira, pois esta é a única sala da casa.Penteadeira encontrada em uma loja de usados. Helena escolheu escrever - sala especial - no letreiro, produzido pela Neon 3 Estações. - É uma brincadeira, pois esta é a única sala da casa.

Imprima seu estilo na decoração

Sua casa parece com você? Para quem se dedica à decoração da casa, é uma delícia receber os amigos e ouvir: "Ficou a sua cara!" Isso significa que, muito mais do que distribuir móveis e selecionar objetos, o morador soube expressar sua personalidade nos ambientes. Mas como conseguir isso? O segredo está em aprender a identificar o que você gosta, pois assim sentirá confiança para mostrar suas preferências na decoração. "A casa precisa ter objetos queridos, paredes com imagens que você aprecia, os filmes e as músicas que o alegram e o fazem pensar", diz a filósofa e escritora Viviane Mosé. Para isso acontecer, encontre inspiração nas próximas páginas - elas mostram quatro ambientes com o estilo dos donos - e veja ao lado um roteiro de dicas valiosas.



Estampas gráficas e memórias
Visual limpo, a favor da arte
Combinação de peças étnicas
Retrô com toque feminino
Dicas para descobrir seu estilo




Estampas gráficas e memórias
No dia da mudança para o apartamento, há três anos, a estilista Luciana Farah Nassif Aidar dispôs em L, na sala, dois colchões de solteiro nos quais costumava dormir. Estava criado o sofá. "Minhas idéias sempre surgem de uma necessidade", diz. Assim, a porta do quartinho virou aparador, apoiada em cavaletes, garrafas de bebida funcionam como castiçais e as cortinas são cortes de malha, apenas pendurados no varão. Objetos de prata, herdados da mãe, enfeitam a mesa de jantar. "Uso tudo o que tenho. Não entendo guardar peças para mostrar quando há visitas."
-
O bar foi instalado sobre uma porta...
-
Luciana gostou da mesa e dos bancos...
-
De uma viagem à Inglaterra...

Ela gosta de...
• Tecidos estampados
• Velas
• Dar novo uso às peças
• Mexer na decoração com freqüência

-


Lembranças à vista

Padronagens gráficas e heranças de família caracterizam a sala da estilista Luciana Farah Nassif Aidar. Acima, ela organizou vasos e porta-velas numa mesinha (Tok & Stok). Abaixo, peças no clima desta decoração.

-
Algodão estampado...
-
Garrafa de cristal Baccarat...
-
Pratarias...
-
Almofada florida com bordado...

Voltar ao topo

Visual limpo, a favor da arte
A arte faz parte do dia-a-dia de Fabio Cimino e Luciana Brito, donos da Galeria Brito Cimino, e isso se reflete na casa. "Colocamos nesta sala trabalhos com os quais gostamos muito de conviver", conta Luciana. O ambiente, onde fica a área social da moradia, é uma caixa envidraçada, que se abre para o jardim, projetada pelo arquiteto José Armênio Brito Cruz. Para criar a decoração, as sócias Flávia Brito (irmã de Luciana) e Rebeca Borin seguiram as preferências do casal. "Optamos por tons e móveis neutros para que as obras sobressaíssem", diz Flávia.

-
Arcos dourados...
-
O cubo espelhado...

Eles gostam de...
• Obras de arte contemporânea
• Arquitetura de linhas retas
• Móveis e objetos clássicos do design
• Tonalidades discretas

-


Destaque para o belo
Na casa dos galeristas Luciana Brito e Fabio Cimino, objetos especiais, como estes vasos de Murano, ilha vizinha a Veneza, também são bem expostos e tratados como arte. Tire partido da idéia.

-
Vaso de vidro...
-
Escultura de madeira assinada...
-
Pufe vermelho Bolinha...
-
Luminária pendente Wish...

