Do GG ao pp

sexta-feira, 12 de junho de 2009

As diferentes fases da vida da mulher




Adolescência: É uma fase de transição entre a infância e a fase adulta. Caracteriza-se por ser um período que se inicia entre os 9 a 16 anos e é responsável por grandes transformações no corpo das meninas. É nesta fase que a preocupação com a aparência, começa a aflorar, muitas vezes há o aparecimento da espinhas e cravos. È importante uma alimentação balanceada, rica em fibras que ajudam a normalizar o intestino e melhoram o aspecto da pele.
Gestação: é um período de grandes alterações físicas, que ocorrem rapidamente e alteram o metabolismo da mulher, aumentando suas necessidades nutricionais. Uma nutrição adequada nessa fase é determinante para a saúde da mãe e do feto, como o ganho de peso ideal para ambos, diminuição dos sintomas de enjôos controle da pressão arterial e da glicemia, constipação intestinal, comuns nas gestantes e ainda na prevenção de determinadas anomalias no bebê.
Lactante: a fase de lactação caracteriza-se como o momento de maior demanda energética de toda a vida da mulher, pois com o objetivo de produzir leite sem que ocorra a depleção das reservas fisiológicas da mãe. Também, estudos revelam que a alimentação da nutriz está diretamente relacionada as melhores características nutricionais do leite materno.
Síndrome Pré- Menstrual; Também conhecida como TPM, atinge entre 70 a 80% das mulheres na fase reprodutiva. Alguns nutrientes se destacam no controle e prevenção dos sintomas comuns na TPM, como a cefaléia, constipação intestinal, câimbras, edemas, enjôos, irritabilidade e compulsão alimentar. Entre os principais nutrientes que atuam na prevenção são a vitamina B6 e a vitamina E e ácidos graxos.
- Vitamina B6: atua na regulação das oscilações de humor, irritabilidade, edema , fadiga e compulsão por doces, ela é encontrada nos cereais integrais e vísceras.
- Vitamina E e ácidos graxos: atuam no controle da produção de prostaglandinas, reduzindo a cefaléia, as cólicas e a mastalgia (dor nas mamas). São encontrados em oleaginosas, na linhaça, e em óleos vegetais.
Climatério: Compreende o período entre 40 a 65 anos, constituindo uma transição entre a fase reprodutiva e aquela em que a reprodução natural não é mais possível. A menopausa, que ocorre durante o climatério, propicia sintomas desconfortáveis e o aumenta da incidência de doenças como cardiovasculares (infarto e aterosclerose), dislipidemias (colesterol e triglicerídeos alterados), obesidade e osteoporose. A osteoporose é muito comum nesta fase, devido à perda da proteção do hormônio estrógeno que estimula a calcificação e conservação óssea.