Voltar ao topo

Combinação de peças étnicas
Durante três anos, a empresária Yvonne de Goeye morou na Nigéria, acompanhando o marido. "Isso foi há mais de 20 anos. Lá, montei nossa casa com as coisas da região, fato que influenciou meu estilo", afirma. Segundo ela, a paixão por elementos étnicos, da África e de outros continentes, vem dessa época. "Mas sempre me fascinou estudar povos e culturas, tanto que me formei em sociologia. Além disso, adoro viajar", explica. Neste terraço de sua casa, localizado em frente à piscina, os móveis e objetos trazidos na bagagem se misturam a lembranças de família.

-
Yvonne roda o mundo...
-
Banco indígena brasileiro...

Ela gosta de...
• Arte africana
• Tapetes orientais
• Frida Kahlo (1907-1954), uma famosa pintora mexicana
• Garimpar peças em viagens

-

Um passeio pelo mundo
As viagens apuraram o olhar da empresária Yvonne de Goeye para peças interessantes de outras culturas, como a fruteira marroquina acima. Para incorporar a atmosfera étnica, aposte nestes itens.

-
Porta-velas de ferro e vidro...
-
Almofada listrada de tecido iraniano...
-
Banquinho indígena...
-
Sobreposição de tapetes...

Voltar ao topo


Retrô com toque feminino
Ao mudar para este apartamento, seis meses atrás, a florista Helena Lunardelli não derrubou paredes nem trocou acabamentos. Apenas instalou o papel com estampa floral na sala de jantar e redistribuiu os móveis que a acompanham há anos. Alguns mudaram de função. "Antes, a penteadeira ficava em meu quarto. Porém, logo que entrei aqui, já imaginei usá-la como bar." Faltava uma mesa de centro e, por isso, a moradora resgatou uma de madeira rústica na fazenda do pai, no Mato Grosso do Sul. "A peça faz parte de minha história, pois veio da casa onde cresci."

-
O papel de parede delimita o canto de refeições...
-
Penteadeira encontrada...
-
A garrafa de saquê virou uma base...

Ela gosta de...
• Estampas florais e as que imitam pele de bicho
• Móveis de fazenda e de brechó
• Néon
• Pôsteres

-

Heranças e objetos divertidos
Pôster oriental na bancada do lavabo, espelho com borboletas na moldura (Atelier Helena Lunardelli) e itens customizados espalham humor e feminilidade pelo apartamento da florista Helena Lunardelli.

-
Abajur de garrafão, com cúpula de tecido...
-
Papel de parede floral...
-
Pôster japonês...
-
Cadeira de madeira...

Voltar ao topo

Reflita sobre como prefere viver
"Você se sente melhor em espaços abertos ou intimistas, bem iluminados ou mais escuros, de visual limpo ou cheios de detalhes? Esse tipo de pergunta estabelece eixos para você montar sua casa", ensina Viviane Mosé.

Crie um arquivo de referências
Colecionar imagens de ambientes, móveis e objetos que lhe agradam ajuda a elaborar seu espaço. A empresária Yvonne de Goeye, cujo terraço será apresentado nas próximas páginas, lançou mão de idéias reunidas numa pasta de recortes. "Costumo ler revistas das mais variadas e, quando um ambiente me atrai, arranco a página", conta.

Cultive um repertório visual
"Ir a cinema, teatro, museus e galerias, além de exposições de decoração, é uma oportunidade para exercitar seu gosto. Quanto mais coisas você vê, mais facilmente identifica o que lhe emociona", diz o estilista Dudu Bertholini, da grife Neon. O conhecimento adquirido nessas experiências naturalmente irá refinar suas escolhas.

Valorize sua história
"A casa hoje é uma espécie de autobiografia dos moradores", afirma o sociólogo italiano Francesco Morace, diretor do Future Concept Lab, um instituto de tendências com sede em Milão. Para colocar as memórias em evidência, resgate móveis de família e exponha lembranças de viagem. "Minha sala tem uma estante que me acompanha há 20 anos, desenhos que meus filhos fizeram com os amigos, cadeiras herdadas de uma tia e bancos que encontrei em um brechó. É a cara da família inteira", revela a arquiteta Lúcia Carvalho.

Use suas coisas arrumadas do seu jeito
Não deixe os melhores vasos, talheres, louças e castiçais fechados no armário, à espera de uma ocasião especial. Se eles são preciosos para você, estreite a convivência e empregue- os no dia-a-dia. É importante ainda que a forma de dispor esses e outros itens pela casa tenha a sua mão.

Mude quando sentir vontade
Ao olhar ao redor e perceber que a decoração não reflete mais o seu momento, é hora de agir. "Mas sem jogar sua história fora e recomeçar do zero", sugere Lúcia Carvalho. Trocar poucas peças e modificar a distribuição dos móveis já produz um grande efeito.

Saiba expor seus desejos
Caso conte com os serviços de um arquiteto de interiores ou decorador, converse bastante com ele, procurando esclarecer ao máximo como você quer sua casa.

1. Casa, 87m², Ana Moraes: Reformar o sofá doado pela irmã custaria muito caro. A capa, executada pela Decorações Spina com sarja peletizada da Aladim Decorações, saiu mais em conta: 850 reais (tecido e mão-de-obra).

2. Casa, 87m², Ana Moraes: Costurados, 12 tapetinhos de tear (confecção de Dora Souza), a 10 reais, cada um, formam um conjunto harmonioso.3. Casa, 87m², Ana Moraes:


O lilás da linha Coralplus (Coral, ref. 8274*, do Império das Tintas) coloriu o hall de entrada. Para pintar esta parede, mais o guarda-corpo e o armário da cozinha, Benedito Antônio Carlos cobrou 150 reais.

4. Casa, 87m², Ana Moraes: Original da casa, o lustre era dourado. Para recuperá-lo e pintá-lo de branco, o restaurador Francisco Viana pediu 150 reais. Esculturas de arame da moradora complementaram a mudança.
5. Casa, 87m², Ana Moraes: Na parede da sala de jantar, as molas de um colchão achadas no lixo ocupam o lugar de uma obra de arte.

6. Casa, 87m², Ana Moraes: A proprietária salvou a mesa que seria descartada por um amigo. Pintada com esmalte Coralit (Coral, ref. 9717*) pelo lustrador Antônio Almeida, ela trouxe cor ao ambiente.

7. Casa, 87m², Ana Moraes: Com tábuas recolhidas em caçambas, o pai de Ana reproduziu uma bancada de obra, usada como aparador. A peça foi pincelada com tinta látex bem diluída.
8. Casa, 87m², Ana Moraes: Comprada na feirinha de antigüidades do Bixiga, em São Paulo, na banca de João Rodrigues de Almeida (preço: 60 reais), a cadeira acomoda uma almofada bordada a mão (A de Aurélia).
9. Casa, 87m², Ana Moraes: Instalar um armário sob a pia da cozinha consumiria boa parte do orçamento. A cortina de algodão fechou a abertura com graça. Varão da Oásis (7 reais, o metro).

10. Casa, 87m², Ana Moraes: Quando adquiriu o ladrilho hidráulico para o piso do banheiro, Ana ganhou um lote de peças encalhadas de brinde. Como nenhuma cor veio em quantidade suficiente para revestir toda a cozinha, ela inventou este xadrez.

11. Casa, 87m², Ana Moraes: Um velho armário de laminado ganhou vida nova com a pintura rosa. Sobre um fundo para galvanizados, aplicou-se tinta acrílica ref. 3887* (ambos da Coral).
12. Casa, 87m², Ana Moraes: A moradora procurou esquadrias que mantivessem as características originais da casa. O vitrô da cozinha (assim como a porta-balcão que liga a sala de jantar ao quintal) é do depósito Veríssimo e Filhos. Juntas, as duas peças custaram 100 reais.
13. Casa, 87m², Ana Moraes: Construída na obra pelo pedreiro, a nova bancada de concreto, revestida de cimento queimado, teve o custo incluído nas despesas com alvenaria.

14. Casa, 87m², Ana Moraes: Abertos, colares prontos, encontrados em lojas de bijuterias da rua 25 de Março, em São Paulo, formam uma bonita cortina no trajeto para o quintal.